Vídeos mediadores do conhecimento: uma abordagem para a comunicação acessível a pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Daniela Cardoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4793
Resumo: A história da humanidade apresenta evoluções políticas, econômicas e culturais. A partir da alfabetização, se observa um deslocamento da predominância da percepção auditiva para a visual e o surgimento de novos meios de comunicação (jornal, rádio, cinema, etc). Na atualidade, vivemos numa era virtual e imagética (onde o conhecimento em geral está ao alcance de todos e adquire um caráter de competitividade social). Porém, nem todos conseguem ter acesso a isso. Como exemplo, as pessoas com deficiência visual têm dificuldades em adquirir conhecimentos através de conteúdos audiovisuais disponíveis na internet devido a presença da linguagem não-verbal (imagens, gestos, expressões faciais, etc). Ao considerar um crescente uso de vídeos da internet como mediadores do conhecimento (seja na educação presencial e online ou como simples busca de conteúdos), se verifica a necessidade de encontrar estratégias que possibilitem uma apropriação satisfatória dessas mídias a fim de oportunizar o acesso ao conhecimento para todos. Dessa forma, se acredita que o atendimento do desenho universal seja uma possibilidade para isso. Neste intuito, esta pesquisa busca analisar a percepção de 30 pessoas com deficiência visual em relação a dois vídeos diferentes que atuam como mediadores do conhecimento e estão hospedados no Youtube. Por esta razão, se verifica o caráter descritivo desta investigação no que diz respeito aos seus objetivos. Além disso, se verifica o caráter exploratório desta pesquisa ao se pretender identificar possíveis fatores que possam influenciar a compreensão da mensagem pelos espectadores com deficiência visual. Por isso, se optou pela utilização de dois vídeos diferentes com o objetivo de encontrar uma maior diversidade desses fatores. Acredita-se que ao identificar possíveis fatores que possam prejudicar a plena compreensão da mensagem pelos espectadores com deficiência visual, se poderá efetuar um planejamento estratégico adequado para a produção de comunicações audiovisuais acessíveis. Os resultados obtidos demonstram que os vídeos analisados atendem respectivamente pouco e razoavelmente aos seguintes princípios do desenho universal: baixo esforço físico e informação perceptível. Por isso, inicialmente os resultados nos direcionavam a pensar que as respostas dos participantes apenas enfatizassem pontos negativos. Porém, os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram uma variabilidade no que diz respeito à mediação satisfatória do conhecimento. A partir disso, se conclui que as mídias audiovisuais contribuem para a geração de um ciclo de circulação do conhecimento e também proporciona à pessoa com deficiência visual ser um formador de opinião na sociedade.
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