A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Sandra Cristina Paiva, 1981-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/31948
Resumo: Tese de mestrado, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_693698289abcd7e2947bbd14f1a920f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/31948
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicasPáginas WebRedes de comunicaçãoCursos profissionaisTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente relatório descreve o projeto de intervenção intitulado ”Aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas”, implementado na Escola Secundária de Gago Coutinho em Alverca, numa turma de 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Redes de Comunicação, no módulo 5 “Desenvolvimento de Páginas Web Dinâmicas”. A prática de ensino supervisionada decorreu ao longo de 14 tempos letivos, com a duração de 45 minutos cada, e teve como objetivos a aquisição dos conceitos de sessão, cookies e tratamento de erros na linguagem PHP (PHP:Hypertext Preprocessor) e a consolidação de conhecimentos nas linguagens PHP, HTML (HyperText Markup Language) e CSS (Cascading Style Sheets), com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projetos. O projeto foi apresentado aos alunos como um concurso, dividido em três fases: i) planeamento da estrutura do site; ii) criação de um protótipo de uma loja online; e iii) programação do acesso à base de dados e respetivas funcionalidades. Neste relatório são retratados todos os procedimentos respeitantes à intervenção pedagógica que visaram a primeira e segunda fases do projeto. A terceira fase foi desenhada com o intuito de permitir a continuidade do projeto no módulo 7, “Acesso a Base de Dados via Web”. Com o objetivo de avaliar o produto desenvolvido pelos alunos, bem como o seu processo, foram utilizadas grelhas de observação de aula, de monitorização do projeto e de avaliação das fases do projeto. Para além destes, foram aplicados outros instrumentos de avaliação com o intuito de verificar, se a abordagem baseada em projetos contribuiu para a consolidação dos conceitos de programação para a web. Os resultados obtidos evidenciam um incremento significativo na melhoria das aprendizagens dos alunos, podendo-se afirmar que a metodologia adotada teve um impacto positivo na consolidação de conhecimentos.This report describes the intervention project entitled "Project-based learning in the development of dynamic web pages", developed on the Gago Coutinho high school in Alverca, on the 11th grade of the Management Technician and Computer Systems Developer Professional Course, in the Communication Networks class, module 5 "Dynamic Web Pages Development". The supervised teaching practice took place over 14 academic days, lasting 45 minutes each, and aimed to the acquisition of the session, cookies and error handling concepts in PHP (PHP: Hypertext Preprocessor) and consolidation knowledge in PHP, HTML (HyperText Markup Language) and CSS (Cascading Style Sheets), using the Project-based learning methodology. The project was presented to the students as a competition, divided into three phases: i) planning the site structure; ii) creation of an online store prototype; and iii) database access programming and respective features. In this report we have portrayed all procedures relating to the pedagogical intervention that targeted the first and second phases of the project. The third stage was designed in order to allow the continuation of the project in module 7, "Web Database Access". In order to evaluate the product developed by the students, and their process, classroom observation, project monitoring and evaluation of project phases grids were used. Apart from these, we have applied other assessment tools in order to verify if the project-based approach has contributed to the consolidation of programming concepts for the web. The results have shown a significant increase in the improvement of student learning, it can be said that the methodology adopted had a positive impact on consolidating knowledge.Matos, João Filipe, 1950-Calha, Mário João BarataRepositório da Universidade de LisboaResende, Sandra Cristina Paiva, 1981-2018-02-23T12:16:07Z20162016-10-062016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31948TID:201694956porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:25:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/31948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:17.572569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas
title A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas
spellingShingle A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas
Resende, Sandra Cristina Paiva, 1981-
Páginas Web
Redes de comunicação
Cursos profissionais
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas
title_full A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas
title_fullStr A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas
title_full_unstemmed A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas
title_sort A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas
author Resende, Sandra Cristina Paiva, 1981-
author_facet Resende, Sandra Cristina Paiva, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Calha, Mário João Barata
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Sandra Cristina Paiva, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Páginas Web
Redes de comunicação
Cursos profissionais
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Páginas Web
Redes de comunicação
Cursos profissionais
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de mestrado, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-06
2016-01-01T00:00:00Z
2018-02-23T12:16:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/31948
TID:201694956
url http://hdl.handle.net/10451/31948
identifier_str_mv TID:201694956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134398872813568