Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luís Miguel Palma, 1967-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/35045
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_99c8260acd71e807e9c41bfd7536decd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/35045
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicasPáginas WebCursos profissionaisInteligência artificialPHP (Linguagens de programação)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este relatório tem o intuito de descrever a minha prática pedagógica supervisionada na Escola Secundária Gago Coutinho em Alverca, no módulo de “Páginas web dinâmicas” da disciplina de “Redes de Comunicação” numa turma do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos com 14 alunos, cuja a média de idades era de 16 anos. As temáticas chave abordadas foram as estruturas de dados compostos e estruturas de decisão, em linguagem PHP. Estes conteúdos foram complementados com outras duas temáticas mais específicas inclusas no módulo: o desenvolvimento em linguagens de scripting e as técnicas básicas de escrita de páginas dinâmicas. Para a aplicação prática dos conteúdos utilizou-se a metodologia do Project Based Learning. O projeto teve como objetivo final a produção de um sistema de recomendação na escolha de smartphones ou de alimentos. A estratégia de codificação do produto utilizada foi a programação a pares, vulgo, Pair Programming, onde um dos alunos assume o papel de codificador e o outro de navegador. A avaliação sumativa foi efetuada pelo professor e pelos alunos, em partes iguais. O relatório inclui uma componente de investigação que tem como foco o Pair Programming e, como objetivo, identificar as relações do emparelhamento dos alunos com determinadas características e a compreensão da construção de uma página web dinâmica. Os resultados sugerem que, ara além da satisfação e reforço da confiança no trabalho, a estratégia de pair programming possibilita que o segundo melhor elemento do par consiga uma melhor prestação relativamente à sua performance enquanto que para o melhor elemento de cada par, esse acréscimo na performance não se revela nas evidências obtidas.This report describes my teaching intervention which took place at the Gago Coutinho High School, Alverca, in module "Dynamic web pages" of "Communication Networks" of the 2nd grade of the Management Technician and Computer Systems Developer Professional Course. The class had 14 students with an average age of 16 years. The key theme was Data Structure Types (arrays) and Decision Structures, in PHP language. This contents were complemented with two more themes of this module: “Development in scripting languages” and “Basic techniques for writing dynamic pages”. To put in practice the teaching of those contents I used Project Based Learning methodology. The Project aimed to develop a food or smartphones choice recommendation system. Pair Programming was used as development methodology, which each student assuming alternatively the coder and navigator role. The summative assessment was shared between teacher and students in even parts. This report includes a research component focused in the Pair Programming aiming to identify relationships between the two pair student’s roles and the understanding how they develop dynamic web pages. The results suggest that, beyond the satisfaction and reinforcement of trust in the work, the pair programming strategy allows the second best pupil of the pair to get a better performance while for the best pupil in the pair there is not evidence of increase in performance.Matos, João Filipe, 1950-Correia, LuísRepositório da Universidade de LisboaGomes, Luís Miguel Palma, 1967-2018-10-15T11:08:52Z20182018-06-142018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/35045TID:202193403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/35045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:35.867824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
title Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
spellingShingle Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
Gomes, Luís Miguel Palma, 1967-
Páginas Web
Cursos profissionais
Inteligência artificial
PHP (Linguagens de programação)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
title_full Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
title_fullStr Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
title_full_unstemmed Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
title_sort Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
author Gomes, Luís Miguel Palma, 1967-
author_facet Gomes, Luís Miguel Palma, 1967-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Correia, Luís
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Luís Miguel Palma, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Páginas Web
Cursos profissionais
Inteligência artificial
PHP (Linguagens de programação)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Páginas Web
Cursos profissionais
Inteligência artificial
PHP (Linguagens de programação)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15T11:08:52Z
2018
2018-06-14
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/35045
TID:202193403
url http://hdl.handle.net/10451/35045
identifier_str_mv TID:202193403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134428638740480