O impacto da crise na gestão de pessoas: Um estudo sobre a gestão de talento em empresas de tecnologias de informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/8563 |
Resumo: | A gestão de talentos (GT) é considerada, para profissionais e académicos, como um dos fatores mais importantes da vantagem competitiva das empresas no contexto económico atual, na medida em que o talento existente nas organizações é um dos aspetos mais determinantes do seu sucesso e sustentabilidade a longo prazo. Esta perspetiva transporta uma nova lógica e abordagem de gestão e representa uma mudança de paradigma. As empresas deixam de ser as únicas protagonistas na oferta de emprego e passam a investir na aquisição, desenvolvimento e retenção dos talentos. Neste contexto, o presente trabalho de investigação procurou contribuir para o desenvolvimento do tópico da GT. Considerou-se fundamental analisar o tema enquadrando-o no cenário competitivo em que as organizações se inserem, nas condições do mercado de trabalho e nos novos desafios que se colocam às empresas na gestão de pessoas. Procedeu-se à revisão de literatura sobre o tema, tendo-se optado por aferir a aplicação de um modelo teórico de gestão estratégica de talentos através de um estudo empírico realizado em empresas de tecnologias de informação e comunicação. Os resultados obtidos mostram que as organizações estão a gerir talentos e que consideram que o talento é um aspeto com forte impacto na vantagem competitiva e performance financeira, embora não corroborem, na totalidade, o modelo teórico analisado. Entende-se que o grande desafio da atual “Era do Talento”, como é designada por alguns autores, será a delimitação das fronteiras da GT, em termos teóricos, e, em termos práticos, a sua operacionalização de forma estratégica. |
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O impacto da crise na gestão de pessoas: Um estudo sobre a gestão de talento em empresas de tecnologias de informação e comunicaçãoGestão de talentosEstratégia organizacionalCrise económica -- Economic crisisVantagem competitiva -- Competitive advantageTalent managementOrganizational strategyA gestão de talentos (GT) é considerada, para profissionais e académicos, como um dos fatores mais importantes da vantagem competitiva das empresas no contexto económico atual, na medida em que o talento existente nas organizações é um dos aspetos mais determinantes do seu sucesso e sustentabilidade a longo prazo. Esta perspetiva transporta uma nova lógica e abordagem de gestão e representa uma mudança de paradigma. As empresas deixam de ser as únicas protagonistas na oferta de emprego e passam a investir na aquisição, desenvolvimento e retenção dos talentos. Neste contexto, o presente trabalho de investigação procurou contribuir para o desenvolvimento do tópico da GT. Considerou-se fundamental analisar o tema enquadrando-o no cenário competitivo em que as organizações se inserem, nas condições do mercado de trabalho e nos novos desafios que se colocam às empresas na gestão de pessoas. Procedeu-se à revisão de literatura sobre o tema, tendo-se optado por aferir a aplicação de um modelo teórico de gestão estratégica de talentos através de um estudo empírico realizado em empresas de tecnologias de informação e comunicação. Os resultados obtidos mostram que as organizações estão a gerir talentos e que consideram que o talento é um aspeto com forte impacto na vantagem competitiva e performance financeira, embora não corroborem, na totalidade, o modelo teórico analisado. Entende-se que o grande desafio da atual “Era do Talento”, como é designada por alguns autores, será a delimitação das fronteiras da GT, em termos teóricos, e, em termos práticos, a sua operacionalização de forma estratégica.For professionals and scholars, Talent Management (TM) is one of the most important factors of the companies competitive advantage within the present economic context inasmuch as the talent present in the organizations is, in the long run, one of the most decisive aspects for their success and sustainability. This perspective embodies a new logic and a new approach towards management and represents a change of paradigm. Companies are no longer the sole players within the employment offer and they now invest in acquiring, developing and retaining talents. Within this context, this research paper aimed at contributing to the development of the TM topic. It was considered fundamental to analyse the topic within the competitive scenario in which companies thrive as well as within the work market conditions and the new challenges faced regarding the management of people. A review of the literature on the topic was conducted and the decision was made to apply a theoretical model of strategic talent management via an empirical study carried out in Information and Communication Technologies companies. The results obtained show that organizations are managing talents and that they consider talent as a factor with enormous impact on the competitive advantage and the financial performance, although they do not fully corroborate the theoretical model analysed. In what theory is concerned, the huge challenge of the present “Talent Era”, as designated by some authors, will be to set the boundaries of the TM. In practical terms it will be its strategic implementation.2015-03-10T10:15:05Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8563TID:201031990porRito, Maria Catarina Damasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:36.617196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A gestão de talentos (GT) é considerada, para profissionais e académicos, como um dos fatores mais importantes da vantagem competitiva das empresas no contexto económico atual, na medida em que o talento existente nas organizações é um dos aspetos mais determinantes do seu sucesso e sustentabilidade a longo prazo. Esta perspetiva transporta uma nova lógica e abordagem de gestão e representa uma mudança de paradigma. As empresas deixam de ser as únicas protagonistas na oferta de emprego e passam a investir na aquisição, desenvolvimento e retenção dos talentos. Neste contexto, o presente trabalho de investigação procurou contribuir para o desenvolvimento do tópico da GT. Considerou-se fundamental analisar o tema enquadrando-o no cenário competitivo em que as organizações se inserem, nas condições do mercado de trabalho e nos novos desafios que se colocam às empresas na gestão de pessoas. Procedeu-se à revisão de literatura sobre o tema, tendo-se optado por aferir a aplicação de um modelo teórico de gestão estratégica de talentos através de um estudo empírico realizado em empresas de tecnologias de informação e comunicação. Os resultados obtidos mostram que as organizações estão a gerir talentos e que consideram que o talento é um aspeto com forte impacto na vantagem competitiva e performance financeira, embora não corroborem, na totalidade, o modelo teórico analisado. Entende-se que o grande desafio da atual “Era do Talento”, como é designada por alguns autores, será a delimitação das fronteiras da GT, em termos teóricos, e, em termos práticos, a sua operacionalização de forma estratégica. |
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