Consumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de status

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klusener, Monique Vigil
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5914
Resumo: Há discussões sobre as formas de relação de consumo em que se busque um sujeito com uma visão voltada ao coletivo social e venha a consumir produtos que demonstre um simbolismo social. Os consumidores que procuram status significativo perante os outros não medem seus esforços para adquirir cada vez mais bens que exibam uma vantagem social aparente. Em contrapartida, os hábitos voltados ao consumo sustentável trouxeram uma satisfação do sujeito em demonstrar um pensamento ecologicamente correto. Assim, considerando a perspectiva da relação positiva e de contrapontos entre o Consumo Sustentável e Consumo de Status, o presente estudo busca analisar a influência do Consumo Sustentável no Consumo de Status no segmento de vestuário do contexto brasileiro. A partir da persecução dos objetivos específicos: a) identificar a percepção dos respondentes sobre o consumo de vestuário sustentável; b)analisar o comportamento dos respondentes em relação ao Consumo de Status; c) verificar como o Consumo Sustentável de vestuário se relaciona com o Consumo de Status. Para isso, desenvolveu-se de uma pesquisa descritiva, de cunho quantitativo, através de um levantamento do tipo survey. Foram aplicados questionários com base nas escalas de Consumo de Status (STREHLAU; ARANHA, 2004) e Consumo Sustentável (FISCHER et al.,2017), na escala Likert de 5 pontos, contanto com uma amostra de 420 respostas validadas. Para a análise dos dados, aplicou-se análise descritiva, análise fatorial exploratória, análise de correlação e, por fim, análise de regressão linear múltipla. Quanto aos resultados, averiguouse que o consumo sustentável de vestuário, a partir dos constructos frugalidade e escolha de compra, pouco influenciam o consumir por status, o que explica apenas 5% do modelo de regressão. No que tange a frugalidade, a intenção de consumo sustentável ocorre inversa às motivações de consumir por status. E no que se refere a escolha de compra sustentável, esta não apresenta influência no status. Logo, os resultados mostraram que as empresas de moda com produtos sustentáveis, preocupadas em produções ecológicas ou verdes, de materiais orgânicos, bem como, um comércio justo, não estão atingindo aqueles consumidores que buscam consumir por status.
id UNIP_fc36172bd6984ba84cf236fefe3978ff
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/5914
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Silva, Andressa Hennighttp://lattes.cnpq.br/416595745765466600827301057Alves, Ricardo RibeiroKneipp, Jordana Marqueshttp://lattes.cnpq.br/6222478647388362http://lattes.cnpq.br/877927923673805902223955088http://lattes.cnpq.br/6609667997670240Klusener, Monique Vigil2021-08-24T12:09:12Z2021-08-252021-08-24T12:09:12Z2021-07-01KLÜSENER, Monique VigiI . Consumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de status. 91 f. Dissertação do Mestrado acadêmico em Administração. Universidade Federal do Pampa: Santana do Livramento, 2021http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5914Há discussões sobre as formas de relação de consumo em que se busque um sujeito com uma visão voltada ao coletivo social e venha a consumir produtos que demonstre um simbolismo social. Os consumidores que procuram status significativo perante os outros não medem seus esforços para adquirir cada vez mais bens que exibam uma vantagem social aparente. Em contrapartida, os hábitos voltados ao consumo sustentável trouxeram uma satisfação do sujeito em demonstrar um pensamento ecologicamente correto. Assim, considerando a perspectiva da relação positiva e de contrapontos entre o Consumo Sustentável e Consumo de Status, o presente estudo busca analisar a influência do Consumo Sustentável no Consumo de Status no segmento de vestuário do contexto brasileiro. A partir da persecução dos objetivos específicos: a) identificar a percepção dos respondentes sobre o consumo de vestuário sustentável; b)analisar o comportamento dos respondentes em relação ao Consumo de Status; c) verificar como o Consumo Sustentável de vestuário se relaciona com o Consumo de Status. Para isso, desenvolveu-se de uma pesquisa descritiva, de cunho quantitativo, através de um levantamento do tipo survey. Foram aplicados questionários com base nas escalas de Consumo de Status (STREHLAU; ARANHA, 2004) e Consumo Sustentável (FISCHER et al.,2017), na escala Likert de 5 pontos, contanto com uma amostra de 420 respostas validadas. Para a análise dos dados, aplicou-se análise descritiva, análise fatorial exploratória, análise de correlação e, por fim, análise de regressão linear múltipla. Quanto aos resultados, averiguouse que o consumo sustentável de vestuário, a partir dos constructos frugalidade e escolha de compra, pouco influenciam o consumir por status, o que explica apenas 5% do modelo de regressão. No que tange a frugalidade, a intenção de consumo sustentável ocorre inversa às motivações de consumir por status. E no que se refere a escolha de compra sustentável, esta não apresenta influência no status. Logo, os resultados mostraram que as empresas de moda com produtos sustentáveis, preocupadas em produções ecológicas ou verdes, de materiais orgânicos, bem como, um comércio justo, não estão atingindo aqueles consumidores que buscam consumir por status.There are discussions about the forms of consumption relationship in which a subject with a vision focused on the social collective is sought and will consume products that demonstrate a social symbolism. Consumers seeking meaningful status in the eyes of others are not measuring their efforts to acquire more and more goods that exhibit an apparent social advantage. On the other hand, habits aimed at sustainable consumption brought the subject's satisfaction in demonstrating ecologically correct thinking. Thus, considering the perspective of the positive relationship and counterpoints between Sustainable Consumption and Status Consumption, this study seeks to analyze the influence of Sustainable Consumption on Status Consumption in the clothing segment in the Brazilian context. From the pursuit of specific objectives: a) identify the perception of respondents about the consumption of sustainable clothing; b) analyze the behavior of respondents in relation to Status Consumption; c) verify how the Sustainable Consumption of Clothing relates to the Status Consumption. For this, it was developed from a descriptive research, of a quantitative nature, through a survey-type survey. Questionnaires were applied based on the Status Consumption (STREHLAU; ARANHA, 2004) and Sustainable Consumption (FISCHER et al., 2017) scales, on a 5 point Likert scale, with a sample of 420 validated responses. For data analysis, descriptive analysis, exploratory factor analysis, correlation analysis and, finally, multiple linear regression analysis were applied. As for the results, it was found that the sustainable consumption of clothing, based on the frugality and purchase choice constructs, has little influence on consumption by status, which explains only 5% of the regression model. With regard to frugality, the intention of sustainable consumption is inverse to the motivations to consume by status. And with regard to the choice of sustainable purchase, this has no influence on the status. Therefore, the results showed that fashion companies with sustainable products, concerned with ecological or green production of organic materials, as well as fair trade, are not reaching those consumers who seek to consume for statusporUniversidade Federal do PampaMestrado Acadêmico em AdministraçãoUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASConsumo sustentávelSimbolismo socialConsumo de statusSustainable consumptionSocial symbolismStatus consumptionConsumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de statusIs sustainable consumption to have status?: a study on the relationship between sustainable consumption and status consumptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALDissertacao_Monique_Versao_final.pdfDissertacao_Monique_Versao_final.pdfapplication/pdf1330803https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5914/1/Dissertacao_Monique_Versao_final.pdfb5878a38022490ca4d7ac1e7dbc61eaeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5914/2/license.txtba21f2de58f2bed282863187a61580ffMD52TEXTDissertacao_Monique_Versao_final.pdf.txtDissertacao_Monique_Versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain193105https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5914/3/Dissertacao_Monique_Versao_final.pdf.txt3c348164ce173d1e6feee91367f12dd6MD53riu/59142021-08-25 03:03:50.242oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/5914TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVU5JUEFNUEEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSAgYSBVTklQQU1QQSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCAKZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiAKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIApkZSBuaW5ndcOpbS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2PDqiBuw6NvIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIApvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVU5JUEFNUEEgb3MgZGlyZWl0b3MgYXByZXNlbnRhZG9zIApuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byAKb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gCk9SR0FOSVNNTywgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIApFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBVTklQQU1QQSBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyAKYXV0b3JhaXMgZGEgcHVibGljYcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-08-25T06:03:50Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de status
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Is sustainable consumption to have status?: a study on the relationship between sustainable consumption and status consumption
title Consumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de status
spellingShingle Consumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de status
Klusener, Monique Vigil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Consumo sustentável
Simbolismo social
Consumo de status
Sustainable consumption
Social symbolism
Status consumption
title_short Consumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de status
title_full Consumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de status
title_fullStr Consumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de status
title_full_unstemmed Consumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de status
title_sort Consumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de status
author Klusener, Monique Vigil
author_facet Klusener, Monique Vigil
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Andressa Hennig
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4165957457654666
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00827301057
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alves, Ricardo Ribeiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Kneipp, Jordana Marques
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6222478647388362
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8779279236738059
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02223955088
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6609667997670240
dc.contributor.author.fl_str_mv Klusener, Monique Vigil
contributor_str_mv Silva, Andressa Hennig
Alves, Ricardo Ribeiro
Kneipp, Jordana Marques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Consumo sustentável
Simbolismo social
Consumo de status
Sustainable consumption
Social symbolism
Status consumption
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo sustentável
Simbolismo social
Consumo de status
Sustainable consumption
Social symbolism
Status consumption
description Há discussões sobre as formas de relação de consumo em que se busque um sujeito com uma visão voltada ao coletivo social e venha a consumir produtos que demonstre um simbolismo social. Os consumidores que procuram status significativo perante os outros não medem seus esforços para adquirir cada vez mais bens que exibam uma vantagem social aparente. Em contrapartida, os hábitos voltados ao consumo sustentável trouxeram uma satisfação do sujeito em demonstrar um pensamento ecologicamente correto. Assim, considerando a perspectiva da relação positiva e de contrapontos entre o Consumo Sustentável e Consumo de Status, o presente estudo busca analisar a influência do Consumo Sustentável no Consumo de Status no segmento de vestuário do contexto brasileiro. A partir da persecução dos objetivos específicos: a) identificar a percepção dos respondentes sobre o consumo de vestuário sustentável; b)analisar o comportamento dos respondentes em relação ao Consumo de Status; c) verificar como o Consumo Sustentável de vestuário se relaciona com o Consumo de Status. Para isso, desenvolveu-se de uma pesquisa descritiva, de cunho quantitativo, através de um levantamento do tipo survey. Foram aplicados questionários com base nas escalas de Consumo de Status (STREHLAU; ARANHA, 2004) e Consumo Sustentável (FISCHER et al.,2017), na escala Likert de 5 pontos, contanto com uma amostra de 420 respostas validadas. Para a análise dos dados, aplicou-se análise descritiva, análise fatorial exploratória, análise de correlação e, por fim, análise de regressão linear múltipla. Quanto aos resultados, averiguouse que o consumo sustentável de vestuário, a partir dos constructos frugalidade e escolha de compra, pouco influenciam o consumir por status, o que explica apenas 5% do modelo de regressão. No que tange a frugalidade, a intenção de consumo sustentável ocorre inversa às motivações de consumir por status. E no que se refere a escolha de compra sustentável, esta não apresenta influência no status. Logo, os resultados mostraram que as empresas de moda com produtos sustentáveis, preocupadas em produções ecológicas ou verdes, de materiais orgânicos, bem como, um comércio justo, não estão atingindo aqueles consumidores que buscam consumir por status.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-24T12:09:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-25
2021-08-24T12:09:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KLÜSENER, Monique VigiI . Consumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de status. 91 f. Dissertação do Mestrado acadêmico em Administração. Universidade Federal do Pampa: Santana do Livramento, 2021
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5914
identifier_str_mv KLÜSENER, Monique VigiI . Consumir sustentável é ter status?: um estudo sobre a relação entre consumo sustentável e o consumo de status. 91 f. Dissertação do Mestrado acadêmico em Administração. Universidade Federal do Pampa: Santana do Livramento, 2021
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Acadêmico em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Santana do Livramento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5914/1/Dissertacao_Monique_Versao_final.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5914/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5914/3/Dissertacao_Monique_Versao_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b5878a38022490ca4d7ac1e7dbc61eae
ba21f2de58f2bed282863187a61580ff
3c348164ce173d1e6feee91367f12dd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849081506562048