Práticas de Letramento Escolar de um Grupo de Professores do Município de Jandaíra / RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Severino Dias de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6750
Resumo: O termo letramento inseriu-se no Brasil desde 1986 por Mary Kato e vem sendo disseminado pelos teóricos como abordagem necessária no ensino da língua materna, provocando uma revolução conceitual na abordagem da linguagem ensinada na escola. Este estudo objetivou investigar o conhecimento de um grupo de professores do Ensino Fundamental I, acerca da conceituação de letramento escolar, analisando a formação profissional e as práticas pedagógicas destes quanto ao tema em estudo. O suporte teórico apoia-se em estudos como os de Kleiman (1995 - 2001), Street (1984 -1993), Tfouni (1988 - 1995 - 2010), Marcuschi (2001), Soares (1998 - 2010), Cagliari (1994), Costa (1997-2004), Rojo (2009), dentre outros. Utilizou-se a metodologia qualitativa, respaldada por Michel (2009), Demo (1996), Gil (1999), Laville & Dionne (2008) e outros. Os dados foram colhidos em quatro escolas situadas em Jandaíra / RN, através do questionário desenvolvido junto aos professores e com a observação das aulas de Língua Portuguesa ministradas por estes para comparar suas práticas com as teorias e com as informações coletadas. A análise dos dados baseou-se nos referenciais teóricos estudados e concluiu-se que na prática os docentes desenvolvem o letramento escolar, mas teoricamente parte destes ainda o desconhece.
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