Da compreensão oral à compreensão leitora : diferenças observadas numa turma de 3.º e 4.º anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2577 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no decorrer da Unidade de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Encontra-se dividido em três capítulos, no primeiro, apresentamos os contextos e os percursos da intervenção educativa nos dois contextos onde se realizou a PES; no capítulo II, a revisão da literatura, metodologia e apresentação e análise dos dados e conclusões do estudo; e no último capítulo, a reflexão global de todo o processo. O projeto, aqui apresentado, foi executado numa escola pertencente ao distrito de Viana do Castelo, numa turma de 3.º e 4.º anos. Participaram 12 dos 20 alunos. Realizou-se na área de Português e, recorrendo a uma metodologia qualitativa, com design de um estudo de caso, teve como objetivo principal avaliar a diferença existente entre a compreensão leitora e a compreensão oral em vários níveis de processo interpretativo, com recurso a textos com a mesma estrutura e tipologia. Num conjunto de dez tarefas, cinco de compreensão leitora e as restantes de compreensão oral, pretende-se responder às questões do estudo: 1- Existem diferenças significativas entre a compreensão leitora e oral?; 2- A que níveis do processo interpretativo se fazem sentir essas diferenças? O estudo mostra que há diferenças ainda que não muito significativas, entre a compreensão leitora e oral, salientando que os alunos revelam mais facilidade na segunda. Nos processos interpretativos, as diferenças fazem sentir-se em todas as categorias, a saber, compreensão literal, inferencial, crítica e reorganização. |
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Da compreensão oral à compreensão leitora : diferenças observadas numa turma de 3.º e 4.º anosCompreensão leitoraCompreensão oralTexto narrativoProcessos interpretativosReading comprehensionListening comprehensionNarrative textNarrativesInterpretative processesO presente relatório foi realizado no decorrer da Unidade de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Encontra-se dividido em três capítulos, no primeiro, apresentamos os contextos e os percursos da intervenção educativa nos dois contextos onde se realizou a PES; no capítulo II, a revisão da literatura, metodologia e apresentação e análise dos dados e conclusões do estudo; e no último capítulo, a reflexão global de todo o processo. O projeto, aqui apresentado, foi executado numa escola pertencente ao distrito de Viana do Castelo, numa turma de 3.º e 4.º anos. Participaram 12 dos 20 alunos. Realizou-se na área de Português e, recorrendo a uma metodologia qualitativa, com design de um estudo de caso, teve como objetivo principal avaliar a diferença existente entre a compreensão leitora e a compreensão oral em vários níveis de processo interpretativo, com recurso a textos com a mesma estrutura e tipologia. Num conjunto de dez tarefas, cinco de compreensão leitora e as restantes de compreensão oral, pretende-se responder às questões do estudo: 1- Existem diferenças significativas entre a compreensão leitora e oral?; 2- A que níveis do processo interpretativo se fazem sentir essas diferenças? O estudo mostra que há diferenças ainda que não muito significativas, entre a compreensão leitora e oral, salientando que os alunos revelam mais facilidade na segunda. Nos processos interpretativos, as diferenças fazem sentir-se em todas as categorias, a saber, compreensão literal, inferencial, crítica e reorganização.This report was developed during the Supervised Teaching Practice (SEP) Unit of the Master's Degree in Pre-school Education and Basic School Teacher Education of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. It is divided into three chapters: in the first one, we present the contexts and the paths of the educational intervention in the two contexts where the SEP was carried out; in chapter II, the literature review, the methodology and the presentation and analysis of the data and conclusions of the study; and in the last chapter, the global reflection of the whole process. The project, presented here, was developed in a school belonging to the district of Viana do Castelo, in a 3rd and 4th grade class. Twelve out of 20 students participated. It was developed in the area of Portuguese and, using a qualitative methodology with a case study design, its main objective was to evaluate the difference between reading comprehension and listening comprehension at various levels of the interpretative process, using texts with the same structure and identical typology. In a set of ten tasks, five of reading comprehension and the remaining ones of oral comprehension, we intend to answer the study questions: 1- Are there significant differences between reading and oral comprehension?; 2- At which levels of the interpretative process are these differences felt? The study shows that there are differences, however not significant ones, between reading and listening comprehension, showing that students show more ease in the second one. In the interpretative processes, the differences are felt in all categories, namely literal, inferential, critical and reorganization comprehension.2021-10-29T09:25:29Z2021-09-10T00:00:00Z2021-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2577TID:202781518porRocha, Daniela Cristina Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:20Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:21.272371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório foi realizado no decorrer da Unidade de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Encontra-se dividido em três capítulos, no primeiro, apresentamos os contextos e os percursos da intervenção educativa nos dois contextos onde se realizou a PES; no capítulo II, a revisão da literatura, metodologia e apresentação e análise dos dados e conclusões do estudo; e no último capítulo, a reflexão global de todo o processo. O projeto, aqui apresentado, foi executado numa escola pertencente ao distrito de Viana do Castelo, numa turma de 3.º e 4.º anos. Participaram 12 dos 20 alunos. Realizou-se na área de Português e, recorrendo a uma metodologia qualitativa, com design de um estudo de caso, teve como objetivo principal avaliar a diferença existente entre a compreensão leitora e a compreensão oral em vários níveis de processo interpretativo, com recurso a textos com a mesma estrutura e tipologia. Num conjunto de dez tarefas, cinco de compreensão leitora e as restantes de compreensão oral, pretende-se responder às questões do estudo: 1- Existem diferenças significativas entre a compreensão leitora e oral?; 2- A que níveis do processo interpretativo se fazem sentir essas diferenças? O estudo mostra que há diferenças ainda que não muito significativas, entre a compreensão leitora e oral, salientando que os alunos revelam mais facilidade na segunda. Nos processos interpretativos, as diferenças fazem sentir-se em todas as categorias, a saber, compreensão literal, inferencial, crítica e reorganização. |
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