As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bailão, Ana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36484
Resumo: Laura Mora, Paolo Mora e Paul Philippot escreveram, por ocasião da primeira edição de Conservation des peintures murales, em 1975, que o tratteggio nunca tinha sido publicado em nenhuma revista técnica e que, apesar de ser praticado desde 1945, consideravam que ainda não tinha sido devidamente entendido, motivo pelo qual tentavam-no descrever detalhadamente. No inicio da segunda década do século XXI, várias são as situações, no caso concreto da reintegração cromática, em que persistem problemas de terminologia e alguma confusão acerca das técnicas de reintegração aplicadas em pintura, quer no discurso escrito, quer no discurso oral. Por esse motivo, o principal objectivo deste artigo é esclarecer a origem e os procedimentos originais de execução de algumas técnicas de reintegração cromática, as que normalmente se usam em pintura de cavalete em Portugal, tentando recorrer às fontes originais e a estudos específicos sobre o tema, bem como anotar particularidades na evolução das mesmas. O segundo propósito deste texto é facultar esta informação em língua portuguesa, algo inexistente até agora. Com base na interpretação das fontes bibliográficas concluiu-se que a mesma técnica pode ser praticada de modo diferente consoante a nacionalidade do conservador-restaurador, contribuindo para a evolução das técnicas existentes e para o aparecimento de outras.
id RCAP_689a5ae5d0f7c6cccdac37d442afbb00
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36484
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográficaLas técnicas de reintegración cromatica en Pintura: Revisión historiográficaThe tecnhiques of chromatic reintegration: an historiographic reviewReintegração cromáticaTécnicasTratteggioSelezione cromaticaAstrazione cromaticaReintegración cromáticaChromatic reintegrationTechniquesLaura Mora, Paolo Mora e Paul Philippot escreveram, por ocasião da primeira edição de Conservation des peintures murales, em 1975, que o tratteggio nunca tinha sido publicado em nenhuma revista técnica e que, apesar de ser praticado desde 1945, consideravam que ainda não tinha sido devidamente entendido, motivo pelo qual tentavam-no descrever detalhadamente. No inicio da segunda década do século XXI, várias são as situações, no caso concreto da reintegração cromática, em que persistem problemas de terminologia e alguma confusão acerca das técnicas de reintegração aplicadas em pintura, quer no discurso escrito, quer no discurso oral. Por esse motivo, o principal objectivo deste artigo é esclarecer a origem e os procedimentos originais de execução de algumas técnicas de reintegração cromática, as que normalmente se usam em pintura de cavalete em Portugal, tentando recorrer às fontes originais e a estudos específicos sobre o tema, bem como anotar particularidades na evolução das mesmas. O segundo propósito deste texto é facultar esta informação em língua portuguesa, algo inexistente até agora. Com base na interpretação das fontes bibliográficas concluiu-se que a mesma técnica pode ser praticada de modo diferente consoante a nacionalidade do conservador-restaurador, contribuindo para a evolução das técnicas existentes e para o aparecimento de outras.Laura Mora, Paolo Mora y Paul Philippot escribieron con ocasión de la primera edición de Conservation des peintures murales, en 1975 que el tratteggio nunca había sido publicado en ninguna revista especializada y que, a pesar de ser practicado desde 1945, no había sido bien entendido, por lo que trataron de describir la técnica en detalle. A principios de la segunda década del siglo XXI, hay varias situaciones, en el caso de la reintegración cromática, en que persisten algunos problemas de terminología y alguna confusión sobre las técnicas de reintegración cromática aplicadas en la pintura, sea en el discurso escrito, sea en el discurso hablado. Por este motivo, este artículo pretende, como primer objetivo, aclarar el origen y los procedimientos originales para la aplicación de algunas técnicas de reintegración cromática, los que generalmente se utilizan en la pintura de caballete en Portugal, tratando de apelar a las fuentes originales y estudios específicos sobre el tema, así como anotar la evolución particular de las mismas. Asimismo, tiene como propósito, proporcionar esta información en lengua portuguesa, algo inexistente hasta ahora. A través de la interpretación de las fuentes bibliográficas se llegó a la conclusión de que la misma técnica puede ser practicada de manera diferente dependiendo de la nacionalidad del conservador-restaurador, contribuyendo por lo tanto para la evolución de las técnicas existentes y para la aparición de otras.Laura Mora, Paolo Mora and Paul Philippot wrote on the occasion of the first edition of Conservation des peintures murales, in 1975, that the tratteggio technique had never been published in any technical journal and, despite being practiced since 1945, had not been properly understood, which is why they tried to describe it in detail. In the beginning of the second decade of the 21st century, we still have problems with the reintegration terminology and some confusion about chromatic techniques applied to painting, whether in written discourse, whether in speech. Therefore, the principal aim of this article is to clarify the origin and original procedures of some chromatic reintegration techniques, the ones that usually are used in easel painting in Portugal, trying to make use of the original sources and specific studies on the subject, as well as to describe the particularities on the evolution of those techniques. The second purpose of this text is to provide this information in Portuguese, something missing until now. Through the interpretation of the bibliographic sources we found out that the same technique can be performed differently depending on the nationality of the conservator-restorer, thus contributing to the evolution of the existing techniques and the emergence of others.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBailão, Ana2022-01-17T16:29:06Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36484por1989-856810.37558/gec.v2i2.4184864613543info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:39.279240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica
Las técnicas de reintegración cromatica en Pintura: Revisión historiográfica
The tecnhiques of chromatic reintegration: an historiographic review
title As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica
spellingShingle As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica
Bailão, Ana
Reintegração cromática
Técnicas
Tratteggio
Selezione cromatica
Astrazione cromatica
Reintegración cromática
Chromatic reintegration
Techniques
title_short As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica
title_full As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica
title_fullStr As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica
title_full_unstemmed As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica
title_sort As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica
author Bailão, Ana
author_facet Bailão, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bailão, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Reintegração cromática
Técnicas
Tratteggio
Selezione cromatica
Astrazione cromatica
Reintegración cromática
Chromatic reintegration
Techniques
topic Reintegração cromática
Técnicas
Tratteggio
Selezione cromatica
Astrazione cromatica
Reintegración cromática
Chromatic reintegration
Techniques
description Laura Mora, Paolo Mora e Paul Philippot escreveram, por ocasião da primeira edição de Conservation des peintures murales, em 1975, que o tratteggio nunca tinha sido publicado em nenhuma revista técnica e que, apesar de ser praticado desde 1945, consideravam que ainda não tinha sido devidamente entendido, motivo pelo qual tentavam-no descrever detalhadamente. No inicio da segunda década do século XXI, várias são as situações, no caso concreto da reintegração cromática, em que persistem problemas de terminologia e alguma confusão acerca das técnicas de reintegração aplicadas em pintura, quer no discurso escrito, quer no discurso oral. Por esse motivo, o principal objectivo deste artigo é esclarecer a origem e os procedimentos originais de execução de algumas técnicas de reintegração cromática, as que normalmente se usam em pintura de cavalete em Portugal, tentando recorrer às fontes originais e a estudos específicos sobre o tema, bem como anotar particularidades na evolução das mesmas. O segundo propósito deste texto é facultar esta informação em língua portuguesa, algo inexistente até agora. Com base na interpretação das fontes bibliográficas concluiu-se que a mesma técnica pode ser praticada de modo diferente consoante a nacionalidade do conservador-restaurador, contribuindo para a evolução das técnicas existentes e para o aparecimento de outras.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2022-01-17T16:29:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/36484
url http://hdl.handle.net/10400.14/36484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1989-8568
10.37558/gec.v2i2.41
84864613543
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132016884580352