Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Rafael Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31259
Resumo: Realizada pelo Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, a presente pesquisa tem como objetivo geral sistematizar diretrizes para produção de materiais didáticos digitais acessíveis a pessoas com deficiência visual, a ser apresentado em formato de e-book. O estudo tem como locus de desenvolvimento o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), cuja premissa é atender uma crescente demanda de estudantes com deficiência visual, que ingressaram em cursos de graduação a distância na instituição, nos últimos anos. A perspectiva teórica está pautada nas concepções de Filatro e Cairo (2016), Rogers, Sharp e Preece (2013) e Portugal (2013). Metodologicamente, a pesquisa está dividida em quatro etapas: a primeira consiste em uma pesquisa documental de normatizações e diretrizes de acessibilidade no contexto digital, bem como de documentos relacionados, com o intuito de identificar práticas a serem adotadas na produção de materiais didáticos digitais. A segunda etapa envolve a construção de um protótipo digital destinado a efetuar a terceira etapa: validação de participantes com experiência em produção de materiais didáticos acessíveis. O resultado da validação culmina em uma publicação digital (e-book) com práticas sistematizadas de acessibilidade voltadas para produção de materiais didáticos digitais, de modo a servir como material de consulta a outros profissionais. Entre outras conclusões, a pesquisa revelou a importância de apresentar texto confortável para tela, acessibilizar materiais didáticos em mídias como imagens, áudio e vídeo, além de oferecer ao estudante com deficiência visual alternativas dentro do material didático, como suporte para impressão e transcrição de áudio.
id UFRN_c97ed85e68d57af8fced721870526949
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31259
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Garcia, Rafael Marqueshttp://lattes.cnpq.br/8569986337614346http://lattes.cnpq.br/4186592914396319Maia, Dennys Leitehttp://lattes.cnpq.br/4047293288281493Viana, Flávia Roldanhttp://lattes.cnpq.br/4756646407294958Schlunzen, Elisa Tomoe Moriyahttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238Araújo, Célia Maria de2021-01-11T18:15:10Z2021-01-11T18:15:10Z2019-10-30GARCIA, Rafael Marques. Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual. 2019. 149f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31259Realizada pelo Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, a presente pesquisa tem como objetivo geral sistematizar diretrizes para produção de materiais didáticos digitais acessíveis a pessoas com deficiência visual, a ser apresentado em formato de e-book. O estudo tem como locus de desenvolvimento o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), cuja premissa é atender uma crescente demanda de estudantes com deficiência visual, que ingressaram em cursos de graduação a distância na instituição, nos últimos anos. A perspectiva teórica está pautada nas concepções de Filatro e Cairo (2016), Rogers, Sharp e Preece (2013) e Portugal (2013). Metodologicamente, a pesquisa está dividida em quatro etapas: a primeira consiste em uma pesquisa documental de normatizações e diretrizes de acessibilidade no contexto digital, bem como de documentos relacionados, com o intuito de identificar práticas a serem adotadas na produção de materiais didáticos digitais. A segunda etapa envolve a construção de um protótipo digital destinado a efetuar a terceira etapa: validação de participantes com experiência em produção de materiais didáticos acessíveis. O resultado da validação culmina em uma publicação digital (e-book) com práticas sistematizadas de acessibilidade voltadas para produção de materiais didáticos digitais, de modo a servir como material de consulta a outros profissionais. Entre outras conclusões, a pesquisa revelou a importância de apresentar texto confortável para tela, acessibilizar materiais didáticos em mídias como imagens, áudio e vídeo, além de oferecer ao estudante com deficiência visual alternativas dentro do material didático, como suporte para impressão e transcrição de áudio.Conducted within the Graduate Program in Innovation in Educational Technologies of the Federal University of Rio Grande do Norte, in the line of research of Development of Educational Technologies, the present research has as general aim to systematize guidelines for the production of digital didactic materials which are accessible to people with visual impairment, to be presented in e-book format. The study has as site of development the Accessibility Sector of the Secretariat of Distance Education of the Federal University of Rio Grande do Norte (SEDIS / UFRN), whose premise is to meet an increasing demand of visually impaired students, who entered remote undergraduate courses at the institution in recent years. The theoretical perspective is based on the concepts of Filatro and Cairo (2016), Rogers, Sharp and Preece (2013) and Portugal (2013). Methodologically, the research is split into four stages: the first consists of a document research in conjunction with standardizations and accessibility guidelines in the digital context, as well as related documents, in order to identify practices to be adopted in the production of digital didactic materials. The second stage involves the development of a digital prototype designed to carry out the third stage: validation with participants, with experience in producing accessible didactic materials. The result of the validation culminates in a digital publication (e-book) with systematic accessibility practices aimed at producing digital teaching materials, in order to serve as a reference material for other professionals. Among other conclusions, the research revealed the importance of presenting comfortable text on the screen, making teaching materials available on media such as images, audio and video, as well as to offer students with visual impairments alternatives within the teaching material, such as support for printing and audio transcription.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilAcessibilidadeTecnologias educacionaisMaterial didático acessívelPessoas com deficiência visualMaterial didático digital acessível a pessoas com deficiência visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMaterialdidaticodigital_Garcia_2019.pdf.txtMaterialdidaticodigital_Garcia_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain279495https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31259/2/Materialdidaticodigital_Garcia_2019.pdf.txte4652c092d6e5eb563af7715bb97f475MD52THUMBNAILMaterialdidaticodigital_Garcia_2019.pdf.jpgMaterialdidaticodigital_Garcia_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1345https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31259/3/Materialdidaticodigital_Garcia_2019.pdf.jpg4dd501d674e6bfc99e542173ec33b300MD53ORIGINALMaterialdidaticodigital_Garcia_2019.pdfapplication/pdf12069297https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31259/1/Materialdidaticodigital_Garcia_2019.pdf9f07435c30eeedb985f123f0cc4f1c5aMD51123456789/312592021-01-17 05:25:18.143oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31259Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-01-17T08:25:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual
title Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual
spellingShingle Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual
Garcia, Rafael Marques
Acessibilidade
Tecnologias educacionais
Material didático acessível
Pessoas com deficiência visual
title_short Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual
title_full Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual
title_fullStr Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual
title_sort Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual
author Garcia, Rafael Marques
author_facet Garcia, Rafael Marques
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8569986337614346
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4186592914396319
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Maia, Dennys Leite
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4047293288281493
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Viana, Flávia Roldan
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4756646407294958
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7346754405819238
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Rafael Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Célia Maria de
contributor_str_mv Araújo, Célia Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Tecnologias educacionais
Material didático acessível
Pessoas com deficiência visual
topic Acessibilidade
Tecnologias educacionais
Material didático acessível
Pessoas com deficiência visual
description Realizada pelo Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, a presente pesquisa tem como objetivo geral sistematizar diretrizes para produção de materiais didáticos digitais acessíveis a pessoas com deficiência visual, a ser apresentado em formato de e-book. O estudo tem como locus de desenvolvimento o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), cuja premissa é atender uma crescente demanda de estudantes com deficiência visual, que ingressaram em cursos de graduação a distância na instituição, nos últimos anos. A perspectiva teórica está pautada nas concepções de Filatro e Cairo (2016), Rogers, Sharp e Preece (2013) e Portugal (2013). Metodologicamente, a pesquisa está dividida em quatro etapas: a primeira consiste em uma pesquisa documental de normatizações e diretrizes de acessibilidade no contexto digital, bem como de documentos relacionados, com o intuito de identificar práticas a serem adotadas na produção de materiais didáticos digitais. A segunda etapa envolve a construção de um protótipo digital destinado a efetuar a terceira etapa: validação de participantes com experiência em produção de materiais didáticos acessíveis. O resultado da validação culmina em uma publicação digital (e-book) com práticas sistematizadas de acessibilidade voltadas para produção de materiais didáticos digitais, de modo a servir como material de consulta a outros profissionais. Entre outras conclusões, a pesquisa revelou a importância de apresentar texto confortável para tela, acessibilizar materiais didáticos em mídias como imagens, áudio e vídeo, além de oferecer ao estudante com deficiência visual alternativas dentro do material didático, como suporte para impressão e transcrição de áudio.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-11T18:15:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-11T18:15:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARCIA, Rafael Marques. Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual. 2019. 149f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31259
identifier_str_mv GARCIA, Rafael Marques. Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual. 2019. 149f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31259/2/Materialdidaticodigital_Garcia_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31259/3/Materialdidaticodigital_Garcia_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31259/1/Materialdidaticodigital_Garcia_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e4652c092d6e5eb563af7715bb97f475
4dd501d674e6bfc99e542173ec33b300
9f07435c30eeedb985f123f0cc4f1c5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833072773791744