O desafio da Cidadania na Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/139578 |
Resumo: | UIDP/04209/2020 UIDB/04209/2020 |
id |
RCAP_698849de6cbb703fcee2b8313451ceff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/139578 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desafio da Cidadania na EscolaThe challenge of citizenship at schoolfrom framework to practicesdo enquadramento às práticasCidadaniaEscolaEstratégiaPerfil do AlunoCitizenshipSchoolStrategyStudent ProfileUIDP/04209/2020 UIDB/04209/2020O Desafio da Cidadania na Escola tem como objetivo contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos. Atualmente, em Portugal, começou a implementar-se no currículo um projeto de experimentação de Autonomia e Flexibilidade Curricular que visa a promoção de mais autonomia, melhores práticas pedagógicas e uma maior flexibilidade curricular. Nesse projeto está incluída a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), que tem como objetivo desenvolver competências nas crianças e jovens para a promoção de uma cultura de democracia e aprendizagens que devam incluir competências cívicas e competências relacionais e interculturais, através da componente de Cidadania e Desenvolvimento. Enquanto processo educativo, a Educação para a Cidadania tem como meta alcançar um Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), preparando as novas gerações para uma intervenção mais ativa e responsável na sociedade civil, o que implica ajudá-las a viver uma cidadania no espaço escolar, tarefa que não pode dispensar uma estratégia global de educação para a cidadania. Este documento de referência para a organização de todo o sistema educativo e para o trabalho das escolas contém os princípios orientadores e as áreas de competências que os alunos devem desenvolver ao longo da escolaridade obrigatória.Imprensa da Universidade de CoimbraInstituto de História Contemporânea (IHC)RUNBaltazar, IsabelCrespo, Beatriz2022-06-07T22:15:35Z20222022-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion32application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/139578por978-989-26-2241-5PURE: 43542934https://doi.org/10.14195/978-989-26-2241-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T18:02:19Zoai:run.unl.pt:10362/139578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T18:02:19Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desafio da Cidadania na Escola The challenge of citizenship at schoolfrom framework to practices do enquadramento às práticas |
title |
O desafio da Cidadania na Escola |
spellingShingle |
O desafio da Cidadania na Escola Baltazar, Isabel Cidadania Escola Estratégia Perfil do Aluno Citizenship School Strategy Student Profile |
title_short |
O desafio da Cidadania na Escola |
title_full |
O desafio da Cidadania na Escola |
title_fullStr |
O desafio da Cidadania na Escola |
title_full_unstemmed |
O desafio da Cidadania na Escola |
title_sort |
O desafio da Cidadania na Escola |
author |
Baltazar, Isabel |
author_facet |
Baltazar, Isabel Crespo, Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Crespo, Beatriz |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de História Contemporânea (IHC) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baltazar, Isabel Crespo, Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Escola Estratégia Perfil do Aluno Citizenship School Strategy Student Profile |
topic |
Cidadania Escola Estratégia Perfil do Aluno Citizenship School Strategy Student Profile |
description |
UIDP/04209/2020 UIDB/04209/2020 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-07T22:15:35Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/139578 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/139578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-26-2241-5 PURE: 43542934 https://doi.org/10.14195/978-989-26-2241-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
32 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545867510415360 |