Desregulação emocional, ansiedade, depressão e stress na adolescência : contributos de variáveis sociodemográficas, académicas e extracurriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27420 |
Resumo: | A adolescência um período de grandes transformações e de dificuldades na regulação das emoções, onde começam a surgir alguns sinais e sintomas de perturbações como a depressão, ansiedade ou stress, neste estudo pretendemos perceber se a desregulação emocional na adolescência se relaciona com quadros psicopatológicos. Trata-se de um estudo correlacional com uma amostra de 208 adolescentes recorrendo a um Questionário Sociodemográfico, à Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (EDRE) e as Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS). Os principais resultados revelaram pontuações médias superiores na depressão, ansiedade, stress e desregulação emocional entre as raparigas. Verificou-se também que a escolaridade dos pais está intimamente relacionada com a desregulação emocional. As reprovações e as horas de estudo correlacionadas com a desregulação emocional, e ainda que, por um lado, as pontuações da depressão, ansiedade, stress e desregulação emocional são superiores entre estudantes dos cursos cientificohumanísticos, e por outro lado, nos cursos profissionais é superior a desregulação emocional. Finalmente, a depressão, ansiedade e stress está corelacionada de forma significativa com a desregulação emocional. Desta investigação é possível concluir que devido a variadíssimos acontecimentos e fatores o sexo feminino é bastante suscetível à depressão, ansiedade, stress e desregulação emocional. Também se conclui que a experiência académica dos adolescentes contribui para o aparecimento destas problemáticas. Por último, conclui-se ainda que, a depressão, ansiedade e stress são frequentemente acompanhadas pela desregulação emocional. |
id |
RCAP_698df180822eed85e835b4de477afc0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27420 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desregulação emocional, ansiedade, depressão e stress na adolescência : contributos de variáveis sociodemográficas, académicas e extracurricularesAdolescênciaDepressãoAnsiedadeStressDesregulação emocionalAdolescenceDepressionAnxietyEmotional dysregulationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA adolescência um período de grandes transformações e de dificuldades na regulação das emoções, onde começam a surgir alguns sinais e sintomas de perturbações como a depressão, ansiedade ou stress, neste estudo pretendemos perceber se a desregulação emocional na adolescência se relaciona com quadros psicopatológicos. Trata-se de um estudo correlacional com uma amostra de 208 adolescentes recorrendo a um Questionário Sociodemográfico, à Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (EDRE) e as Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS). Os principais resultados revelaram pontuações médias superiores na depressão, ansiedade, stress e desregulação emocional entre as raparigas. Verificou-se também que a escolaridade dos pais está intimamente relacionada com a desregulação emocional. As reprovações e as horas de estudo correlacionadas com a desregulação emocional, e ainda que, por um lado, as pontuações da depressão, ansiedade, stress e desregulação emocional são superiores entre estudantes dos cursos cientificohumanísticos, e por outro lado, nos cursos profissionais é superior a desregulação emocional. Finalmente, a depressão, ansiedade e stress está corelacionada de forma significativa com a desregulação emocional. Desta investigação é possível concluir que devido a variadíssimos acontecimentos e fatores o sexo feminino é bastante suscetível à depressão, ansiedade, stress e desregulação emocional. Também se conclui que a experiência académica dos adolescentes contribui para o aparecimento destas problemáticas. Por último, conclui-se ainda que, a depressão, ansiedade e stress são frequentemente acompanhadas pela desregulação emocional.The adolescence is a period of great change and difficulty in regulating emotions, where they begin to emerge some signs and symptoms of disorders such as depression, anxiety or stress, in this study we intend to realize the emotional dysregulation in adolescence is related psychopathology. This is a correlation study with a sample of 208 adolescents using a demografic questionnaire, the Difficulties in Emotion Regulation Scale (EDRE) and Anxiety, Depression and Stress Scale (EADS).The main results showed higher average scores in depression, anxiety, stress and emotional dysregulation among girls. It was also found that parental education is closely related to the emotional dysregulation. Reproaches and hours of study correlated with emotional dysregulation, and that, on the one hand, the scores of depression, anxiety, stress and emotional dysregulation are higher among students of scientific and humanistic courses, and on the other hand, in professional courses it is superior to emotional dysregulation. Finally, depression, anxiety and stress is significantly correlation with emotional dysregulation. In this research it can be conclued that due to numerous different events and factors female is quite susceptible to depression, anxiety, stress and emotional dysregulation. Also it concludes that the academic experience of adolescents contributes to the onset of these problems. Finally, we conclude also that depression, anxiety and stress are often accompanied by emotional dysregulation.Dias, Paulo César AzevedoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMoreira, Pedro Miguel Gomes2018-03-2820182018-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27420TID:201893681porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:57.766389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desregulação emocional, ansiedade, depressão e stress na adolescência : contributos de variáveis sociodemográficas, académicas e extracurriculares |
title |
Desregulação emocional, ansiedade, depressão e stress na adolescência : contributos de variáveis sociodemográficas, académicas e extracurriculares |
spellingShingle |
Desregulação emocional, ansiedade, depressão e stress na adolescência : contributos de variáveis sociodemográficas, académicas e extracurriculares Moreira, Pedro Miguel Gomes Adolescência Depressão Ansiedade Stress Desregulação emocional Adolescence Depression Anxiety Emotional dysregulation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Desregulação emocional, ansiedade, depressão e stress na adolescência : contributos de variáveis sociodemográficas, académicas e extracurriculares |
title_full |
Desregulação emocional, ansiedade, depressão e stress na adolescência : contributos de variáveis sociodemográficas, académicas e extracurriculares |
title_fullStr |
Desregulação emocional, ansiedade, depressão e stress na adolescência : contributos de variáveis sociodemográficas, académicas e extracurriculares |
title_full_unstemmed |
Desregulação emocional, ansiedade, depressão e stress na adolescência : contributos de variáveis sociodemográficas, académicas e extracurriculares |
title_sort |
Desregulação emocional, ansiedade, depressão e stress na adolescência : contributos de variáveis sociodemográficas, académicas e extracurriculares |
author |
Moreira, Pedro Miguel Gomes |
author_facet |
Moreira, Pedro Miguel Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Paulo César Azevedo Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Pedro Miguel Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Depressão Ansiedade Stress Desregulação emocional Adolescence Depression Anxiety Emotional dysregulation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Adolescência Depressão Ansiedade Stress Desregulação emocional Adolescence Depression Anxiety Emotional dysregulation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
A adolescência um período de grandes transformações e de dificuldades na regulação das emoções, onde começam a surgir alguns sinais e sintomas de perturbações como a depressão, ansiedade ou stress, neste estudo pretendemos perceber se a desregulação emocional na adolescência se relaciona com quadros psicopatológicos. Trata-se de um estudo correlacional com uma amostra de 208 adolescentes recorrendo a um Questionário Sociodemográfico, à Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (EDRE) e as Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS). Os principais resultados revelaram pontuações médias superiores na depressão, ansiedade, stress e desregulação emocional entre as raparigas. Verificou-se também que a escolaridade dos pais está intimamente relacionada com a desregulação emocional. As reprovações e as horas de estudo correlacionadas com a desregulação emocional, e ainda que, por um lado, as pontuações da depressão, ansiedade, stress e desregulação emocional são superiores entre estudantes dos cursos cientificohumanísticos, e por outro lado, nos cursos profissionais é superior a desregulação emocional. Finalmente, a depressão, ansiedade e stress está corelacionada de forma significativa com a desregulação emocional. Desta investigação é possível concluir que devido a variadíssimos acontecimentos e fatores o sexo feminino é bastante suscetível à depressão, ansiedade, stress e desregulação emocional. Também se conclui que a experiência académica dos adolescentes contribui para o aparecimento destas problemáticas. Por último, conclui-se ainda que, a depressão, ansiedade e stress são frequentemente acompanhadas pela desregulação emocional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-28 2018 2018-03-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/27420 TID:201893681 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/27420 |
identifier_str_mv |
TID:201893681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131922488623104 |