A rotação de pessoal e a gestão de recursos humanos na hotelaria: o caso da região do Porto e norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Catarina
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Machado, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v0i4.13891
Resumo: Managing tourism organisations, namely hospitality industry, requires the assurance of a higher performance from human resources, often recruited for the season, traditionally receiving low wages and submitted to a large turnover rate. The aim of this study is to discuss the dimension of turnover. Besides, the study also aims to assess how thisturnover is related or not with the existence of Human Resource Management practices.Two hypothesises were established, namely, how Human Resource Management practices are correlated with turnover and second how unit dimension explains the existence of Human Resource Management practices.
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spelling A rotação de pessoal e a gestão de recursos humanos na hotelaria: o caso da região do Porto e norte de PortugalManaging tourism organisations, namely hospitality industry, requires the assurance of a higher performance from human resources, often recruited for the season, traditionally receiving low wages and submitted to a large turnover rate. The aim of this study is to discuss the dimension of turnover. Besides, the study also aims to assess how thisturnover is related or not with the existence of Human Resource Management practices.Two hypothesises were established, namely, how Human Resource Management practices are correlated with turnover and second how unit dimension explains the existence of Human Resource Management practices.A gestão das empresas do sector turístico, nomeadamente a hotelaria, enfrenta o problema de assegurar uma performance superior por parte dos seus Recursos Humanos, muitas vezes recrutados por uma época, tradicionalmente mal pagos e sujeitos a uma elevada taxa de rotação de pessoal. Face a esta problemática, o presente trabalho pretende abordar a dimensão que a rotação de pessoal tem para as organizações do sector hoteleiro da região do Porto e Norte de Portugal, e ainda, avaliar até que ponto esta se relaciona, ou não, com a existência de efectivas práticas de gestão de recursos humanos. São colocadas duas hipóteses que permitem concluir acerca da forma como práticas efectivas de recursos humanos estão correlacionadas com a rotatividade, bem como de que forma a dimensão da unidade hoteleira explica a existência /inexistência de práticas de Gestão de Recursos Humanos.Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2005-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v0i4.13891oai:proa.ua.pt:article/13891Journal of Tourism & Development; No 4 (2005); 105-115Revista Turismo & Desenvolvimento; n.º 4 (2005); 105-1152182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13891https://doi.org/10.34624/rtd.v0i4.13891https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13891/9376https://cretivecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, CatarinaMachado, Carolina2022-09-26T10:57:30Zoai:proa.ua.pt:article/13891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:06:08.881355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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