KPI para controlo e tomada de decisão num negócio de retalho e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Daniel Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27692
Resumo: O aumento significativo da quantidade de dados criados globalmente está a tornar primordial o investimento e enfoque por parte das empresas na análise e gestão de dados e à sua transformação em informação relevante. O e-commerce representa o que muitas empresas consideram já o mais importante canal de vendas e aquele para o qual canalizam mais investimento, não só pelo seu franco crescimento, mas também por eliminar a barreira física e geográfica do modelo de negócio tradicional. Um negócio de base digital produz diariamente um volume de dados expressivo que, quando eficazmente analisado, pode ser convertido num ativo para as organizações e numa fonte de informação valiosa para a gestão de um negócio. O presente relatório tem como principal objetivo apresentar os mais importantes indicadores-chave de desempenho para o controlo e apoio à tomada de decisão num negócio de comércio eletrónico com especial enfoque na área do retalho. O estudo fornece conhecimentos aprofundados sobre Business Analytics numa vertente da avaliação do desempenho de um negócio e-commerce, abordando temas como sistemas de informação, dados e informação, bem como indicadores de desempenho. A investigação levada a cabo neste trabalho tem por base um estágio realizado na Sonae MC que permitiu o contacto e interação com a realidade do comércio eletrónico de retalho e da análise de indicadores-chave de desempenho. Este relatório conclui que a utilização de KPI e de processos de extração de informação com base em dados é fulcral e uma fonte inigualável de vantagem competitiva para as organizações.
id RCAP_68bc49f0073fa17bbbe5bfaaa8d8150c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling KPI para controlo e tomada de decisão num negócio de retalho e-commerceIndicadores-chave de desempenhoComércio eletrónicoRetalhoDesempenhoTomada de decisãoSonaeKey performance indicatorsE-commerceRetailDecision makingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO aumento significativo da quantidade de dados criados globalmente está a tornar primordial o investimento e enfoque por parte das empresas na análise e gestão de dados e à sua transformação em informação relevante. O e-commerce representa o que muitas empresas consideram já o mais importante canal de vendas e aquele para o qual canalizam mais investimento, não só pelo seu franco crescimento, mas também por eliminar a barreira física e geográfica do modelo de negócio tradicional. Um negócio de base digital produz diariamente um volume de dados expressivo que, quando eficazmente analisado, pode ser convertido num ativo para as organizações e numa fonte de informação valiosa para a gestão de um negócio. O presente relatório tem como principal objetivo apresentar os mais importantes indicadores-chave de desempenho para o controlo e apoio à tomada de decisão num negócio de comércio eletrónico com especial enfoque na área do retalho. O estudo fornece conhecimentos aprofundados sobre Business Analytics numa vertente da avaliação do desempenho de um negócio e-commerce, abordando temas como sistemas de informação, dados e informação, bem como indicadores de desempenho. A investigação levada a cabo neste trabalho tem por base um estágio realizado na Sonae MC que permitiu o contacto e interação com a realidade do comércio eletrónico de retalho e da análise de indicadores-chave de desempenho. Este relatório conclui que a utilização de KPI e de processos de extração de informação com base em dados é fulcral e uma fonte inigualável de vantagem competitiva para as organizações.The significant increase in the amount of data created globally is making critical for companies the investment and focus on the analysis and management of data, as well as its transformation into relevant information. For many organisations, e-commerce already represents the most important sales channel, for which most of the investment is being channeled to, not only because of its fast growing rate but also because it eliminates de physical and geographic barriers that the traditional business models face. A digital-based business produces, on a daily basis, an expressive volume of data which, when effectively analysed, can be converted into an asset for organizations and in a valuable source of information for running a business. The main objective of this work is to present the most relevant Key Performance Indicators for controling and decision-making in an e-commerce business with a focus on retail. The study provides in-depth knowledge on Business Analytics as part of the evaluation of the performance of an e-commerce business, specifically addressing topics such as Information Systems, data and information, as well as performance indicators. The research carried out in this work is based on an internship held at Sonae MC that allowed the contact and interaction with the reality of the e-commerce business of the company and with the analysis of KPI. This work concludes that the use of KPI and data-driven information extraction processes are fundamental and an unrivaled source of competitive advantage for organizations.Andrade, António Manuel Valente deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaEsteves, Daniel Araújo2019-05-27T14:36:14Z2018-07-0320182018-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27692TID:202101860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:14Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:08.871629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv KPI para controlo e tomada de decisão num negócio de retalho e-commerce
title KPI para controlo e tomada de decisão num negócio de retalho e-commerce
spellingShingle KPI para controlo e tomada de decisão num negócio de retalho e-commerce
Esteves, Daniel Araújo
Indicadores-chave de desempenho
Comércio eletrónico
Retalho
Desempenho
Tomada de decisão
Sonae
Key performance indicators
E-commerce
Retail
Decision making
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short KPI para controlo e tomada de decisão num negócio de retalho e-commerce
title_full KPI para controlo e tomada de decisão num negócio de retalho e-commerce
title_fullStr KPI para controlo e tomada de decisão num negócio de retalho e-commerce
title_full_unstemmed KPI para controlo e tomada de decisão num negócio de retalho e-commerce
title_sort KPI para controlo e tomada de decisão num negócio de retalho e-commerce
author Esteves, Daniel Araújo
author_facet Esteves, Daniel Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, António Manuel Valente de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Daniel Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores-chave de desempenho
Comércio eletrónico
Retalho
Desempenho
Tomada de decisão
Sonae
Key performance indicators
E-commerce
Retail
Decision making
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Indicadores-chave de desempenho
Comércio eletrónico
Retalho
Desempenho
Tomada de decisão
Sonae
Key performance indicators
E-commerce
Retail
Decision making
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O aumento significativo da quantidade de dados criados globalmente está a tornar primordial o investimento e enfoque por parte das empresas na análise e gestão de dados e à sua transformação em informação relevante. O e-commerce representa o que muitas empresas consideram já o mais importante canal de vendas e aquele para o qual canalizam mais investimento, não só pelo seu franco crescimento, mas também por eliminar a barreira física e geográfica do modelo de negócio tradicional. Um negócio de base digital produz diariamente um volume de dados expressivo que, quando eficazmente analisado, pode ser convertido num ativo para as organizações e numa fonte de informação valiosa para a gestão de um negócio. O presente relatório tem como principal objetivo apresentar os mais importantes indicadores-chave de desempenho para o controlo e apoio à tomada de decisão num negócio de comércio eletrónico com especial enfoque na área do retalho. O estudo fornece conhecimentos aprofundados sobre Business Analytics numa vertente da avaliação do desempenho de um negócio e-commerce, abordando temas como sistemas de informação, dados e informação, bem como indicadores de desempenho. A investigação levada a cabo neste trabalho tem por base um estágio realizado na Sonae MC que permitiu o contacto e interação com a realidade do comércio eletrónico de retalho e da análise de indicadores-chave de desempenho. Este relatório conclui que a utilização de KPI e de processos de extração de informação com base em dados é fulcral e uma fonte inigualável de vantagem competitiva para as organizações.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
2018
2018-07-03T00:00:00Z
2019-05-27T14:36:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27692
TID:202101860
url http://hdl.handle.net/10400.14/27692
identifier_str_mv TID:202101860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131925088043008