Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/12244 |
Resumo: | Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014 |
id |
RCAP_6977a5e0429711ee90d6e2a6fa134ab8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/12244 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não maternaLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLíngua materna e educaçãoLinguística - Investigação - AustraliaTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014A presente dissertação tem como objetivo observar, analisar e discutir a aplicação de uma abordagem de base genológica no ensino do Português, em aulas de apoio pedagógico, a alunos nascidos em Portugal de língua materna não portuguesa que frequentam o ensino regular em Portugal. O desenho e a aplicação da investigação têm como fundamento teórico a teorização da Escola de Sydney (Martin & Rothery: 1980,1981; Martin & Rose, 2008) e as propostas de M. K. Halliday (1985, 1994, 2004) para o estudo e descrição da língua. Esta investigação, para além de um enquadramento teórico e justificação da escolha da investigação, apresenta alguns aspetos fundamentais da monitorização de uma experiência e analisa os dados recolhidos na perspetiva da abordagem baseada em género; inclui também uma seleção dos documentos usados na experiência e apresenta ainda propostas para a utilização de uma pedagogia de géneros na perspetiva da Escola de Sidney. Realiza-se esta investigação na expectativa de que a reflexão produzida possa contribuir para uma eventual reorientação do ensino e da aprendizagem dos alunos de língua materna não portuguesa, em especial daqueles que oficialmente não estão incluídos no grupo dos alunos de Português Língua Não Materna (PLNM).Avelar, AntónioRepositório da Universidade de LisboaMendes, Maria Ofélia Henriques2014-10-13T15:34:10Z2014-07-082014-02-252014-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/12244TID:201896028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:59:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/12244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:35:40.264753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna |
title |
Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna |
spellingShingle |
Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna Mendes, Maria Ofélia Henriques Língua portuguesa - Estudo e ensino Língua materna e educação Linguística - Investigação - Australia Teses de mestrado - 2014 |
title_short |
Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna |
title_full |
Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna |
title_fullStr |
Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna |
title_full_unstemmed |
Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna |
title_sort |
Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna |
author |
Mendes, Maria Ofélia Henriques |
author_facet |
Mendes, Maria Ofélia Henriques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Avelar, António Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Maria Ofélia Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Língua materna e educação Linguística - Investigação - Australia Teses de mestrado - 2014 |
topic |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Língua materna e educação Linguística - Investigação - Australia Teses de mestrado - 2014 |
description |
Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-13T15:34:10Z 2014-07-08 2014-02-25 2014-07-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/12244 TID:201896028 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/12244 |
identifier_str_mv |
TID:201896028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134256208805888 |