Perturbações do espectro do autismo e inclusão : atitudes e representações dos pais, professores e educadores de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/14595 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
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Perturbações do espectro do autismo e inclusão : atitudes e representações dos pais, professores e educadores de infânciaPerturbações do espectro do autismoInclusãoAtitudesRepresentações sociaisPaisProfessoresEducadores376Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)A presente investigação foi desenvolvida com vista a uma melhor compreensão das atitudes e representações sociais de pais, professores e educadores de infância face à inclusão das crianças e jovens com PEA. Considerou-se também importante verificar a existência de conhecimentos por parte dos inquiridos acerca das PEA e constatar a sua concordância ou discordância acerca da inclusão dessas crianças. De natureza quantitativa, este estudo foi desenvolvido com sujeitos que integram a comunidade educativa de uma escola pública do Porto e os dados recolhidos por meio de um questionário construído especificamente para esse efeito. A formação especializada, a experiência de trabalho com crianças e jovens com PEA e a situação profissional são aspectos que parecem influenciar positivamente o conhecimento das PEA. No que diz respeito à concordância ou discordância dos inquiridos quanto à inclusão dos alunos com PEA, grande parte concorda, sendo recorrente a referência da necessidade de implicar um acompanhamento constante da educação especial. Quanto às atitudes e representações sociais perante a inclusão de alunos com PEA, os educadores de infância revelaram-se mais favoráveis e os pais menos favoráveis. Os sujeitos que têm experiência de trabalho com alunos com PEA, os que têm formação especializada e os professores contratados apoiam mais a inclusão. Assim, este estudo vem corroborar a importância da experiência que advêm do contacto junto de crianças e jovens com PEA para uma melhor compreensão dos mesmos. Assim como a pertinência da formação especializada, que permite uma actualização de conhecimentos e uma maior proximidade com as questões relacionadas com as NEE, tendo também em conta que as licenciaturas e a actual formação contínua de professores tendem, cada vez mais, a incluir disciplinas sobre esses assuntos.This research was designed with a view to a better understanding of attitudes and social representations among parents, teachers and preschool teachers regarding the inclusion of children and adolescents with ASD. It also seemed important to assess the level of inquired awareness of ASD and to measure their agreement or disagreement with the inclusion of such children. This is a quantitative study carried out among members of the teaching community in a state school in Porto and the information was collected by means of a questionnaire designed specifically for that purpose. With regard to awareness of ASD, work experience with ASD children and adolescents, and professional situation are aspects which appear to influence positively on awareness of ASD. Regarding whether subjects agree or disagree with inclusion of ASD pupils, great part agrees, being recurrent the reference that the process requires the presence at all times of Special Needs staff. On the matter of whether subjects agree or disagree with the inclusion of ASD pupils, preschool teachers proved to be more in favour and parents less so. Those with experience of working with ASD pupils, those with special training and temporary teachers are more in favour of inclusion. This study therefore emphasizes the importance of the experience acquired from contact with ASD children and adolescents in gaining a better understanding of them, as well as the relevance of special training which enables people to update their knowledge and better famialiarize themselves with related matters such as SEN, now that degree and teachers training courses tend more and more to include these topics.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoBraga, Carolina da Conceição Silva20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:25.970787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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