Inclusão de uma criança com síndrome de Turner numa escola do ensino regular: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Paula Cristina Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8131
Resumo: É notória a preocupação que a escola de hoje tem em se adequar à diversidade de alunos que chegam até si tendo em vista a sua inclusão independentemente das suas características. Contudo, os processos de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais nem sempre têm tido o sucesso pretendido. A presente investigação pretende contribuir para o conhecimento e o debate sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Turner na escola portuguesa do ensino público regular. A Síndrome de Turner é uma alteração genética que se caracteriza pela presença de apenas um cromossoma X e a substituição parcial ou total do segundo cromossoma sexual em indivíduos fenotipicamente femininos. Estes apresentam geralmente, baixa estatura, distúrbios no desenvolvimento dos ovários (disgenesia gonodal) e outras anomalias associadas. Para se atingir os objetivos pretendidos desenhou-se uma estratégia investigativa que se caracteriza como estudo de caso, assente numa metodologia de carácter qualitativo, cujo foco incidiu numa aluna de uma turma do ensino público regular, a quem foi atribuído o nome fictício de Inês. Para sustentar este estudo foram utilizados diversos instrumentos para a recolha de dados, nomeadamente a análise documental, a entrevista semiestruturada, observação direta, o diário de campo e o teste sociométrico. Estes instrumentos permitiram realizar a triangulação dos dados. Os resultados obtidos permitem afirmar que se trata de um caso de boa integração na turma, não se evidenciando graves problemas de socialização. A lacuna existente, que não permite afirmar que a inclusão é efetiva, é a insuficiência de apoio pedagógico personalizado em sala de aula e a ausência de acompanhamento por parte de uma equipa multidisciplinar constituída por técnicos de várias especialidades que lhe proporcione as terapias adequadas ao seu desenvolvimento.
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