Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.29439 |
Resumo: | A transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia. |
id |
RCAP_692b8d103dd0d4dc3cce4b7f1c951c0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29439 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sobre a Transição Digital de Recursos EducativosSobre la Transición Digital de los Recursos EducativosSobre a Transição Digital de Recursos EducativosArticlesA transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia.The transition of educational resources from paper to digital media is underway in several countries and has been accelerated by the Covid-19 pandemic. The speeches made by international organizations and national policy-makers present a double trend: on the one hand, they emphasize the importance of technological innovation in which they recognize various advantages; however, they also point out a number of problems arising from it, especially with regard to learning as confirmed by credible studies. It is in this “doublethink” that the following article analyzes this transition with particular reference to the reality in Portugal and Europe.La transición de los recursos educativos en papel al soporte digital está en marcha en varios países y se ha visto acelerada por la pandemia del covid-19. En los discursos de las organizaciones internacionales y de instituciones políticas nacionales es posible detectar una doble tendencia: por un lado, destacan el imperativo de la innovación tecnológica, en la que reconocen diversas ventajas; por otro, registran varios problemas derivados de ella, especialmente para el aprendizaje, que estudios fiables confirman. Es en este “doblepensar” que este artículo se analiza esta transición, teniendo como referencia la realidad portuguesa y europea.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.29439por2182-96402182-8474Delgado, CátiaDamião, Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-03T08:15:23Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:36.199578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos Sobre la Transición Digital de los Recursos Educativos Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos |
title |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos |
spellingShingle |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos Delgado, Cátia Articles |
title_short |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos |
title_full |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos |
title_fullStr |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos |
title_full_unstemmed |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos |
title_sort |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos |
author |
Delgado, Cátia |
author_facet |
Delgado, Cátia Damião, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Damião, Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delgado, Cátia Damião, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Articles |
topic |
Articles |
description |
A transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25749/sis.29439 |
url |
https://doi.org/10.25749/sis.29439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9640 2182-8474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134147867836416 |