O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burlamaqui, Thaís Bessa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33481
Resumo: O presente artigo busca desenvolver a análise da relação entre a produção cinematográfica e a formação da subjetividade punitiva presente no senso comum brasileiro, a partir, predominantemente da perspectiva da criminologia. No entanto, também traz contribuições extraídas das áreas do cinema e da psicanálise. No artigo, traça-se um panorama das reivindicações punitivistas feitas pelo senso comum brasileiro, além de explorar o conceito de subjetividade, bem como as várias concepções ao longo dos séculos de um estereótipo tido como inimigo público e, consequentemente, estigmatizado por sua respectiva sociedade. Faz-se a análise do filme Tropa de Elite – tanto de cenas e pontos específicos que, em razão da representação da truculência policial, foram recebidos com entusiasmo por parcela da população; quanto dos desdobramentos de sua repercussão e sucesso, seus impactos culturais. Em um momento posterior, faz-se a relação do conceito de autoritarismo cool, elaborado por Zaffaroni, com as demandas sociais por maior rigor penal nos dias atuais, além de comentar como essas demandas acabam resgatando, no Brasil, elementos típicos do movimento de “lei e ordem” da década de 1970 nos Estados Unidos.
id UFF-2_66d742bae7e4a5d31f9e0c5108324f27
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33481
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite"CriminologiaSubjetividadeCinemaDireito penal do inimigoAutoritarismoViolência no cinemaTropa de elite (filme)SubjetividadeViolência policialpsicanáliseO presente artigo busca desenvolver a análise da relação entre a produção cinematográfica e a formação da subjetividade punitiva presente no senso comum brasileiro, a partir, predominantemente da perspectiva da criminologia. No entanto, também traz contribuições extraídas das áreas do cinema e da psicanálise. No artigo, traça-se um panorama das reivindicações punitivistas feitas pelo senso comum brasileiro, além de explorar o conceito de subjetividade, bem como as várias concepções ao longo dos séculos de um estereótipo tido como inimigo público e, consequentemente, estigmatizado por sua respectiva sociedade. Faz-se a análise do filme Tropa de Elite – tanto de cenas e pontos específicos que, em razão da representação da truculência policial, foram recebidos com entusiasmo por parcela da população; quanto dos desdobramentos de sua repercussão e sucesso, seus impactos culturais. Em um momento posterior, faz-se a relação do conceito de autoritarismo cool, elaborado por Zaffaroni, com as demandas sociais por maior rigor penal nos dias atuais, além de comentar como essas demandas acabam resgatando, no Brasil, elementos típicos do movimento de “lei e ordem” da década de 1970 nos Estados Unidos.41 f.Pedrinha, Roberta Dubochttp://lattes.cnpq.br/6361954941964429Pedrinha, Roberta Dubochttp://lattes.cnpq.br/6361954941964429Leite, Douglas Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/9523470323707525Andrés Raizman, Danielhttp://lattes.cnpq.br/6442857692941524Burlamaqui, Thaís Bessa2024-07-22T12:04:54Z2024-07-22T12:04:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBURLAMAQUI, Thaís Bessa. O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33481CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-22T12:04:58Zoai:app.uff.br:1/33481Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-22T12:04:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite"
title O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite"
spellingShingle O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite"
Burlamaqui, Thaís Bessa
Criminologia
Subjetividade
Cinema
Direito penal do inimigo
Autoritarismo
Violência no cinema
Tropa de elite (filme)
Subjetividade
Violência policial
psicanálise
title_short O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite"
title_full O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite"
title_fullStr O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite"
title_full_unstemmed O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite"
title_sort O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite"
author Burlamaqui, Thaís Bessa
author_facet Burlamaqui, Thaís Bessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedrinha, Roberta Duboc
http://lattes.cnpq.br/6361954941964429
Pedrinha, Roberta Duboc
http://lattes.cnpq.br/6361954941964429
Leite, Douglas Guimarães
http://lattes.cnpq.br/9523470323707525
Andrés Raizman, Daniel
http://lattes.cnpq.br/6442857692941524
dc.contributor.author.fl_str_mv Burlamaqui, Thaís Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Criminologia
Subjetividade
Cinema
Direito penal do inimigo
Autoritarismo
Violência no cinema
Tropa de elite (filme)
Subjetividade
Violência policial
psicanálise
topic Criminologia
Subjetividade
Cinema
Direito penal do inimigo
Autoritarismo
Violência no cinema
Tropa de elite (filme)
Subjetividade
Violência policial
psicanálise
description O presente artigo busca desenvolver a análise da relação entre a produção cinematográfica e a formação da subjetividade punitiva presente no senso comum brasileiro, a partir, predominantemente da perspectiva da criminologia. No entanto, também traz contribuições extraídas das áreas do cinema e da psicanálise. No artigo, traça-se um panorama das reivindicações punitivistas feitas pelo senso comum brasileiro, além de explorar o conceito de subjetividade, bem como as várias concepções ao longo dos séculos de um estereótipo tido como inimigo público e, consequentemente, estigmatizado por sua respectiva sociedade. Faz-se a análise do filme Tropa de Elite – tanto de cenas e pontos específicos que, em razão da representação da truculência policial, foram recebidos com entusiasmo por parcela da população; quanto dos desdobramentos de sua repercussão e sucesso, seus impactos culturais. Em um momento posterior, faz-se a relação do conceito de autoritarismo cool, elaborado por Zaffaroni, com as demandas sociais por maior rigor penal nos dias atuais, além de comentar como essas demandas acabam resgatando, no Brasil, elementos típicos do movimento de “lei e ordem” da década de 1970 nos Estados Unidos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-22T12:04:54Z
2024-07-22T12:04:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BURLAMAQUI, Thaís Bessa. O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33481
identifier_str_mv BURLAMAQUI, Thaís Bessa. O papel do cinema na formação de uma subjetividade punitiva através da análise do filme "Tropa de Elite". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838800091545600