Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/24700 |
Resumo: | Esta dissertação pretende ser um contributo para o ensino de Português (PLE/PL2), designadamente no ensino da leitura e da escrita. O estudo adota como fundamento teórico as propostas de ensino conhecidas por Pedagogia de Género (Martin e Rose, 2008; Rose e Martin, 2012), por sua vez baseadas nos estudos genológicos (Christie, 1998; Martin e Rothery, 1986; Christie e Martin, 1997; Martin, 1999). Partindo da constatação de que não existe evidência científica sobre a compatibilidade desta abordagem de ensino com o texto de documentos fundadores do ensino das línguas (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECRL), nem sobre a viabilidade funcional dos manuais disponíveis, tendo em conta a mesma perspetiva de ensino, realizamos dois estudos: a) Análise dos descritores e das competências patentes no QECRL e estabelecimento de quadros de correspondência genológica; b) Identificação e classificação das propostas textuais (géneros) presentes em dois manuais de Português Língua Estrangeira, de nível B1, considerando a integridade, autenticidade e contextualização genológica. Das conclusões de ambos os estudos, é possível defender a propriedade da aplicação de uma abordagem genológica para o ensino das línguas (PLE/PL2), a compatibilidade da abordagem de ensino com o texto do QECRL e a viabilidade, ainda que mitigada, do uso informado dos manuais estudados. |
id |
RCAP_88b2ce20866cf20a1de89f8db3414fda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/24700 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2Língua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosLíngua portuguesa - Discurso (Linguística)Manuais de ensino - História e críticaFuncionalismo (Linguística)Teses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEsta dissertação pretende ser um contributo para o ensino de Português (PLE/PL2), designadamente no ensino da leitura e da escrita. O estudo adota como fundamento teórico as propostas de ensino conhecidas por Pedagogia de Género (Martin e Rose, 2008; Rose e Martin, 2012), por sua vez baseadas nos estudos genológicos (Christie, 1998; Martin e Rothery, 1986; Christie e Martin, 1997; Martin, 1999). Partindo da constatação de que não existe evidência científica sobre a compatibilidade desta abordagem de ensino com o texto de documentos fundadores do ensino das línguas (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECRL), nem sobre a viabilidade funcional dos manuais disponíveis, tendo em conta a mesma perspetiva de ensino, realizamos dois estudos: a) Análise dos descritores e das competências patentes no QECRL e estabelecimento de quadros de correspondência genológica; b) Identificação e classificação das propostas textuais (géneros) presentes em dois manuais de Português Língua Estrangeira, de nível B1, considerando a integridade, autenticidade e contextualização genológica. Das conclusões de ambos os estudos, é possível defender a propriedade da aplicação de uma abordagem genológica para o ensino das línguas (PLE/PL2), a compatibilidade da abordagem de ensino com o texto do QECRL e a viabilidade, ainda que mitigada, do uso informado dos manuais estudados.This work seeks to contribute to the teaching of portuguese language as a second or as a foreign language (PSL/PFL), particulary to the teaching of Reading and Writing skills. The study is grounded in the purposals of the Sydney School concerning Genre Pedagogy (Martin e Rose, 2008; Rose e Martin, 2012) which itself is based on the generic studies (Christie, 1998; Martin e Rothery, 1986; Christie e Martin, 1997; Martin, 1999). Starting from the point that there is no cientific evidence of the compatibility between this approach and fundamental documents such as the Common European Framework of Reference for Languages (CEFRL), neither the fuctional viability of texts books, we undertake two studies: a) Analysis of scriptors and skills presents in CEFRL and establishment of charts of generic correspondence; b) Identification and classification of the existing genres in two text books for the Level B1 of teaching Portuguese as a foreign language. This study takes texts integrity, autenticity and generic contextualization into consideration. According to the conclusions drawn of both studies, it is possible to claim the propriety of generic approach for teaching (PSL/PFL) as well as the compatibility of this approach with the text of CERFL. However, recaution is recomended using text books.Avelar, António M. S.Repositório da Universidade de LisboaLoureiro, Joana2016-09-22T09:25:39Z2016-06-282016-03-312016-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24700TID:201258633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:47.876599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2 |
title |
Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2 |
spellingShingle |
Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2 Loureiro, Joana Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros Língua portuguesa - Discurso (Linguística) Manuais de ensino - História e crítica Funcionalismo (Linguística) Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2 |
title_full |
Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2 |
title_fullStr |
Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2 |
title_full_unstemmed |
Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2 |
title_sort |
Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2 |
author |
Loureiro, Joana |
author_facet |
Loureiro, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Avelar, António M. S. Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros Língua portuguesa - Discurso (Linguística) Manuais de ensino - História e crítica Funcionalismo (Linguística) Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros Língua portuguesa - Discurso (Linguística) Manuais de ensino - História e crítica Funcionalismo (Linguística) Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Esta dissertação pretende ser um contributo para o ensino de Português (PLE/PL2), designadamente no ensino da leitura e da escrita. O estudo adota como fundamento teórico as propostas de ensino conhecidas por Pedagogia de Género (Martin e Rose, 2008; Rose e Martin, 2012), por sua vez baseadas nos estudos genológicos (Christie, 1998; Martin e Rothery, 1986; Christie e Martin, 1997; Martin, 1999). Partindo da constatação de que não existe evidência científica sobre a compatibilidade desta abordagem de ensino com o texto de documentos fundadores do ensino das línguas (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECRL), nem sobre a viabilidade funcional dos manuais disponíveis, tendo em conta a mesma perspetiva de ensino, realizamos dois estudos: a) Análise dos descritores e das competências patentes no QECRL e estabelecimento de quadros de correspondência genológica; b) Identificação e classificação das propostas textuais (géneros) presentes em dois manuais de Português Língua Estrangeira, de nível B1, considerando a integridade, autenticidade e contextualização genológica. Das conclusões de ambos os estudos, é possível defender a propriedade da aplicação de uma abordagem genológica para o ensino das línguas (PLE/PL2), a compatibilidade da abordagem de ensino com o texto do QECRL e a viabilidade, ainda que mitigada, do uso informado dos manuais estudados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-22T09:25:39Z 2016-06-28 2016-03-31 2016-06-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/24700 TID:201258633 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/24700 |
identifier_str_mv |
TID:201258633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134330042187776 |