O impacto de Cidade de Deus e Tropa de Elite na construção de estereótipos nos festivais de cinema europeus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Tatiana Terra Fernandes de Araújo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13689
Resumo: Este trabalho visa identificar e analisar a influência da produção cinematográfica brasileira no desenvolvimento de estereótipos por parte dos europeus ocidentais em relação ao Brasil. Seu principal objetivo é buscar compreender, se de fato o conteúdo cinematográfico produzido pelo maior país da América Latina, entre 2001 e 2015, fomenta e concretiza a ideia de um país extremamente violento, corrupto e periférico. A pesquisa foi conduzida por meio da coleta e análise de dados provenientes da crítica brasileira, através da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine); da crítica internacional mediante a presença de filmes brasileiros nos festivais midiáticos e generalistas da Europa Ocidental de maior destaque – Berlinale, Locarno, Veneza, Roterdã e Cannes -; além da opinião do público brasileiro por meio das análises dos números de bilheteria no recorte temporal trabalhado. Outro fator estudado foi a relação entre a produção cinematográfica brasileira do século 21, e o movimento do Terceiro Cinema, contemplando desde o Cinema Novo até a Pós-Retomada do cinema brasileiro. Este percurso abrange a pornô-miséria de Ospina e Mayolo, e um o diálogo entre o manifesto glauberiano Estética da Fome e a Cosmética da Fome apresentada por Ivana Bentes. Por fim, é realizada uma análise de Cidade de Deus (Meirelles, 2002) e Tropa de Elite (Padilha, 2007) com o objetivo de compreender como essas duas obras – que ostentam uma certa obsessão pela temática da violência - contribuíram para o desenvolvimento do estereótipo sobre o Brasil, e o fomento do gênero cinefavela. Também é explorado o modo como a mídia estrangeira dos países-sede dos festivais em estudo (Alemanha, Suíça, Itália, Países Baixos e França) interpretou e divulgou esses dois longas-metragens de ficção.
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