A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Paula Sousa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Calheiros, Luis orient., Gomes, António Ferreira orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1860
Resumo: A utilização das tecnologias de informação e comunicação como suporte a novas práticas de ensino/aprendizagem na disciplina de EVT permite, entre outros aspectos, proporcionar aos alunos ferramentas e ambientes de aprendizagem estimulantes, motivadoras e potenciadoras de novas formas de expressão artística. A questão de saber se a utilização dessas tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, foi o ponto de partida do presente projecto. O levantamento teórico efectuado com base na revisão da literatura considerada relevante sobre o tema, permitiu identificar uma forma de responder à referida questão. A parte empírica do projecto consistiu, pois, na aplicação dos Testes de Pensamento Criativo de Torrance. A amostra foi constituída por alunos de uma turma do 5º ano, da Escola Básica 2º e 3º Ciclos, do Viso, em Viseu, no ano lectivo de 2010/2011. Os resultados obtidos apontam, estatisticamente, para um efeito positivo da utilização do computador e a consequente exploração de diversificado software educativo, no desenvolvimento da criatividade dos alunos. Consequentemente, poderá inferir-se que a utilização das tecnologias de informação e comunicação valorizam o processo de ensino/aprendizagem na disciplina de EVT. Mas não obstante a possibilidade que estas tecnologias dão de estender o ambiente lectivo muito para além da sala de aula e potenciarem a abertura e maior dimensão da comunicação, não poderão constituir um fim em si, mas um meio de acesso à informação e a novas formas de desenvolvimento do conhecimento.
id RCAP_6898f52e62f6cf413505d28cfd97515a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1860
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativoEducação Visual e TecnológicaAvaliação da CriatividadeCriatividadeTecnologias de Informação e ComunicaçãoA utilização das tecnologias de informação e comunicação como suporte a novas práticas de ensino/aprendizagem na disciplina de EVT permite, entre outros aspectos, proporcionar aos alunos ferramentas e ambientes de aprendizagem estimulantes, motivadoras e potenciadoras de novas formas de expressão artística. A questão de saber se a utilização dessas tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, foi o ponto de partida do presente projecto. O levantamento teórico efectuado com base na revisão da literatura considerada relevante sobre o tema, permitiu identificar uma forma de responder à referida questão. A parte empírica do projecto consistiu, pois, na aplicação dos Testes de Pensamento Criativo de Torrance. A amostra foi constituída por alunos de uma turma do 5º ano, da Escola Básica 2º e 3º Ciclos, do Viso, em Viseu, no ano lectivo de 2010/2011. Os resultados obtidos apontam, estatisticamente, para um efeito positivo da utilização do computador e a consequente exploração de diversificado software educativo, no desenvolvimento da criatividade dos alunos. Consequentemente, poderá inferir-se que a utilização das tecnologias de informação e comunicação valorizam o processo de ensino/aprendizagem na disciplina de EVT. Mas não obstante a possibilidade que estas tecnologias dão de estender o ambiente lectivo muito para além da sala de aula e potenciarem a abertura e maior dimensão da comunicação, não poderão constituir um fim em si, mas um meio de acesso à informação e a novas formas de desenvolvimento do conhecimento.The use of information and communication technologies as support for new practices of teaching/learning for EVT subject allows, among others aspects, to provide the pupils with tools and stimulant learning environments, motivating and enhancing new expression forms. The starting point of the present project was the desire of knowing whether the use of these technologies can contribute for the creativity development of pupils. The theoretical rise based on the revision of the literature considered relevant for the theme, allowed to identify a way of looking for answers about the referred question. The empirical part of the project consisted, then, on the application of Torrence Tests of Creative Thinking. The sample was a class of pupils of 5th grade of the Escola Básica 2 and 3 of Viso, Viseu, during the 2010/2011 school year. The achieved results statistically point out to a positive effect of the use of computer and the consequent exploration of diversified educative software on the creativity development of pupils. Therefore we can infer that the information and communication technologies value the teaching/ learning process on the EVT subject. Despite the possibility of these technologies extending the school ambience beyond the classroom and empower the opening and increase of communication they can’t constitute an end but a mean of access to information and to new ways of the human dimension development.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMonteiro, Ana Paula SousaCalheiros, Luis orient.Gomes, António Ferreira orient.2013-10-16T14:12:38Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1860porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:09.609088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativo
title A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativo
spellingShingle A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativo
Monteiro, Ana Paula Sousa
Educação Visual e Tecnológica
Avaliação da Criatividade
Criatividade
Tecnologias de Informação e Comunicação
title_short A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativo
title_full A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativo
title_fullStr A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativo
title_full_unstemmed A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativo
title_sort A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativo
author Monteiro, Ana Paula Sousa
author_facet Monteiro, Ana Paula Sousa
Calheiros, Luis orient.
Gomes, António Ferreira orient.
author_role author
author2 Calheiros, Luis orient.
Gomes, António Ferreira orient.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ana Paula Sousa
Calheiros, Luis orient.
Gomes, António Ferreira orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Visual e Tecnológica
Avaliação da Criatividade
Criatividade
Tecnologias de Informação e Comunicação
topic Educação Visual e Tecnológica
Avaliação da Criatividade
Criatividade
Tecnologias de Informação e Comunicação
description A utilização das tecnologias de informação e comunicação como suporte a novas práticas de ensino/aprendizagem na disciplina de EVT permite, entre outros aspectos, proporcionar aos alunos ferramentas e ambientes de aprendizagem estimulantes, motivadoras e potenciadoras de novas formas de expressão artística. A questão de saber se a utilização dessas tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, foi o ponto de partida do presente projecto. O levantamento teórico efectuado com base na revisão da literatura considerada relevante sobre o tema, permitiu identificar uma forma de responder à referida questão. A parte empírica do projecto consistiu, pois, na aplicação dos Testes de Pensamento Criativo de Torrance. A amostra foi constituída por alunos de uma turma do 5º ano, da Escola Básica 2º e 3º Ciclos, do Viso, em Viseu, no ano lectivo de 2010/2011. Os resultados obtidos apontam, estatisticamente, para um efeito positivo da utilização do computador e a consequente exploração de diversificado software educativo, no desenvolvimento da criatividade dos alunos. Consequentemente, poderá inferir-se que a utilização das tecnologias de informação e comunicação valorizam o processo de ensino/aprendizagem na disciplina de EVT. Mas não obstante a possibilidade que estas tecnologias dão de estender o ambiente lectivo muito para além da sala de aula e potenciarem a abertura e maior dimensão da comunicação, não poderão constituir um fim em si, mas um meio de acesso à informação e a novas formas de desenvolvimento do conhecimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02
2011-02-01T00:00:00Z
2013-10-16T14:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1860
url http://hdl.handle.net/10400.19/1860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876478488576