Melhoria de desempenho de uma linha de produção usando os princípios de Lean Thinking numa empresa do ramo automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Pedro Miguel Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81514
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (especialização em Gestão Industrial)
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spelling Melhoria de desempenho de uma linha de produção usando os princípios de Lean Thinking numa empresa do ramo automóvelPerformance improvement of a production line, using Lean Thinking principles in a company of automotive sectorDesperdíciosLean ThinkingMelhoria contínuaOEEContinuous improvementWastesEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (especialização em Gestão Industrial)A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do 2º semestre do 2º ano do Mestrado em Engenharia Industrial da Universidade do Minho do Departamento de Produção e Sistemas, na empresa do ramo automóvel BorgWarner Portugal. Este projeto teve como principal objetivo a melhoria de uma linha de produção usando os princípios de Lean Thinking. Estes projeto teve por base a metodologia Action-Research, sendo esta caracterizada pelo papel ativo do participante em todo o processo. Posto isto, o projeto seguiu as cinco fases da metodologia: 1) diagnóstico, 2) planeamento de ações, 3) implementação de ações, 4) avaliação e discussão de resultados e 5) especificação de aprendizagem. Na primeira fase, foi elaborada uma caracterização detalhada da linha de produção, onde foi elaborado um estudo de tempos, utilizando uma Work Combination Table, por forma a entender os tempos de cada operação e posto de trabalho, com o objetivo de reduzir o tempo de ciclo. Também foi elaborado um estudo aprofundado quanto à eficiência da linha de produção, sendo analisado o indicador Overall Equipment Effectiveness (OEE) e, com o suporte de ferramentas como o diagrama de causa-efeito, gráfico de Pareto e os “5 porquês?” foram identificadas as causas que mais impactavam o OEE da linha de produção. Posteriormente, à análise da situação atual e identificação dos problemas, foram propostas ações de melhoria por forma a eliminá-los/reduzi-los. Nesta fase houve brainstormings, por forma a discutir solução para os problemas identificados, visto que alguns eram de índole mais técnica, onde a área da manutenção tinha um papel fulcral. Adicionalmente, ações de organização de informação e de melhoria de comunicação, tais como, a criação de um software de registo de intervenções e de um livro de parâmetros contribuíram para a melhoria continua da linha de produção. Para as proposta implementadas, foram obtidos resultados significativos, tais como a redução do tempo de ciclo em 1,6 segundos, a diminuição de 5% do retrabalho, 1% de sucata, 7% das avarias, correspondendo no total do projeto a um ganho de 49 971,32 €.The present dissertation was developed within the scope of the 2nd semester of the 2nd year of the Masters in Industrial Engineering at the University of Minho within the Department of Production and Systems, at the automotive company BorgWarner Portugal. This project had as main objective the improvement of a production line using the principles of Lean Thinking. This project was based on the Action-Research methodology, which is characterized by the active role of the participant in the entire process. That said, the project followed the five phases of the methodology: 1) diagnosis, 2) planning of actions, 3) implementation of actions, 4) evaluation and discussion of results and 5) specification of learning. In the first phase, a detailed characterization of the production line was elaborated, where a time study was carried out, using a Work Combination Table, in order to understand the times of each operation and workstation, with the objective of reducing the time of cycle. An in-depth study on the efficiency of the production line was also carried out, analyzing the Overall Equipment Effectiveness (OEE) indicator and, with the support of tools like cause-effect diagram, Pareto chart and the “5 whys?” it was possible to identify the causes that most impacted the OEE of the production line. Subsequently, after analyzing the current situation and identifying the problems, improvement actions were proposed in order to eliminate/reduce them. At this stage there were brainstorming sessions, in order to discuss solutions to the identified problems, since some of them were from a more technical nature, where the maintenance area played a central role. Additionally, actions to sort information and improve communication, such as the creation of a software for recording interventions and a parameter book, contributed to the continuous improvement of the production line. For the implemented proposals, significant results were obtained, such as a reduction in cycle time by 1.6 seconds, a 5% reduction in rework, 1% in scrap, 7% in breakdowns, corresponding to a total project gain of €49,971.32.Alves, Anabela CarvalhoUniversidade do MinhoFonseca, Pedro Miguel Gonçalves2022-08-052022-08-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81514por203058267info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:34.736343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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