Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Catarina Mendes Faria da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/521
Resumo: Nos últimos anos, a sociedade tem recorrido a estratégias diversificadas de ensino paralelo com a abertura de sucessivas empresas destinadas a este recurso: explicações. A procura despoleta o negócio, a existência e a exigência de mão-de-obra qualificada. Os serviços invadem o mercado a um ritmo de crescimento exponencial, tornando-se uma realidade crescente atestada pela quantidade e diversidade de anúncios cujo suporte em papel e digital invadem locais de conveniência, identificando os espaços pri- vilegiados de acesso, que vão desde a casa do explicador/explicando a espaços interactivos disponíveis na web. Neste trabalho, apresenta-se uma breve análise da educação e ensino, em particular, da Matemática em Portugal e com incidência nos resultados nacionais e internacionais de alunos portugueses. Descreve-se o fenómeno das explicações em diferentes países, apresenta-se conceitos e características: agentes, intervenientes e particularidades. Com o objectivo de caracterizar o fenómeno das explicações, realizou-se um estudo de caso através dum inquérito por questionário a alunos do 9º ano de uma cidade da região centro de Portugal, que possibilitou a comparação de tendências apresentadas sobre o fenómeno, em contexto nacional e internacional. Da sua análise concluiu-se que as explicações estão presentes no percurso escolar dos alunos e definem um serviço complementar que contribui para a melhoria dos resultados escolares e preparação para testes e exames nacionais. Uma actividade considerada importante para a maioria dos alunos ao longo do percurso escolar. Over the past few years, society has made use of diverse strategies of parallel teaching with the successive opening of enterprises aimed at this resource: private tuition. The demand triggers the business, its existence and the requirement of skilled labor. The services invade the market at an exponential growth rate, becoming a growing reality attested by the quantity and diversity of ads whose printed and digital formats invade convenience locations, identifying privileged access places, which range from the home of the tutor/tutee to interactive spaces available on the web. This paper presents a brief analysis of education and teaching, particularly of Mathematics in Portugal, and with a focus on national and international results of Por- tuguese students. It describes the phenomenon of private tuition in different countries, presenting its concepts and characteristics: agents, intervenients and particularities. With the purpose of characterizing the phenomenon of private tuition, a case study through a questionnaire survey to students in 9th grade of a town in the central region of Portugal was held, which allowed the comparison of trends presented regarding the phenomenon in the national and international contexts. From its analysis it was con- cluded that private tuition is present in students’ school careers and set a complemen- tary service that contributes to improving educational outcomes and to the preparation for tests and national exams. An activity is considered important to most students throughout their school career.
id RCAP_5e1a55aa9b84d5e30013e4c363279736
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/521
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade.EducaçãoEnsinoMatemáticaExplicaçõesTMMATNos últimos anos, a sociedade tem recorrido a estratégias diversificadas de ensino paralelo com a abertura de sucessivas empresas destinadas a este recurso: explicações. A procura despoleta o negócio, a existência e a exigência de mão-de-obra qualificada. Os serviços invadem o mercado a um ritmo de crescimento exponencial, tornando-se uma realidade crescente atestada pela quantidade e diversidade de anúncios cujo suporte em papel e digital invadem locais de conveniência, identificando os espaços pri- vilegiados de acesso, que vão desde a casa do explicador/explicando a espaços interactivos disponíveis na web. Neste trabalho, apresenta-se uma breve análise da educação e ensino, em particular, da Matemática em Portugal e com incidência nos resultados nacionais e internacionais de alunos portugueses. Descreve-se o fenómeno das explicações em diferentes países, apresenta-se conceitos e características: agentes, intervenientes e particularidades. Com o objectivo de caracterizar o fenómeno das explicações, realizou-se um estudo de caso através dum inquérito por questionário a alunos do 9º ano de uma cidade da região centro de Portugal, que possibilitou a comparação de tendências apresentadas sobre o fenómeno, em contexto nacional e internacional. Da sua análise concluiu-se que as explicações estão presentes no percurso escolar dos alunos e definem um serviço complementar que contribui para a melhoria dos resultados escolares e preparação para testes e exames nacionais. Uma actividade considerada importante para a maioria dos alunos ao longo do percurso escolar. Over the past few years, society has made use of diverse strategies of parallel teaching with the successive opening of enterprises aimed at this resource: private tuition. The demand triggers the business, its existence and the requirement of skilled labor. The services invade the market at an exponential growth rate, becoming a growing reality attested by the quantity and diversity of ads whose printed and digital formats invade convenience locations, identifying privileged access places, which range from the home of the tutor/tutee to interactive spaces available on the web. This paper presents a brief analysis of education and teaching, particularly of Mathematics in Portugal, and with a focus on national and international results of Por- tuguese students. It describes the phenomenon of private tuition in different countries, presenting its concepts and characteristics: agents, intervenients and particularities. With the purpose of characterizing the phenomenon of private tuition, a case study through a questionnaire survey to students in 9th grade of a town in the central region of Portugal was held, which allowed the comparison of trends presented regarding the phenomenon in the national and international contexts. From its analysis it was con- cluded that private tuition is present in students’ school careers and set a complemen- tary service that contributes to improving educational outcomes and to the preparation for tests and national exams. An activity is considered important to most students throughout their school career.Orientação: Prof.ª Doutora Ana Ramires.2013-08-16T12:28:44Z2013-08-162012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/521http://hdl.handle.net/11328/521porCunha, A.C.M.F. (2012). Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Matemática/Educação.Cota: TMMAT 125Cunha, Ana Catarina Mendes Faria dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:05:09Zoai:repositorio.upt.pt:11328/521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:14.141464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade.
title Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade.
spellingShingle Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade.
Cunha, Ana Catarina Mendes Faria da
Educação
Ensino
Matemática
Explicações
TMMAT
title_short Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade.
title_full Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade.
title_fullStr Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade.
title_full_unstemmed Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade.
title_sort Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade.
author Cunha, Ana Catarina Mendes Faria da
author_facet Cunha, Ana Catarina Mendes Faria da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ana Catarina Mendes Faria da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino
Matemática
Explicações
TMMAT
topic Educação
Ensino
Matemática
Explicações
TMMAT
description Nos últimos anos, a sociedade tem recorrido a estratégias diversificadas de ensino paralelo com a abertura de sucessivas empresas destinadas a este recurso: explicações. A procura despoleta o negócio, a existência e a exigência de mão-de-obra qualificada. Os serviços invadem o mercado a um ritmo de crescimento exponencial, tornando-se uma realidade crescente atestada pela quantidade e diversidade de anúncios cujo suporte em papel e digital invadem locais de conveniência, identificando os espaços pri- vilegiados de acesso, que vão desde a casa do explicador/explicando a espaços interactivos disponíveis na web. Neste trabalho, apresenta-se uma breve análise da educação e ensino, em particular, da Matemática em Portugal e com incidência nos resultados nacionais e internacionais de alunos portugueses. Descreve-se o fenómeno das explicações em diferentes países, apresenta-se conceitos e características: agentes, intervenientes e particularidades. Com o objectivo de caracterizar o fenómeno das explicações, realizou-se um estudo de caso através dum inquérito por questionário a alunos do 9º ano de uma cidade da região centro de Portugal, que possibilitou a comparação de tendências apresentadas sobre o fenómeno, em contexto nacional e internacional. Da sua análise concluiu-se que as explicações estão presentes no percurso escolar dos alunos e definem um serviço complementar que contribui para a melhoria dos resultados escolares e preparação para testes e exames nacionais. Uma actividade considerada importante para a maioria dos alunos ao longo do percurso escolar. Over the past few years, society has made use of diverse strategies of parallel teaching with the successive opening of enterprises aimed at this resource: private tuition. The demand triggers the business, its existence and the requirement of skilled labor. The services invade the market at an exponential growth rate, becoming a growing reality attested by the quantity and diversity of ads whose printed and digital formats invade convenience locations, identifying privileged access places, which range from the home of the tutor/tutee to interactive spaces available on the web. This paper presents a brief analysis of education and teaching, particularly of Mathematics in Portugal, and with a focus on national and international results of Por- tuguese students. It describes the phenomenon of private tuition in different countries, presenting its concepts and characteristics: agents, intervenients and particularities. With the purpose of characterizing the phenomenon of private tuition, a case study through a questionnaire survey to students in 9th grade of a town in the central region of Portugal was held, which allowed the comparison of trends presented regarding the phenomenon in the national and international contexts. From its analysis it was con- cluded that private tuition is present in students’ school careers and set a complemen- tary service that contributes to improving educational outcomes and to the preparation for tests and national exams. An activity is considered important to most students throughout their school career.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-08-16T12:28:44Z
2013-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/521
http://hdl.handle.net/11328/521
url http://hdl.handle.net/11328/521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cunha, A.C.M.F. (2012). Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Matemática/Educação.
Cota: TMMAT 125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134952375189504