Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32445 |
Resumo: | A reintegração cromática de uma pintura é sempre um desafio para os conservadores-restauradores e a decisão de como reintegrar é geralmente baseada no valor e na função das obras. Porém, a escolha de qual a técnica de reintegração é a mais adequada nem sempre é fácil de se justificar. Para tentar ajudar a dar resposta a esta questão foi utilizado um software de Sistema de Informação Geográfica (SIG), designado de QGIS®. Através da edição vetorial foram efetuados vários mapas temáticos com a finalidade de registar as lacunas que se observavam nas pinturas. A análise efetuada com o auxílio do SIG permitiu fazer a caracterização espacial das lacunas em área, para facilitar a tomada de decisão da técnica de reintegração a ser aplicada. Como caso de estudo utilizou-se uma pintura académica de Adriano de Sousa Lopes (1879-1944). Na reintegração cromática usaram-se duas técnicas conhecidas de conservação e restauro: o processo mimético e o pontilhismo. |
id |
RCAP_be3101ee548db88071836fb29aec1073 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32445 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudoMapeos con sistemas de información geográfica (SIG) e selección de criterios de reintegración cromatica: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estúdioMapping with geographic information systems (GIS) and selection of chromatic reintegration criteria: painting of Adriano de Sousa Lopes as case studyDocumentaçãoFenómenos de degradaçãoLacunasCritérios de reintegração cromáticaSIGDocumentaciónFenómenos de degradaciónPérdidasCriterios de reintegracion cromáticaCriteria of chromatic reintegrationDegradation phenomenaDocumentationLossesA reintegração cromática de uma pintura é sempre um desafio para os conservadores-restauradores e a decisão de como reintegrar é geralmente baseada no valor e na função das obras. Porém, a escolha de qual a técnica de reintegração é a mais adequada nem sempre é fácil de se justificar. Para tentar ajudar a dar resposta a esta questão foi utilizado um software de Sistema de Informação Geográfica (SIG), designado de QGIS®. Através da edição vetorial foram efetuados vários mapas temáticos com a finalidade de registar as lacunas que se observavam nas pinturas. A análise efetuada com o auxílio do SIG permitiu fazer a caracterização espacial das lacunas em área, para facilitar a tomada de decisão da técnica de reintegração a ser aplicada. Como caso de estudo utilizou-se uma pintura académica de Adriano de Sousa Lopes (1879-1944). Na reintegração cromática usaram-se duas técnicas conhecidas de conservação e restauro: o processo mimético e o pontilhismo.La reintegración cromática de una pintura es siempre un desafío para los restauradores conservadores y la decisión sobre cómo reintegrarse generalmente se basa en el valor y la función de las obras. Sin embargo, la elección de qué técnica de reintegración es la más adecuada no siempre es fácil de justificar. Para tratar de responder esta pregunta, se utilizó un programa sistema de información geográfica (SIG), llamado QGIS®. A través de la edición vectorial, se hicieron varios mapas temáticos para registrar las lagunas que se observaron en las pinturas. El análisis realizado con la ayuda del SIG permitió realizar la caracterización espacial de las lacunas en el área, a fin de contribuir a la toma de decisiones de la técnica de reintegración a aplicar. Como estudio de caso, se utilizaron una pintura académica de Adriano de Sousa Lopes (1879-1944). En la reintegración cromática se utilizaron dos técnicas conocidas de conservación y restauración: el proceso mimético y el puntillismo.The chromatic reintegration of a painting is always a challenge for conservator-restorers, and the decision on how to reintegrate is generally based on the value and function of the works. However, the choice of which reintegration technique is the most appropriate is not always easy to justify. To try to answer this question, a geographic information system (GIS), called QGIS®, was used. Through the vector edition, several thematic maps were made in order to record the gaps that were observed in the paintings. The analysis carried out with the aid of the GIS allowed to make the spatial characterization of the losses in the area, in order to contribute to the decision making of the reintegration technique to be applied. As a case study, one academic painting by Adriano de Sousa Lopes (1879-1944) were used. In the chromatic reintegration two known techniques of conservation and restoration were used: the mimetic process and pointillism.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCardeira, LilianaBailão, AnaHenriques, Frederico2021-04-02T11:13:50Z2020-12-112020-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32445por1989-856810.37558/gec.v18i1.85585099058209000598650700021info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:12.015106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo Mapeos con sistemas de información geográfica (SIG) e selección de criterios de reintegración cromatica: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estúdio Mapping with geographic information systems (GIS) and selection of chromatic reintegration criteria: painting of Adriano de Sousa Lopes as case study |
title |
Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo |
spellingShingle |
Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo Cardeira, Liliana Documentação Fenómenos de degradação Lacunas Critérios de reintegração cromática SIG Documentación Fenómenos de degradación Pérdidas Criterios de reintegracion cromática Criteria of chromatic reintegration Degradation phenomena Documentation Losses |
title_short |
Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo |
title_full |
Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo |
title_fullStr |
Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo |
title_full_unstemmed |
Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo |
title_sort |
Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo |
author |
Cardeira, Liliana |
author_facet |
Cardeira, Liliana Bailão, Ana Henriques, Frederico |
author_role |
author |
author2 |
Bailão, Ana Henriques, Frederico |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardeira, Liliana Bailão, Ana Henriques, Frederico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentação Fenómenos de degradação Lacunas Critérios de reintegração cromática SIG Documentación Fenómenos de degradación Pérdidas Criterios de reintegracion cromática Criteria of chromatic reintegration Degradation phenomena Documentation Losses |
topic |
Documentação Fenómenos de degradação Lacunas Critérios de reintegração cromática SIG Documentación Fenómenos de degradación Pérdidas Criterios de reintegracion cromática Criteria of chromatic reintegration Degradation phenomena Documentation Losses |
description |
A reintegração cromática de uma pintura é sempre um desafio para os conservadores-restauradores e a decisão de como reintegrar é geralmente baseada no valor e na função das obras. Porém, a escolha de qual a técnica de reintegração é a mais adequada nem sempre é fácil de se justificar. Para tentar ajudar a dar resposta a esta questão foi utilizado um software de Sistema de Informação Geográfica (SIG), designado de QGIS®. Através da edição vetorial foram efetuados vários mapas temáticos com a finalidade de registar as lacunas que se observavam nas pinturas. A análise efetuada com o auxílio do SIG permitiu fazer a caracterização espacial das lacunas em área, para facilitar a tomada de decisão da técnica de reintegração a ser aplicada. Como caso de estudo utilizou-se uma pintura académica de Adriano de Sousa Lopes (1879-1944). Na reintegração cromática usaram-se duas técnicas conhecidas de conservação e restauro: o processo mimético e o pontilhismo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11 2020-12-11T00:00:00Z 2021-04-02T11:13:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/32445 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/32445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1989-8568 10.37558/gec.v18i1.855 85099058209 000598650700021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131977766404096 |