Supervisão do ensino de inglês no 1 ciclo do ensino básico : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Susana Augusta Guedes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/18601
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)
id RCAP_68ca277ad07fc485d3feead498a0ae31
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18601
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão do ensino de inglês no 1 ciclo do ensino básico : um estudo de caso802.0:372.88372.88:802.0373.3Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)O estudo de caso que aqui se apresenta teve como principal finalidade indagar como a supervisão assente numa base colaborativa pode caminhar numa direcção emancipatória, promovendo processos de regulação e reflexão, e desenvolvendo a autonomia dos alunos. No estudo estiveram envolvidas a investigadora, a coordenadora das Actividades extra curriculares (AEC‘s) e seis professoras a leccionar, no ano lectivo de 2009/2010, Inglês nas diversas escolas que integram um Agrupamento de Escolas situado no concelho de Vila do Conde. Os objectivos do estudo foram os seguintes: Conhecer as percepções da supervisora e dos professores sobre funções, práticas e constrangimentos da supervisão do ensino de Inglês no 1º CEB; Caracterizar práticas de (auto-) supervisão da supervisora e dos professores participantes neste estudo; Identificar potencialidades e constrangimentos da (auto-)supervisão neste contexto. As fontes de evidência incluíram entrevistas e a análise de diários colaborativos, tendo como complemento as actas das reuniões mensais realizadas, sendo que todos os procedimentos de análise foram de cariz qualitativo. Os resultados finais deste estudo permitem concluir que a supervisão é promotora da reflexão, do diálogo, da descoberta, do gosto de experimentar, de partilhar, de vivenciar. Esta é uma abordagem que promove processos colaborativos potenciando a renovação e melhoria de práticas, a bem da aprendizagem dos alunos numa reconceptualização das práticas supervisivas, com repercussões no desenvolvimento pessoal e profissional das participantes no estudo.The case study presented here had the main goal investigate how the purpose of supervision based on a collaborative emancipator can walk in one direction, promoting processes of regulation, and developing students‘ autonomy. In this investigation were involved the researcher, the supervisor and coordinator of the ex and six teachers. They teach in the academic year 2009/2010 English in the various schools that involve a group of school located in Vila do Conde. The objectives of the study were the following: knowing the perceptions of the supervisor and the teachers‘ roles, practices and constraints of the supervision of teaching English in the 1st CEB; characterize practices of (self-) supervision of the supervisor and the teacher participants in this study and identify potentials and constraints of (self-)supervision this context. The evidence sources included interviews and analysis of collaborative diaries, and in addition the register of the meetings held monthly. The procedures of analysis were qualitative. The final of this study showed that supervision is a promoter of reflection, dialogue, discovery, to share, to experience. This is an approach that promotes collaborative processes enhancing the renewal and improvement of practices, and student learning on a reconceptualization of the supervised practice, with repercussions on the personal and professional development in this study.Moreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoAlves, Susana Augusta Guedes20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:56.406536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão do ensino de inglês no 1 ciclo do ensino básico : um estudo de caso
title Supervisão do ensino de inglês no 1 ciclo do ensino básico : um estudo de caso
spellingShingle Supervisão do ensino de inglês no 1 ciclo do ensino básico : um estudo de caso
Alves, Susana Augusta Guedes
802.0:372.88
372.88:802.0
373.3
title_short Supervisão do ensino de inglês no 1 ciclo do ensino básico : um estudo de caso
title_full Supervisão do ensino de inglês no 1 ciclo do ensino básico : um estudo de caso
title_fullStr Supervisão do ensino de inglês no 1 ciclo do ensino básico : um estudo de caso
title_full_unstemmed Supervisão do ensino de inglês no 1 ciclo do ensino básico : um estudo de caso
title_sort Supervisão do ensino de inglês no 1 ciclo do ensino básico : um estudo de caso
author Alves, Susana Augusta Guedes
author_facet Alves, Susana Augusta Guedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Susana Augusta Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv 802.0:372.88
372.88:802.0
373.3
topic 802.0:372.88
372.88:802.0
373.3
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/18601
url http://hdl.handle.net/1822/18601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132956556525568