Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Joana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/24700
Resumo: Esta dissertação pretende ser um contributo para o ensino de Português (PLE/PL2), designadamente no ensino da leitura e da escrita. O estudo adota como fundamento teórico as propostas de ensino conhecidas por Pedagogia de Género (Martin e Rose, 2008; Rose e Martin, 2012), por sua vez baseadas nos estudos genológicos (Christie, 1998; Martin e Rothery, 1986; Christie e Martin, 1997; Martin, 1999). Partindo da constatação de que não existe evidência científica sobre a compatibilidade desta abordagem de ensino com o texto de documentos fundadores do ensino das línguas (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECRL), nem sobre a viabilidade funcional dos manuais disponíveis, tendo em conta a mesma perspetiva de ensino, realizamos dois estudos: a) Análise dos descritores e das competências patentes no QECRL e estabelecimento de quadros de correspondência genológica; b) Identificação e classificação das propostas textuais (géneros) presentes em dois manuais de Português Língua Estrangeira, de nível B1, considerando a integridade, autenticidade e contextualização genológica. Das conclusões de ambos os estudos, é possível defender a propriedade da aplicação de uma abordagem genológica para o ensino das línguas (PLE/PL2), a compatibilidade da abordagem de ensino com o texto do QECRL e a viabilidade, ainda que mitigada, do uso informado dos manuais estudados.
id RCAP_88b2ce20866cf20a1de89f8db3414fda
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/24700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2Língua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosLíngua portuguesa - Discurso (Linguística)Manuais de ensino - História e críticaFuncionalismo (Linguística)Teses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEsta dissertação pretende ser um contributo para o ensino de Português (PLE/PL2), designadamente no ensino da leitura e da escrita. O estudo adota como fundamento teórico as propostas de ensino conhecidas por Pedagogia de Género (Martin e Rose, 2008; Rose e Martin, 2012), por sua vez baseadas nos estudos genológicos (Christie, 1998; Martin e Rothery, 1986; Christie e Martin, 1997; Martin, 1999). Partindo da constatação de que não existe evidência científica sobre a compatibilidade desta abordagem de ensino com o texto de documentos fundadores do ensino das línguas (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECRL), nem sobre a viabilidade funcional dos manuais disponíveis, tendo em conta a mesma perspetiva de ensino, realizamos dois estudos: a) Análise dos descritores e das competências patentes no QECRL e estabelecimento de quadros de correspondência genológica; b) Identificação e classificação das propostas textuais (géneros) presentes em dois manuais de Português Língua Estrangeira, de nível B1, considerando a integridade, autenticidade e contextualização genológica. Das conclusões de ambos os estudos, é possível defender a propriedade da aplicação de uma abordagem genológica para o ensino das línguas (PLE/PL2), a compatibilidade da abordagem de ensino com o texto do QECRL e a viabilidade, ainda que mitigada, do uso informado dos manuais estudados.This work seeks to contribute to the teaching of portuguese language as a second or as a foreign language (PSL/PFL), particulary to the teaching of Reading and Writing skills. The study is grounded in the purposals of the Sydney School concerning Genre Pedagogy (Martin e Rose, 2008; Rose e Martin, 2012) which itself is based on the generic studies (Christie, 1998; Martin e Rothery, 1986; Christie e Martin, 1997; Martin, 1999). Starting from the point that there is no cientific evidence of the compatibility between this approach and fundamental documents such as the Common European Framework of Reference for Languages (CEFRL), neither the fuctional viability of texts books, we undertake two studies: a) Analysis of scriptors and skills presents in CEFRL and establishment of charts of generic correspondence; b) Identification and classification of the existing genres in two text books for the Level B1 of teaching Portuguese as a foreign language. This study takes texts integrity, autenticity and generic contextualization into consideration. According to the conclusions drawn of both studies, it is possible to claim the propriety of generic approach for teaching (PSL/PFL) as well as the compatibility of this approach with the text of CERFL. However, recaution is recomended using text books.Avelar, António M. S.Repositório da Universidade de LisboaLoureiro, Joana2016-09-22T09:25:39Z2016-06-282016-03-312016-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24700TID:201258633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:47.876599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2
title Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2
spellingShingle Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2
Loureiro, Joana
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Língua portuguesa - Discurso (Linguística)
Manuais de ensino - História e crítica
Funcionalismo (Linguística)
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2
title_full Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2
title_fullStr Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2
title_full_unstemmed Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2
title_sort Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2
author Loureiro, Joana
author_facet Loureiro, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avelar, António M. S.
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Língua portuguesa - Discurso (Linguística)
Manuais de ensino - História e crítica
Funcionalismo (Linguística)
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Língua portuguesa - Discurso (Linguística)
Manuais de ensino - História e crítica
Funcionalismo (Linguística)
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Esta dissertação pretende ser um contributo para o ensino de Português (PLE/PL2), designadamente no ensino da leitura e da escrita. O estudo adota como fundamento teórico as propostas de ensino conhecidas por Pedagogia de Género (Martin e Rose, 2008; Rose e Martin, 2012), por sua vez baseadas nos estudos genológicos (Christie, 1998; Martin e Rothery, 1986; Christie e Martin, 1997; Martin, 1999). Partindo da constatação de que não existe evidência científica sobre a compatibilidade desta abordagem de ensino com o texto de documentos fundadores do ensino das línguas (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECRL), nem sobre a viabilidade funcional dos manuais disponíveis, tendo em conta a mesma perspetiva de ensino, realizamos dois estudos: a) Análise dos descritores e das competências patentes no QECRL e estabelecimento de quadros de correspondência genológica; b) Identificação e classificação das propostas textuais (géneros) presentes em dois manuais de Português Língua Estrangeira, de nível B1, considerando a integridade, autenticidade e contextualização genológica. Das conclusões de ambos os estudos, é possível defender a propriedade da aplicação de uma abordagem genológica para o ensino das línguas (PLE/PL2), a compatibilidade da abordagem de ensino com o texto do QECRL e a viabilidade, ainda que mitigada, do uso informado dos manuais estudados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-22T09:25:39Z
2016-06-28
2016-03-31
2016-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/24700
TID:201258633
url http://hdl.handle.net/10451/24700
identifier_str_mv TID:201258633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134330042187776