Mercado das explicações - a emergência de um terceiro setor educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10339 |
Resumo: | O negócio privado das explicações é um fenómeno que já não pode ser ignorado, quer pela sua dimensão, quer pelos impactos que produz. Neste contexto, conscientes das limitações do presente trabalho, procurámos contribuir para a sistematização do conhecimento deste fenómeno que tem vindo a emergir como um terceiro setor educativo. Assim, procurámos enquadrar, sucintamente, a produção e a regulação da política educativa, do ponto de vista da centralidade do Estado e do Mercado, num quadro de globalização fortemente marcado pelo ideal neoliberal. Posteriormente, propusemo-nos enquadrar as explicações enquanto fenómeno mundial em expansão, procurando sistematizar o conhecimento sobre os aspetos mais relevantes da atividade, dedicando um espaço próprio para apresentar o fenómeno em Portugal. Neste sentido recorremos à metodologia de estudo de casos múltiplos, procurando encontrar evidências que nos permitam compreender se esta atividade, nos quatro centros estudados em Lisboa, segue uma tendência internacional que ultrapassa o tradicional conceito de explicações, evidenciando, nalguns casos, uma aproximação aos “centros de aprendizagem” com a disponibilização de propostas personalizadas de serviços educativos, numa oferta empresarial distinta e em expansão. A realização deste estudo colocou-nos perante a afirmação de um conjunto de questões e preocupações óbvias de caráter social, político, económico, ético, de justiça e equidade, que têm vindo a ser identificadas nacional e internacionalmente e que devem merecer, por parte dos decisores políticos, especial atenção. Neste quadro, porque as respostas políticas são distintas de país para país, os decisores políticos devem reconhecer e avaliar o contexto em que as explicações se desenvolvem, procurando encorajar e/ou desencorajar algumas das dimensões existentes, considerando, respetivamente, o conjunto de impactos positivos e negativos associados. |
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