Interacção e utilização de serviços de comunicação em comunidades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Mónica Patrícia Gonçalves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1433
Resumo: Num ambiente de aprendizagem colaborativo, os serviços de comunicação permitem mediar as interacções entre as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem. Entre outros factores, as diferenças individuais podem vir a influenciar as interacções em tais ambientes. Neste sentido, é propósito deste trabalho, apresentar um estudo sobre as interacções sociais dos alunos, enquanto grupo de aprendizagem e comunidade de aprendizagem – off-line e on-line (com recurso a software social). Analisar até que ponto o comunicar presencialmente ou on-line provoca mudanças significativas nas interacções sociais, procurando, assim, entender melhor as necessidades dos alunos e as respectivas implicações para a educação. ABSTRACT: In a collaborative learning environment, communication technology allows the mediation of the interactions between those involved in the learning process. Among other factors, individual differences may influence the interactions in such environments. Then, the purpose of this work is to present a study concerning the development of students' social interactions as a learning group in contexts of learning community - offline and online (using social software). It also presents an analysis on how communicating in person or on-line causes significant changes in social interactions, seeking a better understanding on the students’ needs and their implications for education.
id RCAP_69be199fa2b7dc57d5e46994468eda4f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1433
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interacção e utilização de serviços de comunicação em comunidades de aprendizagemEnsino multimédiaE-learningComunidades virtuaisInteracção socialNum ambiente de aprendizagem colaborativo, os serviços de comunicação permitem mediar as interacções entre as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem. Entre outros factores, as diferenças individuais podem vir a influenciar as interacções em tais ambientes. Neste sentido, é propósito deste trabalho, apresentar um estudo sobre as interacções sociais dos alunos, enquanto grupo de aprendizagem e comunidade de aprendizagem – off-line e on-line (com recurso a software social). Analisar até que ponto o comunicar presencialmente ou on-line provoca mudanças significativas nas interacções sociais, procurando, assim, entender melhor as necessidades dos alunos e as respectivas implicações para a educação. ABSTRACT: In a collaborative learning environment, communication technology allows the mediation of the interactions between those involved in the learning process. Among other factors, individual differences may influence the interactions in such environments. Then, the purpose of this work is to present a study concerning the development of students' social interactions as a learning group in contexts of learning community - offline and online (using social software). It also presents an analysis on how communicating in person or on-line causes significant changes in social interactions, seeking a better understanding on the students’ needs and their implications for education.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:40:23Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1433porFreitas, Mónica Patrícia Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:17Zoai:ria.ua.pt:10773/1433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:06.483696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interacção e utilização de serviços de comunicação em comunidades de aprendizagem
title Interacção e utilização de serviços de comunicação em comunidades de aprendizagem
spellingShingle Interacção e utilização de serviços de comunicação em comunidades de aprendizagem
Freitas, Mónica Patrícia Gonçalves
Ensino multimédia
E-learning
Comunidades virtuais
Interacção social
title_short Interacção e utilização de serviços de comunicação em comunidades de aprendizagem
title_full Interacção e utilização de serviços de comunicação em comunidades de aprendizagem
title_fullStr Interacção e utilização de serviços de comunicação em comunidades de aprendizagem
title_full_unstemmed Interacção e utilização de serviços de comunicação em comunidades de aprendizagem
title_sort Interacção e utilização de serviços de comunicação em comunidades de aprendizagem
author Freitas, Mónica Patrícia Gonçalves
author_facet Freitas, Mónica Patrícia Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Mónica Patrícia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino multimédia
E-learning
Comunidades virtuais
Interacção social
topic Ensino multimédia
E-learning
Comunidades virtuais
Interacção social
description Num ambiente de aprendizagem colaborativo, os serviços de comunicação permitem mediar as interacções entre as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem. Entre outros factores, as diferenças individuais podem vir a influenciar as interacções em tais ambientes. Neste sentido, é propósito deste trabalho, apresentar um estudo sobre as interacções sociais dos alunos, enquanto grupo de aprendizagem e comunidade de aprendizagem – off-line e on-line (com recurso a software social). Analisar até que ponto o comunicar presencialmente ou on-line provoca mudanças significativas nas interacções sociais, procurando, assim, entender melhor as necessidades dos alunos e as respectivas implicações para a educação. ABSTRACT: In a collaborative learning environment, communication technology allows the mediation of the interactions between those involved in the learning process. Among other factors, individual differences may influence the interactions in such environments. Then, the purpose of this work is to present a study concerning the development of students' social interactions as a learning group in contexts of learning community - offline and online (using social software). It also presents an analysis on how communicating in person or on-line causes significant changes in social interactions, seeking a better understanding on the students’ needs and their implications for education.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-04-19T13:40:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1433
url http://hdl.handle.net/10773/1433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450911596544