O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Esmeralda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2729
Resumo: Poderão os ambientes virtuais favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de História do ensino fundamental. Participaram na investigação 122 alunos do 8.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em um design centrado no desenvolvimento de competências e em um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa de Aprendizagem e Autonomia na Aprendizagem.
id RCAP_691445d6721eceee343bfb0ca748b354
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2729
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da históriaB-learningCompetências de aprendizagemAmbientes virtuaisLearning skillsPerception learningVirtual environmentsPoderão os ambientes virtuais favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de História do ensino fundamental. Participaram na investigação 122 alunos do 8.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em um design centrado no desenvolvimento de competências e em um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa de Aprendizagem e Autonomia na Aprendizagem.Can virtual environments promote learning skills such that basic education students understand them? This paper examines the impact of new online educational scenarios as to how self-learning skills are perceived in the discipline of History. The research covered 122 students, 8th year, of one school in the district of Porto, Portugal. At the end of the academic year, students responded to a range of self-learning skills adapted to learning in online environments. The results of the study show that virtual learning environments, anchored in a design focused on the development of skills and in a teaching model based on the principles of constructivism, autonomy and interaction can be positive in how basic education students perceive learning skills, according to the following dimensions: Active Learning, Learning Initiative and Autonomy.Faculdade de Tecnologia de GuaratinguetáRepositório AbertoCosta, EsmeraldaMoreira, J. António2014-01-02T17:27:25Z2013-112013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2729porCosta, Esmeralda; Moreira, J. António - O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história. "Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo" [Em linha]. ISSN 2238-5819. Vol. 2, Nº 1 (nov. 2013), p. 42-552238-5819info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:10.166025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história
title O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história
spellingShingle O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história
Costa, Esmeralda
B-learning
Competências de aprendizagem
Ambientes virtuais
Learning skills
Perception learning
Virtual environments
title_short O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história
title_full O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história
title_fullStr O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história
title_full_unstemmed O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história
title_sort O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história
author Costa, Esmeralda
author_facet Costa, Esmeralda
Moreira, J. António
author_role author
author2 Moreira, J. António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Esmeralda
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv B-learning
Competências de aprendizagem
Ambientes virtuais
Learning skills
Perception learning
Virtual environments
topic B-learning
Competências de aprendizagem
Ambientes virtuais
Learning skills
Perception learning
Virtual environments
description Poderão os ambientes virtuais favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de História do ensino fundamental. Participaram na investigação 122 alunos do 8.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em um design centrado no desenvolvimento de competências e em um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa de Aprendizagem e Autonomia na Aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11
2013-11-01T00:00:00Z
2014-01-02T17:27:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2729
url http://hdl.handle.net/10400.2/2729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Esmeralda; Moreira, J. António - O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da história. "Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo" [Em linha]. ISSN 2238-5819. Vol. 2, Nº 1 (nov. 2013), p. 42-55
2238-5819
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135010894118912