Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45760 |
Resumo: | Este relatório centra-se no estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa (LGP), com a finalidade de compreender a importância do ensino do português às crianças surdas enquanto segunda língua, através da Língua Gestual Portuguesa, desde o pré-escolar. Além disso, pretende suprimir as dificuldades existentes em termos do interesse na leitura e escrita e proporcionar um processo natural de aquisição e aprendizagens desde o pré-escolar, contendo teorias sobre a Língua Gestual Portuguesa e a criança surda, o bilinguismo, destacando e adaptando os pontos do Programa Curricular da Língua Gestual Portuguesa e o das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Foram recolhidos dados através de grelha de observação, partindo de materiais como cartões ilustrativos com gesto e sem gesto, aos dois alunos do pré-escolar e a cinco alunos do 1.º CEB, e por fim um questionário destinado exclusivamente aos alunos, pretendendo aferir se as crianças revelam interesse e facilidade na apropriação da escrita quando mediada pela LGP e por outros recursos didáticos significativos. Verificou-se que a maior parte dos alunos em estudo revelaram preferência em expressar-se em LGP salientando a importância na implementação de materiais ilustrativos em LGP acompanhados de gestos, imagens e palavras de forma a promover a exploração de letras e palavras na Educação Pré-Escolar e para além disso, é fulcral a presença e acompanhamento do professor de LGP como modelo linguístico na sala de aula. |
id |
RCAP_687f42efb709acdb26969c5a104a7c96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45760 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesaEnsino BilingueLíngua Gestual PortuguesaPortuguês L2Este relatório centra-se no estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa (LGP), com a finalidade de compreender a importância do ensino do português às crianças surdas enquanto segunda língua, através da Língua Gestual Portuguesa, desde o pré-escolar. Além disso, pretende suprimir as dificuldades existentes em termos do interesse na leitura e escrita e proporcionar um processo natural de aquisição e aprendizagens desde o pré-escolar, contendo teorias sobre a Língua Gestual Portuguesa e a criança surda, o bilinguismo, destacando e adaptando os pontos do Programa Curricular da Língua Gestual Portuguesa e o das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Foram recolhidos dados através de grelha de observação, partindo de materiais como cartões ilustrativos com gesto e sem gesto, aos dois alunos do pré-escolar e a cinco alunos do 1.º CEB, e por fim um questionário destinado exclusivamente aos alunos, pretendendo aferir se as crianças revelam interesse e facilidade na apropriação da escrita quando mediada pela LGP e por outros recursos didáticos significativos. Verificou-se que a maior parte dos alunos em estudo revelaram preferência em expressar-se em LGP salientando a importância na implementação de materiais ilustrativos em LGP acompanhados de gestos, imagens e palavras de forma a promover a exploração de letras e palavras na Educação Pré-Escolar e para além disso, é fulcral a presença e acompanhamento do professor de LGP como modelo linguístico na sala de aula.Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Repositório ComumMadeira, Ana Maria Pires2023-07-27T11:08:54Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45760TID:203333926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:16:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:55.421774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa |
title |
Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa |
spellingShingle |
Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa Madeira, Ana Maria Pires Ensino Bilingue Língua Gestual Portuguesa Português L2 |
title_short |
Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa |
title_full |
Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa |
title_fullStr |
Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa |
title_full_unstemmed |
Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa |
title_sort |
Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa |
author |
Madeira, Ana Maria Pires |
author_facet |
Madeira, Ana Maria Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeira, Ana Maria Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Bilingue Língua Gestual Portuguesa Português L2 |
topic |
Ensino Bilingue Língua Gestual Portuguesa Português L2 |
description |
Este relatório centra-se no estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa (LGP), com a finalidade de compreender a importância do ensino do português às crianças surdas enquanto segunda língua, através da Língua Gestual Portuguesa, desde o pré-escolar. Além disso, pretende suprimir as dificuldades existentes em termos do interesse na leitura e escrita e proporcionar um processo natural de aquisição e aprendizagens desde o pré-escolar, contendo teorias sobre a Língua Gestual Portuguesa e a criança surda, o bilinguismo, destacando e adaptando os pontos do Programa Curricular da Língua Gestual Portuguesa e o das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Foram recolhidos dados através de grelha de observação, partindo de materiais como cartões ilustrativos com gesto e sem gesto, aos dois alunos do pré-escolar e a cinco alunos do 1.º CEB, e por fim um questionário destinado exclusivamente aos alunos, pretendendo aferir se as crianças revelam interesse e facilidade na apropriação da escrita quando mediada pela LGP e por outros recursos didáticos significativos. Verificou-se que a maior parte dos alunos em estudo revelaram preferência em expressar-se em LGP salientando a importância na implementação de materiais ilustrativos em LGP acompanhados de gestos, imagens e palavras de forma a promover a exploração de letras e palavras na Educação Pré-Escolar e para além disso, é fulcral a presença e acompanhamento do professor de LGP como modelo linguístico na sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-27T11:08:54Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45760 TID:203333926 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45760 |
identifier_str_mv |
TID:203333926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133511596113920 |