Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Rui
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11481
Resumo: Decorrida uma década após a realização da primeira edição (2009/10) do Curso de Profissionalização em Serviço para docentes do ensino público dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário realizado em eLearning, na Universidade Aberta de Portugal, fomos à procura dos seus reflexos na construção da profissionalidade dos docentes que o realizaram. Desse estudo, descritivo de abordagem quantitativa com a utilização de um questionário online como instrumento de recolha de dados e a folha de cálculo do Office 365 Excel para os analisar, surge este artigo que ambiciona ser, antes de mais, o ponto de partida de uma reflexão que se espera venha a ser alargada a todos os docentes de todas as edições do Curso de Profissionalização em Serviço. Dos resultados obtidos constata-se que para os professores que participaram no estudo as expetativas criadas antes do início do Curso, quanto ao contributo que este poderia trazer para construção da sua profissionalidade, foram concretizadas. O CPS trouxe consigo o ingresso na carreira docente para a generalidade dos docentes inquiridos que o frequentaram; o contributo do CPS, na construção da sua profissionalidade docente, foi relevante ou muito relevante.
id RCAP_6885c3a941759786669c657146266e52
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11481
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviçoReflexes of an eLearning in-service professionalization course on the building of teacher’s professionalismDocenteFormação docenteeLearningProfissionalização em serviçoProfissionalidade docenteTeacherTeacher trainingIn-service professionalizationTeacher’s professionalismODS::04:Educação de QualidadeDecorrida uma década após a realização da primeira edição (2009/10) do Curso de Profissionalização em Serviço para docentes do ensino público dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário realizado em eLearning, na Universidade Aberta de Portugal, fomos à procura dos seus reflexos na construção da profissionalidade dos docentes que o realizaram. Desse estudo, descritivo de abordagem quantitativa com a utilização de um questionário online como instrumento de recolha de dados e a folha de cálculo do Office 365 Excel para os analisar, surge este artigo que ambiciona ser, antes de mais, o ponto de partida de uma reflexão que se espera venha a ser alargada a todos os docentes de todas as edições do Curso de Profissionalização em Serviço. Dos resultados obtidos constata-se que para os professores que participaram no estudo as expetativas criadas antes do início do Curso, quanto ao contributo que este poderia trazer para construção da sua profissionalidade, foram concretizadas. O CPS trouxe consigo o ingresso na carreira docente para a generalidade dos docentes inquiridos que o frequentaram; o contributo do CPS, na construção da sua profissionalidade docente, foi relevante ou muito relevante.A decade after the first edition (2009/10) of the In-service Professionalization Course for public school teachers of the 2nd and 3rd cycles of Basic and Secondary Education, held in eLearning at the Open University of Portugal, we looked for its reflexes in the construction of the professionalism of the teachers who took it. This article was produced following on that descriptive, quantitative approach study, using an online questionnaire as data collection tool, and the Office 365 Excel spreadsheet to analyze such data. Above all, it aims at becoming the starting point of a reflection that is expected to be extended to all teachers of all editions of the In-service Professionalization Course (IPC). The results obtained show that, for the teachers who participated in the study, the expectations created before the beginning of the course as to the contribution it could make to building their professionalism were met; the majority of the surveyed teachers who attended the IPC entered the teaching career after concluding it; the contribution of the IPC to the construction of their teaching professionalism was relevant or very relevant.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoSantos, José Rui2021-12-14T15:30:49Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11481porSantos, José Rui - Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 158-1782182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp158-178info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:53.942014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço
Reflexes of an eLearning in-service professionalization course on the building of teacher’s professionalism
title Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço
spellingShingle Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço
Santos, José Rui
Docente
Formação docente
eLearning
Profissionalização em serviço
Profissionalidade docente
Teacher
Teacher training
In-service professionalization
Teacher’s professionalism
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço
title_full Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço
title_fullStr Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço
title_full_unstemmed Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço
title_sort Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço
author Santos, José Rui
author_facet Santos, José Rui
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Docente
Formação docente
eLearning
Profissionalização em serviço
Profissionalidade docente
Teacher
Teacher training
In-service professionalization
Teacher’s professionalism
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Docente
Formação docente
eLearning
Profissionalização em serviço
Profissionalidade docente
Teacher
Teacher training
In-service professionalization
Teacher’s professionalism
ODS::04:Educação de Qualidade
description Decorrida uma década após a realização da primeira edição (2009/10) do Curso de Profissionalização em Serviço para docentes do ensino público dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário realizado em eLearning, na Universidade Aberta de Portugal, fomos à procura dos seus reflexos na construção da profissionalidade dos docentes que o realizaram. Desse estudo, descritivo de abordagem quantitativa com a utilização de um questionário online como instrumento de recolha de dados e a folha de cálculo do Office 365 Excel para os analisar, surge este artigo que ambiciona ser, antes de mais, o ponto de partida de uma reflexão que se espera venha a ser alargada a todos os docentes de todas as edições do Curso de Profissionalização em Serviço. Dos resultados obtidos constata-se que para os professores que participaram no estudo as expetativas criadas antes do início do Curso, quanto ao contributo que este poderia trazer para construção da sua profissionalidade, foram concretizadas. O CPS trouxe consigo o ingresso na carreira docente para a generalidade dos docentes inquiridos que o frequentaram; o contributo do CPS, na construção da sua profissionalidade docente, foi relevante ou muito relevante.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T15:30:49Z
2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11481
url http://hdl.handle.net/10400.2/11481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, José Rui - Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 158-178
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp158-178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135097671122944