Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11481 |
Resumo: | Decorrida uma década após a realização da primeira edição (2009/10) do Curso de Profissionalização em Serviço para docentes do ensino público dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário realizado em eLearning, na Universidade Aberta de Portugal, fomos à procura dos seus reflexos na construção da profissionalidade dos docentes que o realizaram. Desse estudo, descritivo de abordagem quantitativa com a utilização de um questionário online como instrumento de recolha de dados e a folha de cálculo do Office 365 Excel para os analisar, surge este artigo que ambiciona ser, antes de mais, o ponto de partida de uma reflexão que se espera venha a ser alargada a todos os docentes de todas as edições do Curso de Profissionalização em Serviço. Dos resultados obtidos constata-se que para os professores que participaram no estudo as expetativas criadas antes do início do Curso, quanto ao contributo que este poderia trazer para construção da sua profissionalidade, foram concretizadas. O CPS trouxe consigo o ingresso na carreira docente para a generalidade dos docentes inquiridos que o frequentaram; o contributo do CPS, na construção da sua profissionalidade docente, foi relevante ou muito relevante. |
id |
RCAP_6885c3a941759786669c657146266e52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11481 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviçoReflexes of an eLearning in-service professionalization course on the building of teacher’s professionalismDocenteFormação docenteeLearningProfissionalização em serviçoProfissionalidade docenteTeacherTeacher trainingIn-service professionalizationTeacher’s professionalismODS::04:Educação de QualidadeDecorrida uma década após a realização da primeira edição (2009/10) do Curso de Profissionalização em Serviço para docentes do ensino público dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário realizado em eLearning, na Universidade Aberta de Portugal, fomos à procura dos seus reflexos na construção da profissionalidade dos docentes que o realizaram. Desse estudo, descritivo de abordagem quantitativa com a utilização de um questionário online como instrumento de recolha de dados e a folha de cálculo do Office 365 Excel para os analisar, surge este artigo que ambiciona ser, antes de mais, o ponto de partida de uma reflexão que se espera venha a ser alargada a todos os docentes de todas as edições do Curso de Profissionalização em Serviço. Dos resultados obtidos constata-se que para os professores que participaram no estudo as expetativas criadas antes do início do Curso, quanto ao contributo que este poderia trazer para construção da sua profissionalidade, foram concretizadas. O CPS trouxe consigo o ingresso na carreira docente para a generalidade dos docentes inquiridos que o frequentaram; o contributo do CPS, na construção da sua profissionalidade docente, foi relevante ou muito relevante.A decade after the first edition (2009/10) of the In-service Professionalization Course for public school teachers of the 2nd and 3rd cycles of Basic and Secondary Education, held in eLearning at the Open University of Portugal, we looked for its reflexes in the construction of the professionalism of the teachers who took it. This article was produced following on that descriptive, quantitative approach study, using an online questionnaire as data collection tool, and the Office 365 Excel spreadsheet to analyze such data. Above all, it aims at becoming the starting point of a reflection that is expected to be extended to all teachers of all editions of the In-service Professionalization Course (IPC). The results obtained show that, for the teachers who participated in the study, the expectations created before the beginning of the course as to the contribution it could make to building their professionalism were met; the majority of the surveyed teachers who attended the IPC entered the teaching career after concluding it; the contribution of the IPC to the construction of their teaching professionalism was relevant or very relevant.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoSantos, José Rui2021-12-14T15:30:49Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11481porSantos, José Rui - Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 158-1782182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp158-178info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:53.942014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço Reflexes of an eLearning in-service professionalization course on the building of teacher’s professionalism |
title |
Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço |
spellingShingle |
Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço Santos, José Rui Docente Formação docente eLearning Profissionalização em serviço Profissionalidade docente Teacher Teacher training In-service professionalization Teacher’s professionalism ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço |
title_full |
Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço |
title_fullStr |
Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço |
title_full_unstemmed |
Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço |
title_sort |
Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço |
author |
Santos, José Rui |
author_facet |
Santos, José Rui |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docente Formação docente eLearning Profissionalização em serviço Profissionalidade docente Teacher Teacher training In-service professionalization Teacher’s professionalism ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Docente Formação docente eLearning Profissionalização em serviço Profissionalidade docente Teacher Teacher training In-service professionalization Teacher’s professionalism ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Decorrida uma década após a realização da primeira edição (2009/10) do Curso de Profissionalização em Serviço para docentes do ensino público dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário realizado em eLearning, na Universidade Aberta de Portugal, fomos à procura dos seus reflexos na construção da profissionalidade dos docentes que o realizaram. Desse estudo, descritivo de abordagem quantitativa com a utilização de um questionário online como instrumento de recolha de dados e a folha de cálculo do Office 365 Excel para os analisar, surge este artigo que ambiciona ser, antes de mais, o ponto de partida de uma reflexão que se espera venha a ser alargada a todos os docentes de todas as edições do Curso de Profissionalização em Serviço. Dos resultados obtidos constata-se que para os professores que participaram no estudo as expetativas criadas antes do início do Curso, quanto ao contributo que este poderia trazer para construção da sua profissionalidade, foram concretizadas. O CPS trouxe consigo o ingresso na carreira docente para a generalidade dos docentes inquiridos que o frequentaram; o contributo do CPS, na construção da sua profissionalidade docente, foi relevante ou muito relevante. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14T15:30:49Z 2021-12 2021-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11481 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, José Rui - Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 158-178 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp158-178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135097671122944 |