Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134 |
Resumo: | RESUMO A transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia. |
id |
RCAP_b684e57e26bb3d8f9228b9b648a57bf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84742024000100134 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticostransição digitalduplopensarpolíticas educativasnarrativa global de educaçãoRESUMO A transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2024-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134Sisyphus - Journal of Education v.11 n.3 2024reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134Delgado,CátiaDamião,Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T23:00:46Zoai:scielo:S2182-84742024000100134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:46.903716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos |
title |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos |
spellingShingle |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos Delgado,Cátia transição digital duplopensar políticas educativas narrativa global de educação |
title_short |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos |
title_full |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos |
title_fullStr |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos |
title_full_unstemmed |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos |
title_sort |
Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos |
author |
Delgado,Cátia |
author_facet |
Delgado,Cátia Damião,Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Damião,Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delgado,Cátia Damião,Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transição digital duplopensar políticas educativas narrativa global de educação |
topic |
transição digital duplopensar políticas educativas narrativa global de educação |
description |
RESUMO A transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sisyphus - Journal of Education v.11 n.3 2024 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137791298240512 |