Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Ofélia Henriques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/12244
Resumo: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014
id RCAP_6977a5e0429711ee90d6e2a6fa134ab8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/12244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não maternaLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLíngua materna e educaçãoLinguística - Investigação - AustraliaTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014A presente dissertação tem como objetivo observar, analisar e discutir a aplicação de uma abordagem de base genológica no ensino do Português, em aulas de apoio pedagógico, a alunos nascidos em Portugal de língua materna não portuguesa que frequentam o ensino regular em Portugal. O desenho e a aplicação da investigação têm como fundamento teórico a teorização da Escola de Sydney (Martin & Rothery: 1980,1981; Martin & Rose, 2008) e as propostas de M. K. Halliday (1985, 1994, 2004) para o estudo e descrição da língua. Esta investigação, para além de um enquadramento teórico e justificação da escolha da investigação, apresenta alguns aspetos fundamentais da monitorização de uma experiência e analisa os dados recolhidos na perspetiva da abordagem baseada em género; inclui também uma seleção dos documentos usados na experiência e apresenta ainda propostas para a utilização de uma pedagogia de géneros na perspetiva da Escola de Sidney. Realiza-se esta investigação na expectativa de que a reflexão produzida possa contribuir para uma eventual reorientação do ensino e da aprendizagem dos alunos de língua materna não portuguesa, em especial daqueles que oficialmente não estão incluídos no grupo dos alunos de Português Língua Não Materna (PLNM).Avelar, AntónioRepositório da Universidade de LisboaMendes, Maria Ofélia Henriques2014-10-13T15:34:10Z2014-07-082014-02-252014-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/12244TID:201896028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:59:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/12244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:35:40.264753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna
title Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna
spellingShingle Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna
Mendes, Maria Ofélia Henriques
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua materna e educação
Linguística - Investigação - Australia
Teses de mestrado - 2014
title_short Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna
title_full Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna
title_fullStr Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna
title_full_unstemmed Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna
title_sort Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna
author Mendes, Maria Ofélia Henriques
author_facet Mendes, Maria Ofélia Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avelar, António
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Ofélia Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua materna e educação
Linguística - Investigação - Australia
Teses de mestrado - 2014
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua materna e educação
Linguística - Investigação - Australia
Teses de mestrado - 2014
description Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-13T15:34:10Z
2014-07-08
2014-02-25
2014-07-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/12244
TID:201896028
url http://hdl.handle.net/10451/12244
identifier_str_mv TID:201896028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134256208805888