Publicidade e identidade: que relação?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/567 |
Resumo: | Existe uma ligação entre a identidade e a posse material, sendo determinante no consumo pós-moderno, no qual os objetos surgem plenos de valor identitário. As práticas consumistas são encaradas como um ato expressivo, contribuindo para a formação da identidade dos indivíduos, atualmente imersos numa sociedade de consumo. Sendo o discurso publicitário maioritariamente simbólico, ao apresentar os bens como ícones, carregados de significados intangíveis, procurámos inferir qual a relação existente entre a edificação de uma identidade e a publicidade. Ora, a revisão bibliográfica efetuada permitiu concluir o importante papel exercido pela linguagem publicitária na contemporânea construção identitária. |
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Publicidade e identidade: que relação?advertisingconsumptionidentitysymbolismpublicidadeconsumoidentidadesimbolismoExiste uma ligação entre a identidade e a posse material, sendo determinante no consumo pós-moderno, no qual os objetos surgem plenos de valor identitário. As práticas consumistas são encaradas como um ato expressivo, contribuindo para a formação da identidade dos indivíduos, atualmente imersos numa sociedade de consumo. Sendo o discurso publicitário maioritariamente simbólico, ao apresentar os bens como ícones, carregados de significados intangíveis, procurámos inferir qual a relação existente entre a edificação de uma identidade e a publicidade. Ora, a revisão bibliográfica efetuada permitiu concluir o importante papel exercido pela linguagem publicitária na contemporânea construção identitária.There is a link between identity and material possession, being determining in post-modern consumption, in which objects appear full of identity value. The consumerist practices are seen as an expressive act, which contribute to the formation of the identity of individuals, currently immersed in a consumer society. Being the advertising discourse mostly symbolic, presenting goods as icons, loaded with intangible meaning, we sought to infer the relationship between the formation of an identity and advertising. The literature review allowed us to conclude the important role played by advertising language in the contemporary identity construction.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2014-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/567oai:revues.org:cp/567porurn:doi:10.4000/cp.567http://journals.openedition.org/cp/567Santos, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:40Zoai:revues.org:cp/567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:30.705455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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