A Utilização de Calculadoras Financeiras no Ensino do Cálculo Financeiro. Uma Aplicação Prática, o "Leasing"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Rogério
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Silva, Ilídio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2917
Resumo: A resolução de problemas de Cálculo Financeiro envolve, por vezes, cálculos matemáticos demorados e trabalhosos. A utilização de calculadoras financeiras pode, assim, desempenhar um importante papel neste contexto, na medida em que permite poupar tempo e trabalho na resolução de tais problemas. Sabe-se que muitos docentes não são favoráveis à utilização de calculadoras financeiras no ensino desta disciplina. Pela nossa parte, assumimos uma posição contrária, entendendo que, mais do que simplesmente autorizar o seu uso, devemos incentivá-lo. Neste artigo expomos a nossa posição sobre este assunto, referimos sucintamente os princípios básicos de funcionamento das calculadoras financeiras e recorremos a um exemplo concreto (operação de “leasing”) que julgamos interessante, porque ilustra não só a rapidez e a comodidade de cálculo conseguidas, mas também a necessidade de dominar solidamente os conceitos teóricos por forma a tirar partido das capacidades específicas das calculadoras financeiras.
id RCAP_68f4c5d6132ff134ed98a3f02cd3cd4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Utilização de Calculadoras Financeiras no Ensino do Cálculo Financeiro. Uma Aplicação Prática, o "Leasing"Cálculo financeiroCalculadoras financeirasLeasingA resolução de problemas de Cálculo Financeiro envolve, por vezes, cálculos matemáticos demorados e trabalhosos. A utilização de calculadoras financeiras pode, assim, desempenhar um importante papel neste contexto, na medida em que permite poupar tempo e trabalho na resolução de tais problemas. Sabe-se que muitos docentes não são favoráveis à utilização de calculadoras financeiras no ensino desta disciplina. Pela nossa parte, assumimos uma posição contrária, entendendo que, mais do que simplesmente autorizar o seu uso, devemos incentivá-lo. Neste artigo expomos a nossa posição sobre este assunto, referimos sucintamente os princípios básicos de funcionamento das calculadoras financeiras e recorremos a um exemplo concreto (operação de “leasing”) que julgamos interessante, porque ilustra não só a rapidez e a comodidade de cálculo conseguidas, mas também a necessidade de dominar solidamente os conceitos teóricos por forma a tirar partido das capacidades específicas das calculadoras financeiras.Edições SílaboRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMatias, RogérioSilva, Ilídio2015-09-15T15:28:46Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2917por972-618-373-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:13Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:01.611879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Utilização de Calculadoras Financeiras no Ensino do Cálculo Financeiro. Uma Aplicação Prática, o "Leasing"
title A Utilização de Calculadoras Financeiras no Ensino do Cálculo Financeiro. Uma Aplicação Prática, o "Leasing"
spellingShingle A Utilização de Calculadoras Financeiras no Ensino do Cálculo Financeiro. Uma Aplicação Prática, o "Leasing"
Matias, Rogério
Cálculo financeiro
Calculadoras financeiras
Leasing
title_short A Utilização de Calculadoras Financeiras no Ensino do Cálculo Financeiro. Uma Aplicação Prática, o "Leasing"
title_full A Utilização de Calculadoras Financeiras no Ensino do Cálculo Financeiro. Uma Aplicação Prática, o "Leasing"
title_fullStr A Utilização de Calculadoras Financeiras no Ensino do Cálculo Financeiro. Uma Aplicação Prática, o "Leasing"
title_full_unstemmed A Utilização de Calculadoras Financeiras no Ensino do Cálculo Financeiro. Uma Aplicação Prática, o "Leasing"
title_sort A Utilização de Calculadoras Financeiras no Ensino do Cálculo Financeiro. Uma Aplicação Prática, o "Leasing"
author Matias, Rogério
author_facet Matias, Rogério
Silva, Ilídio
author_role author
author2 Silva, Ilídio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Rogério
Silva, Ilídio
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo financeiro
Calculadoras financeiras
Leasing
topic Cálculo financeiro
Calculadoras financeiras
Leasing
description A resolução de problemas de Cálculo Financeiro envolve, por vezes, cálculos matemáticos demorados e trabalhosos. A utilização de calculadoras financeiras pode, assim, desempenhar um importante papel neste contexto, na medida em que permite poupar tempo e trabalho na resolução de tais problemas. Sabe-se que muitos docentes não são favoráveis à utilização de calculadoras financeiras no ensino desta disciplina. Pela nossa parte, assumimos uma posição contrária, entendendo que, mais do que simplesmente autorizar o seu uso, devemos incentivá-lo. Neste artigo expomos a nossa posição sobre este assunto, referimos sucintamente os princípios básicos de funcionamento das calculadoras financeiras e recorremos a um exemplo concreto (operação de “leasing”) que julgamos interessante, porque ilustra não só a rapidez e a comodidade de cálculo conseguidas, mas também a necessidade de dominar solidamente os conceitos teóricos por forma a tirar partido das capacidades específicas das calculadoras financeiras.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2015-09-15T15:28:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2917
url http://hdl.handle.net/10400.19/2917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 972-618-373-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabo
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130887129923584