A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de Táxi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Cátia Daniel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27366
Resumo: Este trabalho de projeto procura aferir a opinião pública dos portugueses relativamente aos motoristas de Táxi e qual o impacto das aplicações de partilha, nomeadamente da Uber, sobre o setor dos Táxis. Esta plataformização de serviços, cada vez mais em voga nos dias de hoje, provocou um enorme furor com a entrada no mercado português, principalmente por ser considerada, por diversos taxistas como concorrência desleal. Primeiro, contextualizou-se o tema mediante uma caracterização dos dois modelos de negócio, Táxis por um lado e Uber por outro, e ainda uma explicação do mediatismo público dado ao diferendo entre os dois serviços. Recorreu-se ainda a uma análise dos preços praticados por ambos os serviços, através da qual se pôde concluir que os preços praticados pelos taxistas dentro da cidade são inferiores aos praticados pela Uber. Para uma análise aprofundada do tema core deste trabalho realizou-se um inquérito online, que procurou entender a opinião geral dos portugueses relativa aos serviços de Táxi por oposição ao da Uber. Com recurso ao inquérito acima mencionado, bem como a toda a informação recolhida no desenrolar deste trabalho, realizou-se uma análise SWOT, através da qual se procurou apontar os pontos fortes e fracos do setor dos Táxis, bem como as oportunidades e ameaças no mercado. Através desta análise, foi possível desenvolver um plano de comunicação que tem por objetivo melhorar a opinião pública dos portugueses sobre os motoristas de Táxi.
id RCAP_690b78ab0e747a9cf5a377842aa42411
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de TáxiEconomia partilhada - Sharing economyTáxisUberTransportes -- TransportPlataformas digitaisOpinião pública -- Public opinionTaxisDigital platformsEste trabalho de projeto procura aferir a opinião pública dos portugueses relativamente aos motoristas de Táxi e qual o impacto das aplicações de partilha, nomeadamente da Uber, sobre o setor dos Táxis. Esta plataformização de serviços, cada vez mais em voga nos dias de hoje, provocou um enorme furor com a entrada no mercado português, principalmente por ser considerada, por diversos taxistas como concorrência desleal. Primeiro, contextualizou-se o tema mediante uma caracterização dos dois modelos de negócio, Táxis por um lado e Uber por outro, e ainda uma explicação do mediatismo público dado ao diferendo entre os dois serviços. Recorreu-se ainda a uma análise dos preços praticados por ambos os serviços, através da qual se pôde concluir que os preços praticados pelos taxistas dentro da cidade são inferiores aos praticados pela Uber. Para uma análise aprofundada do tema core deste trabalho realizou-se um inquérito online, que procurou entender a opinião geral dos portugueses relativa aos serviços de Táxi por oposição ao da Uber. Com recurso ao inquérito acima mencionado, bem como a toda a informação recolhida no desenrolar deste trabalho, realizou-se uma análise SWOT, através da qual se procurou apontar os pontos fortes e fracos do setor dos Táxis, bem como as oportunidades e ameaças no mercado. Através desta análise, foi possível desenvolver um plano de comunicação que tem por objetivo melhorar a opinião pública dos portugueses sobre os motoristas de Táxi.This project aims to assess Portuguese public opinion regarding Taxi drivers and the impact of the sharing economy, namely Uber, on the Taxi sector. This service platform, increasingly in vogue these days, caused a huge furore upon entry into the Portuguese market, mainly due to being considered by many taxi drivers as unfair competition. First, the topic was contextualized through a characterization of the two business models, Taxis on the one hand and Uber on the other, as well as an explanation of the mediatization given to the dispute between the two services. An analysis of the prices charged by both services was also carried out, leading to the conclusion that the prices charged by taxi drivers within the city are lower than those charged by Uber. For an in-depth analysis of the core theme of this work, an online survey was conducted, which sought to understand the general opinion of the Portuguese regarding Taxi services as opposed to Uber. Based on the survey mentioned above, as well as all the information collected during the course of this work, a SWOT analysis was carried out, through which we sought to point out the strengths and weaknesses of the Taxi sector, as well as the opportunities and threats in the market. Through this analysis, it was possible to develop a communication plan that aims to improve Portuguese public opinion on Taxi drivers.2023-01-23T12:24:54Z2022-12-13T00:00:00Z2022-12-132022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27366TID:203157664porCaetano, Cátia Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:01.993778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de Táxi
title A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de Táxi
spellingShingle A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de Táxi
Caetano, Cátia Daniel
Economia partilhada - Sharing economy
Táxis
Uber
Transportes -- Transport
Plataformas digitais
Opinião pública -- Public opinion
Taxis
Digital platforms
title_short A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de Táxi
title_full A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de Táxi
title_fullStr A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de Táxi
title_full_unstemmed A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de Táxi
title_sort A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de Táxi
author Caetano, Cátia Daniel
author_facet Caetano, Cátia Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Cátia Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Economia partilhada - Sharing economy
Táxis
Uber
Transportes -- Transport
Plataformas digitais
Opinião pública -- Public opinion
Taxis
Digital platforms
topic Economia partilhada - Sharing economy
Táxis
Uber
Transportes -- Transport
Plataformas digitais
Opinião pública -- Public opinion
Taxis
Digital platforms
description Este trabalho de projeto procura aferir a opinião pública dos portugueses relativamente aos motoristas de Táxi e qual o impacto das aplicações de partilha, nomeadamente da Uber, sobre o setor dos Táxis. Esta plataformização de serviços, cada vez mais em voga nos dias de hoje, provocou um enorme furor com a entrada no mercado português, principalmente por ser considerada, por diversos taxistas como concorrência desleal. Primeiro, contextualizou-se o tema mediante uma caracterização dos dois modelos de negócio, Táxis por um lado e Uber por outro, e ainda uma explicação do mediatismo público dado ao diferendo entre os dois serviços. Recorreu-se ainda a uma análise dos preços praticados por ambos os serviços, através da qual se pôde concluir que os preços praticados pelos taxistas dentro da cidade são inferiores aos praticados pela Uber. Para uma análise aprofundada do tema core deste trabalho realizou-se um inquérito online, que procurou entender a opinião geral dos portugueses relativa aos serviços de Táxi por oposição ao da Uber. Com recurso ao inquérito acima mencionado, bem como a toda a informação recolhida no desenrolar deste trabalho, realizou-se uma análise SWOT, através da qual se procurou apontar os pontos fortes e fracos do setor dos Táxis, bem como as oportunidades e ameaças no mercado. Através desta análise, foi possível desenvolver um plano de comunicação que tem por objetivo melhorar a opinião pública dos portugueses sobre os motoristas de Táxi.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T00:00:00Z
2022-12-13
2022-11
2023-01-23T12:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27366
TID:203157664
url http://hdl.handle.net/10071/27366
identifier_str_mv TID:203157664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134729453174784