Plano de marketing para a categoria de mochilas do retalhista Munique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Miguel Medeiros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20152
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_683a5ea37febe9a84bb8d40fb283ffd4
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para a categoria de mochilas do retalhista MuniquePlano de marketingMarketing no Retalho,Gestão de CategoriasConsumidores de MochilasOtimização do portefólio de produtosMarketing PlanRetail MarketingCategory ManagementBackpack consumersOptimization of products portfolioMestrado em MarketingO presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um Plano de Marketing para a categoria de mochilas do Retalhista Munique. Esta é uma empresa orientada para o mercado da eletrónica, sendo que em 2019 o seu CEO lançou o desafio de expandir o seu negócio para todas as categorias de produto que não alimentares. Face a um mercado de comércio eletrónico em crescimento, com empresas como a Amazon e Ebay a invadir o mercado português, torna-se difícil concorrer neste canal. Assim, e tendo em conta a grande vantagem competitiva do Retalhista Munique no que concerne à sua presença física no mercado, o foco do trabalho passará por reforçar a sua posição neste canal. Detetado o maior crescimento do mercado em comparação com o do Retalhista Munique, passou-se à análise situacional do negócio. Envergou-se por uma metodologia exploratória de pesquisa mista, recorrendo-se a dados quantitativos e qualitativos. Para além do feedback dos gestores da unidade da negócio, foi realizado um questionário e uma entrevista aos consumidores. No decorrer da Action Research, constatou-se que as atuais medidas de gestão não eram coerentes com a visão e objetivos empresarias definidos. Tanto a nível do produto, pois o Retalhista não disponibiliza a diversidade de mochilas procurada pelo mercado, como a nível de promoção, que não estando a atingir todos os segmentos identificados, acaba por nunca assumir-se como o retalhista "top of mind" dos consumidores. Por conseguinte, passou-se à formulação de estratégias e táticas que contrariassem esta desarmonia e que promovessem ainda mais crescimento.This study aims to develop a Marketing Plan for the backpacks category of Retalhista Munique, wich is a company highly focused in the eletronics market. However, in 2019 its CEO launched the challenge of selling every product but food. Facing the growth of e-commerce, with the entrance in the Portuguese market of players like Amazon and Ebay, it gets hard to compete in this channel. So that, and having in to account the strongest competitive advantage of Retalhista Munique, the focus of this work is to reinforce its position in here. Once detected an opportunity in the backpacks category, with the outside market growing more that Retalhista Munique, a situational business analysis started. The methodological approach followed was a mix of quantitative and qualitative data. Besides the feedback of the business unit managers, an online interview and questionnaire were done to the backpack consumers. During the Action Researh, An insufficiency of the company's management decisions facing its vision and goals was detected. As in terms of product, once the company's portfolio isn't diverse enough to face its demand, as in terms of communication, not being efficient enough on reaching every segment identified in the study. Thus, it ends up no being a top mind seller of backpacks. Thereby, a mix of strategies and tactics was built in order to counteract this gap and encourage even more growth.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, AnaRepositório da Universidade de LisboaPestana, Miguel Medeiros2020-06-18T11:36:41Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20152porPestana, Miguel Medeiros (2019). "Plano de marketing para a categoria de mochilas do retalhista Munique". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:57.119980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para a categoria de mochilas do retalhista Munique
title Plano de marketing para a categoria de mochilas do retalhista Munique
spellingShingle Plano de marketing para a categoria de mochilas do retalhista Munique
Pestana, Miguel Medeiros
Plano de marketing
Marketing no Retalho,
Gestão de Categorias
Consumidores de Mochilas
Otimização do portefólio de produtos
Marketing Plan
Retail Marketing
Category Management
Backpack consumers
Optimization of products portfolio
title_short Plano de marketing para a categoria de mochilas do retalhista Munique
title_full Plano de marketing para a categoria de mochilas do retalhista Munique
title_fullStr Plano de marketing para a categoria de mochilas do retalhista Munique
title_full_unstemmed Plano de marketing para a categoria de mochilas do retalhista Munique
title_sort Plano de marketing para a categoria de mochilas do retalhista Munique
author Pestana, Miguel Medeiros
author_facet Pestana, Miguel Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Ana
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Miguel Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Marketing no Retalho,
Gestão de Categorias
Consumidores de Mochilas
Otimização do portefólio de produtos
Marketing Plan
Retail Marketing
Category Management
Backpack consumers
Optimization of products portfolio
topic Plano de marketing
Marketing no Retalho,
Gestão de Categorias
Consumidores de Mochilas
Otimização do portefólio de produtos
Marketing Plan
Retail Marketing
Category Management
Backpack consumers
Optimization of products portfolio
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-06-18T11:36:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20152
url http://hdl.handle.net/10400.5/20152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pestana, Miguel Medeiros (2019). "Plano de marketing para a categoria de mochilas do retalhista Munique". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131141389680640