Uma ação de formação contínua de enfermeiros: da conceção à avaliação do funcionamento de uma ação de formação contínua feita pelos participantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, José Filipe Pires
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/54581
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
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spelling Uma ação de formação contínua de enfermeiros: da conceção à avaliação do funcionamento de uma ação de formação contínua feita pelos participantesA continuous training action of nurses: from conception to evaluation of the functioning of a continuous training action made by the participantsFormaçãoAvaliaçãoParticipaçãoMotivaçãoTrainingEvaluationParticipationMotivationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)Os temas da formação e da avaliação, mais do que nunca, revelam-se instrumentos fundamentais para o desenvolvimento e crescimento das organizações e das pessoas que nelas exercem a sua atividade profissional. Assim, o presente trabalho pretende abordar questões como a participação e a motivação para as práticas formativas, avaliando também um processo de formação, onde procuramos identificar quais as expectativas dos formandos em relação ao curso e quais os efeitos que ocorreram após o seu término. Foi avaliada também toda a programação do curso, passando pelas metodologias de ensino e de avaliação, pelos conteúdos chegando até à questão da transferência dos mesmos para a prática profissional. Para a realização desta investigação foram implementadas metodologias de carácter qualitativo e quantitativo, onde destacamos a realização de um grupo focal e dois inquéritos por questionário construídos com recurso à escala de Likert. Os resultados deste estudo revelaram a existência da necessidade de apostar numa política formativa mais integrada contextualmente, que permita uma participação mais ativa e ampla dos formandos, de modo a que estes possam sentir que têm um papel relevante na elaboração do plano de formação. Foi também manifesta a quantidade de formandos que revelaram que se guiam pela motivação de aprender, de querer saber mais e com isto serem mais autónomos nas suas tarefas. No que diz respeito ao processo de formação, o balanço foi positivo, os formandos mostraram-se satisfeitos com a ação de formação, mostrando que conseguiram transferir para o contexto de trabalho os saberes obtidos em formação. Contudo, existem algumas questões em certos pontos da formação que necessitam de ser melhoradas, de modo a que este tipo de formação aumente a sua qualidade e, por conseguinte, a quantidade de formandos nas sessões.The subjects of formation and evaluation are more than ever revealing themselves as fundamental instruments to the development and growth of organizations and the people that in them exercise their professional activities. Thus, the present work intents to address issues as participation and motivation for the training practices, also assessing the training process, where we search to identify the expectations of the trainees regarding the course and what effects occurred after its completion. It was also assessed all the programming of the course, going through the methodologies of teaching and evaluation, reaching the question of the transfer of the same to the professional setting. For the performance of this investigation, qualitative and quantitative methodologies were implemented, where we emphasize the completion of a focus group and two surveys by questionnaire structured from the Likert scale. The results of this investigation reveal the need to focus on a more contextually integrated training policy, that allows for a more active and broad participation of the trainees, in a way that they can feel that they have a more relevant role in the elaboration of the training plan. It was also displayed the number of trainees who showed that they are guided by the motivation to learn, to want to know more and with this be more autonomous in their tasks. Regarding the training process, the results were positive, the trainees were satisfied with the training action, showing that they could transfer to their work setting the knowledge obtained in training. However, there are some issues in certain areas of training that need to be improved in order for this type of training to increase their quality and therefore the number of trainees in the sessions.Silva, Manuel AntónioUniversidade do MinhoPontes, José Filipe Pires20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54581por201858487info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:44.137603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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