Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado,Cátia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Damião,Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134
Resumo: RESUMO A transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia.
id RCAP_b684e57e26bb3d8f9228b9b648a57bf1
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84742024000100134
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticostransição digitalduplopensarpolíticas educativasnarrativa global de educaçãoRESUMO A transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2024-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134Sisyphus - Journal of Education v.11 n.3 2024reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134Delgado,CátiaDamião,Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T23:00:46Zoai:scielo:S2182-84742024000100134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:46.903716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos
title Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos
spellingShingle Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos
Delgado,Cátia
transição digital
duplopensar
políticas educativas
narrativa global de educação
title_short Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos
title_full Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos
title_fullStr Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos
title_full_unstemmed Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos
title_sort Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos
author Delgado,Cátia
author_facet Delgado,Cátia
Damião,Maria Helena
author_role author
author2 Damião,Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado,Cátia
Damião,Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv transição digital
duplopensar
políticas educativas
narrativa global de educação
topic transição digital
duplopensar
políticas educativas
narrativa global de educação
description RESUMO A transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100134
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Sisyphus - Journal of Education v.11 n.3 2024
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137791298240512