Impacto da pandemia causada por covid-19 nos centros de atendimento médico veterinários em Portugal – após primeiro período de confinamento em 2020
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/14430 |
Resumo: | O período de confinamento foi decretado com o objetivo de limitar a propagação do surto de vírus SARS-Cov-2, posteriormente conhecido como COVID-19 e gerir as suas possíveis consequências através de medidas de emergência em várias áreas de atividade importantes. Este estudo teve como objetivo avaliar e analisar o possível impacto deste período na área de Medicina Veterinária em Portugal, divulgando aspetos sociais, económicos e médicos relevantes sobre a pandemia. Para isso, foi construído um questionário através de uma plataforma online, enviado pela mesma via e respondido por um total de 137 Centros de Atendimento Médico Veterinários (CAMVs), de Norte a Sul do País. Em termos humanos, a população mesmo demonstrando altos níveis de preocupação, quer a nível profissional, quer a nível pessoal, num período de incertezas, conseguiu dar resposta a adversidades, como a diminuição de clientes por dia, a disponibilidade de staff e de receitas quando comparadas a outros períodos. Esta resposta permitiu que nenhum CAMV tenha encerrado definitivamente e apenas 3.60% (n = 4) tenha encerrado temporariamente. Os CAMV responderam, por sua vez, bem às medidas exigidas nacionalmente e 100% (n = 137) aumentaram as medidas de proteção em consulta, 96.40% (n = 132) implementaram medidas adicionais relacionadas com a limpeza e higienização do estabelecimento e 86.10% (n = 118) medidas adicionais relativas a higiene pessoal. A telemedicina 48.18% (n = 66) tornou-se uma forma viável de dar resposta aos clientes, dada a limitação do número diário de clientes nos CAMVs. Portanto, foi possível concluir que através da reestruturação na prestação de serviços veterinários, da adaptação de novos modelos de consultas e respeitando as restrições exigidas pelo governo, foi possível continuar a prestar bons cuidados de saúde a animais de companhia, mantendo postos de trabalho e evitando o encerramento de CAMVs. Palavras-chave: confinamento, COVID-19, CAMV, animais de companhia, telemedicina |
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Impacto da pandemia causada por covid-19 nos centros de atendimento médico veterinários em Portugal – após primeiro período de confinamento em 2020VETERINÁRIAMEDICINA VETERINÁRIACOVID-19CENTROS DE ATENDIMENTO MÉDICO-VETERINÁRIOSANIMAIS DE COMPANHIATELEMEDICINAVETERINARY MEDICINEVETERINARY PRACTICE PREMISESCOMPANION ANIMALSTELEMEDICINEO período de confinamento foi decretado com o objetivo de limitar a propagação do surto de vírus SARS-Cov-2, posteriormente conhecido como COVID-19 e gerir as suas possíveis consequências através de medidas de emergência em várias áreas de atividade importantes. Este estudo teve como objetivo avaliar e analisar o possível impacto deste período na área de Medicina Veterinária em Portugal, divulgando aspetos sociais, económicos e médicos relevantes sobre a pandemia. Para isso, foi construído um questionário através de uma plataforma online, enviado pela mesma via e respondido por um total de 137 Centros de Atendimento Médico Veterinários (CAMVs), de Norte a Sul do País. Em termos humanos, a população mesmo demonstrando altos níveis de preocupação, quer a nível profissional, quer a nível pessoal, num período de incertezas, conseguiu dar resposta a adversidades, como a diminuição de clientes por dia, a disponibilidade de staff e de receitas quando comparadas a outros períodos. Esta resposta permitiu que nenhum CAMV tenha encerrado definitivamente e apenas 3.60% (n = 4) tenha encerrado temporariamente. Os CAMV responderam, por sua vez, bem às medidas exigidas nacionalmente e 100% (n = 137) aumentaram as medidas de proteção em consulta, 96.40% (n = 132) implementaram medidas adicionais relacionadas com a limpeza e higienização do estabelecimento e 86.10% (n = 118) medidas adicionais relativas a higiene pessoal. A telemedicina 48.18% (n = 66) tornou-se uma forma viável de dar resposta aos clientes, dada a limitação do número diário de clientes nos CAMVs. Portanto, foi possível concluir que através da reestruturação na prestação de serviços veterinários, da adaptação de novos modelos de consultas e respeitando as restrições exigidas pelo governo, foi possível continuar a prestar bons cuidados de saúde a animais de companhia, mantendo postos de trabalho e evitando o encerramento de CAMVs. Palavras-chave: confinamento, COVID-19, CAMV, animais de companhia, telemedicinaThe lockdown period was inacted with the aim of limiting de spread of the outbreak of the SARS-Cov-2 virus, later known as COVID-19 and managing its possible consequences through emergency measures in several important areas of activity. This study aimed to evaluate and analyze the possible impact of this period in Veterinary Medicine in Portugal, disclosing relevant social, economic, and medical aspects of the pandemic. In that regard, a questionnaire was created through an online platform, sent by the same route, and answered by a total of 137 Veterinary Medical Care Centers (VMCCs), from North to South of the country. In human terms, the population even showing high levels of concern, either at a professional level, or at a personal level, in a period of uncertainty, it has managed to respond to adversities, such as the decrease in costumers per day, staff availability and revenue when compared to other periods. This answer allowed no VMCC to have closed temporarily and only 3.60% (n = 4) to have closed permanently. The VMCCs responded well to the measures required nationally and all of them increased protection measures in consultation, 96.40% (n = 132) implemented additional measures related to cleaning and sanitizing the establishment and 86.10% (n = 118) additional measures related to personal hygiene. Telemedicine 48.18% (n = 66) became a viable way to respond to clients, given the limitation of the daily number of clients in the VMCCs. Therefore, it was possible to conclude that by restructuring the provision of veterinary services, adapting new consultation models, and respecting the restrictions required by the government, it was possible to continue to provide good health care to companion animals, maintaining jobs and avoiding the closure of VMCCs. Keywords: lockdown, COVID-19, VMCCs, companion animals, telemedicine2024-01-09T09:54:34Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14430TID:203442644porFerreira, Guilherme Gouveia Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T01:35:56Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:06.460949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Impacto da pandemia causada por covid-19 nos centros de atendimento médico veterinários em Portugal – após primeiro período de confinamento em 2020 Ferreira, Guilherme Gouveia Simões VETERINÁRIA MEDICINA VETERINÁRIA COVID-19 CENTROS DE ATENDIMENTO MÉDICO-VETERINÁRIOS ANIMAIS DE COMPANHIA TELEMEDICINA VETERINARY MEDICINE VETERINARY PRACTICE PREMISES COMPANION ANIMALS TELEMEDICINE |
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