O desenvolvimento das plataformas digitais de transporte num contexto de crise do táxi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ana Sofia dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82336
Resumo: Trabalho de Projeto do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia
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spelling O desenvolvimento das plataformas digitais de transporte num contexto de crise do táxiThe development of for-hire passenger transport in the context of a taxi crisisTáxisUberCabifyEconomia de partilhaMercado de TransportesTaxisUberCabifySharing EconomyTransportation marketTrabalho de Projeto do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de EconomiaO aparecimento de novas formas de transporte de passageiros, as chamadas plataformas eletrónicas como o UBER e o Cabify, vieram intensificar a concorrência ao mercado dos táxis. O mercado dos táxis é considerado um monopólio onde os lucros deveriam ser elevados e, portanto, onde não deveria haver incentivo à saída de taxistas. Com o crescimento das zonas urbanas, cresceu também a concentração de taxistas nessas zonas, levando ao excesso de trabalhadores a operar e onde deixou de haver dos lucros, de tal forma que há saída de taxistas. A situação crítica deste tipo de transportes está associada ao crescimento da taxa de motorização ao longo dos anos, resultado da alteração da forma de vida da população. O aparecimento do transporte em veículo descaracterizado a partir de plataforma eletrónica (TVDE) nas grandes metrópoles veio derrubar o mercado dos táxis o que poderá significar o fim da utilização dos táxis. A atenção dada a estas plataformas a operarem na Europa torna interessante uma análise num contexto económico, especialmente pela demora na intervenção por parte das autoridades competentes da concorrência.Este trabalho de projeto pretende analisar as novas aplicações de partilha e a forma como influenciam o mercado dos táxis, bem como as críticas dos taxistas e as propostas de resolução por parte do governo, a análise de modelos de concorrência presentes nos sectores apresentados, sobre o ponto de vista da organização industrial. A análise referida anteriormente será de carácter mais teórico, com recurso a bibliografia de vários autores, de modo a cobrir uma pesquisa mais ampla. Devido à extrema novidade destas plataformas em Portugal e à falta de artigos científicos aplicados ao caso português, será utilizada também uma análise a notícias de carácter económico. O período em análise, e dado o carácter recente da presença em Portugal destas plataformas, será de 2014 até ao presente.The emergence of new forms of passenger transport, the so-called UBER and Cabify digital platforms, have made difficult the competition in the taxi market. The taxis market is considered a monopoly where profits should be high and therefore where there should be no incentive for taxi drivers to leave the market. With the growth of urban areas, the concentration of taxi drivers in these areas has also increased. This has lead to an excess of workers operating thus making it difficult to distribute profits leading to dismissals. The critical situation of this type of transport is associated with the development of other means of transport over the years, resulting from the change in the way of life of the population. The appearance of Uber and Cabify in large metropolises has taken much of the market share from taxis in what could mean the end of the use of taxis. The attention given to these platforms operating in Europe makes them convenient to analyze in an economic context, especially by the delay of intervention by the competent authorities of competition.This project work intends to analyze the sharing economy and the way they influence the taxi market, as well as taxi drivers' dissatisfaction and the proposals of resolution by the government, the analysis of models of competition present in the sectors presented and the point of view of industrial organization. The analysis will be of a more theoretical nature, using bibliographies of several authors, in order to cover a broader research. Due to the extreme novelty of these platforms in Portugal and the lack of scientific articles applied to the Portuguese case, an analysis of economic news will be used as well. The period analyzed and due to the recent presence of this platforms in Portugal, will be since 2014 to the present.2017-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82336http://hdl.handle.net/10316/82336TID:202110230porSimões, Ana Sofia dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-10-01T12:08:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:15.665660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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