Ética, comprometimento e educação : a perceção de gestores de escolas públicas no Brasil e em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32329 |
Resumo: | A ética é cada vez mais um tema presente nos meios sociais, e destaca-se principalmente, pela sua ausência. Constantes escândalos de corrupção são vistos em todo o mundo, e conduzem a indagações sobre o que levam indivíduos a agirem na contramão dos valores éticos. Investigações buscam respostas para essa realidade social, e no contexto de trabalho, estudos mostram que diversos comportamentos ocorrem como resultado de ambientes ético/ antiéticos das organizações. Entre estas consequentes, tem-se o comprometimento organizacional, que marca o estado psicológico do indivíduo em relação a organização. Somado a esses dois construtos, entra a educação como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma sociedade imbuída de valores éticos. Nesta perspetiva, este presente estudo foi desenvolvido. Partiu-se do enquadramento teórico dos temas: ética, comprometimento organizacional e educação, seguido pelo estudo empírico que foi realizado através de uma metodologia quantitativa descritiva-correlacional, como também exploratória, que utilizou um questionário online com duas escalas previamente validadas por Almeida e Porto (2019) e Rego e Souto, (2002, 2004a), com o objetivo de conhecer e comparar a perceção de gestores de escolas públicas no Brasil e em Portugal sobre o clima ético e o comprometimento organizacional, vivenciado em seu ambiente de trabalho. A análise dos dados ocorreu através do uso do software SPSS, versão 22. Os resultados expõem as diferentes perceções de clima ético e comprometimento entre as amostras. Clima ético é melhor percecionado pela amostra portuguesa e o comprometimento afetivo é mais elevado na amostra brasileira. As dimensões que compõe o clima ético foram correlacionadas as do comprometimento, com alta relação entre a dimensão foco em si, com o comprometimento normativo. |
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Ética, comprometimento e educação : a perceção de gestores de escolas públicas no Brasil e em PortugalÉticaClima éticoComprometimento organizacionalEducação éticaEscolas públicasEthicsEthical climateOrganizational commitmentEthical educationPublic schoolsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA ética é cada vez mais um tema presente nos meios sociais, e destaca-se principalmente, pela sua ausência. Constantes escândalos de corrupção são vistos em todo o mundo, e conduzem a indagações sobre o que levam indivíduos a agirem na contramão dos valores éticos. Investigações buscam respostas para essa realidade social, e no contexto de trabalho, estudos mostram que diversos comportamentos ocorrem como resultado de ambientes ético/ antiéticos das organizações. Entre estas consequentes, tem-se o comprometimento organizacional, que marca o estado psicológico do indivíduo em relação a organização. Somado a esses dois construtos, entra a educação como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma sociedade imbuída de valores éticos. Nesta perspetiva, este presente estudo foi desenvolvido. Partiu-se do enquadramento teórico dos temas: ética, comprometimento organizacional e educação, seguido pelo estudo empírico que foi realizado através de uma metodologia quantitativa descritiva-correlacional, como também exploratória, que utilizou um questionário online com duas escalas previamente validadas por Almeida e Porto (2019) e Rego e Souto, (2002, 2004a), com o objetivo de conhecer e comparar a perceção de gestores de escolas públicas no Brasil e em Portugal sobre o clima ético e o comprometimento organizacional, vivenciado em seu ambiente de trabalho. A análise dos dados ocorreu através do uso do software SPSS, versão 22. Os resultados expõem as diferentes perceções de clima ético e comprometimento entre as amostras. Clima ético é melhor percecionado pela amostra portuguesa e o comprometimento afetivo é mais elevado na amostra brasileira. As dimensões que compõe o clima ético foram correlacionadas as do comprometimento, com alta relação entre a dimensão foco em si, com o comprometimento normativo.Ethics is increasingly a present theme in social media, and stands out mainly, for its absence. Constant corruption scandals are seen all over the world, and lead to inquiries about what leads individuals to act against ethical values. Investigations seek answers to this social reality, and in the work context, studies show that different behaviors occur as a result of ethical / unethical environments in organizations. Among these consequences, there is organizational commitment, which marks the individual's psychological state in relation to the organization. In addition to these two constructs, education enters as an essential tool for the development of a society imbued with ethical values. In this perspective, this present study was developed. It started from the theoretical framework of the themes: ethics, organizational commitment and education, followed by an empirical study that was carried out through a quantitative descriptive-correlational methodology, as well as exploratory, which used an online questionnaire with two scales previously validated by Almeida and Porto (2019) and Rego e Souto, (2002, 2004a), with the objective of knowing and comparing the perception of public school managers in Brazil and Portugal on the ethical climate and organizational commitment experienced in their work environment. Data analysis was performed using the SPSS software, version 22. The results expose the different perceptions of ethical climate and commitment between the samples. Ethical climate is best perceived by the Portuguese sample and affective commitment is higher in the Brazilian sample. The dimensions that make up the ethical climate were correlated with those of commitment, with a high relationship between the focus dimension itself, with normative commitment.Ribeiro, Célia dos PrazeresRibeiro, Paulo Alexandre de Oliveira CastroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCunha, Karina Ferreira2023-01-01T01:30:28Z2021-02-022020-122021-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32329TID:202648435porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:54.182197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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