Ética, comprometimento e educação : a perceção de gestores de escolas públicas no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Karina Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32329
Resumo: A ética é cada vez mais um tema presente nos meios sociais, e destaca-se principalmente, pela sua ausência. Constantes escândalos de corrupção são vistos em todo o mundo, e conduzem a indagações sobre o que levam indivíduos a agirem na contramão dos valores éticos. Investigações buscam respostas para essa realidade social, e no contexto de trabalho, estudos mostram que diversos comportamentos ocorrem como resultado de ambientes ético/ antiéticos das organizações. Entre estas consequentes, tem-se o comprometimento organizacional, que marca o estado psicológico do indivíduo em relação a organização. Somado a esses dois construtos, entra a educação como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma sociedade imbuída de valores éticos. Nesta perspetiva, este presente estudo foi desenvolvido. Partiu-se do enquadramento teórico dos temas: ética, comprometimento organizacional e educação, seguido pelo estudo empírico que foi realizado através de uma metodologia quantitativa descritiva-correlacional, como também exploratória, que utilizou um questionário online com duas escalas previamente validadas por Almeida e Porto (2019) e Rego e Souto, (2002, 2004a), com o objetivo de conhecer e comparar a perceção de gestores de escolas públicas no Brasil e em Portugal sobre o clima ético e o comprometimento organizacional, vivenciado em seu ambiente de trabalho. A análise dos dados ocorreu através do uso do software SPSS, versão 22. Os resultados expõem as diferentes perceções de clima ético e comprometimento entre as amostras. Clima ético é melhor percecionado pela amostra portuguesa e o comprometimento afetivo é mais elevado na amostra brasileira. As dimensões que compõe o clima ético foram correlacionadas as do comprometimento, com alta relação entre a dimensão foco em si, com o comprometimento normativo.
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