Desafios da Investigação da História da Enfermagem: da Sua Visibilidade no Ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6995 |
Resumo: | Artigo resultante da comunicação feita no I Simpósio Internacional de Investigação de História de Enfermagem: “Percursos e desafios da investigação da história da enfermagem”, Lisboa, 29 e 30 de maio, 2013. |
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Desafios da Investigação da História da Enfermagem: da Sua Visibilidade no EnsinoPlano de estudosLicenciatura em EnfermagemEnsino da história de enfermagemSyllabusNursing degreeTeaching nursing historyArtigo resultante da comunicação feita no I Simpósio Internacional de Investigação de História de Enfermagem: “Percursos e desafios da investigação da história da enfermagem”, Lisboa, 29 e 30 de maio, 2013.Se o passado se constitui como contributo decisivo tanto para a construção da identidade profissional dos enfermeiros, como para o desenvolvimento da disciplina de Enfermagem, entendemos a sua disseminação e ensino como formas de valorização e explicitação disciplinar. Estes emergem como verdadeiro desafio na relação entre investigar e ensinar. Consideramos pois pertinente a investigação sobre o ensino da História de Enfermagem em Portugal. Desenvolve-se um estudo em torno desta problemática com os seguintes objetivos: a) mapear a existência e os contornos do ensino da História de Enfermagem em Portugal, enquanto unidade curricular autónoma; b) analisar as tendências epistemológicas do ensino da História de Enfermagem. A recolha de dados foi feita a partir da consulta dos planos de estudo do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), aprovados em Diário da República. Procedemos a análise documental dos planos de estudo e orientações disciplinares relativas a estes, quando disponíveis. Considerou-se para este estudo a categorização para o tipo de instituição, pública (instituição do Estado) e privada (instituição pertencente a entidades particulares, concordatária ou cooperativas).Considerou-se, no caso de instituições com o mesmo plano de estudos em diferentes escolas, um plano. Assim, em fevereiro de 2013, existiam 41 cursos de Licenciatura em Enfermagem, representando 34 planos de estudos. Destes 34, 23,5% [8] apresentam uma unidade curricular de História singularizada e 76,4% [26] não têm a expressão “História” na designação da unidade curricular. Dos planos de estudo que têm unidade curricular designada com “História de Enfermagem”, 62,5% [5] pertencem a instituições públicas e 37,5% [3] a instituições privadas (sendo que um plano se replica em duas escolas da mesma instituição). As designações são: “História de Enfermagem” [3 casos], “História e Epistemologia de Enfermagem” [3 casos], “História e Fundamentos de Enfermagem (I e II)” [1 caso] e “História de Enfermagem e Assistência” [1 caso]. Os Planos de Estudo dos CLE cumprem determinados requisitos, em conformidade com a sua regulamentação. Verificada a Diretiva e a respetiva transposição para a legislação nacional (Lei 9/2009 de 4 de março), a História de Enfermagem não faz parte das matérias obrigatórias de ensino teórico. Trata-se, assim, de uma opção de conceção curricular da instituição de ensino.Abstract: If the past constitutes a major contribution to a nurse’s professional identity as well as to the development of nursing as a discipline, we view its dissemination and teaching as new forms of disciplinary valuation and clarification. They emerge as the true challenge in the relationship between research and teaching and we view research on the teaching of Nursing History in Portugal relevant. This study has the following objectives a) to map the teaching of Nursing History in Portugal, as an autonomous curricular unit; b) examining epistemological trends on teaching Nursing History. Data collection was performed by consulting the curricula of the Nursing Degree (CLE), which was approved by the Education Minister. We conducted documentary analysis of curricula and guidelines for the curricular units, when available. For this study, we considered categorizing by type of institution, public (state institution) and private (institutions belonging to private entities, religious or cooperatives). A plan was considered for institutions with the same study plan in different schools. In February 2013, there were 41 Degree in Nursing, courses, representing 34 study plans. Of these 34, , 23.5% [8] presented nursing history as an autonomous curricular unit, and 76.4% [26] did not have the word “history” in the designation of the curricular unit. Of the study plans that had a designated curricular unit with “História de Enfermagem”, 62,5% [5] belonged to public institutions and 37,5% [3] belonged to private institutions (seeing as one plan replicates itself in two schools belonging to the same institution). The designations are: “History of Nursing” [3 cases], “History and Epistemology of Nursing” [3 cases], “History and Essentials of Nursing (I and II)” [1 case] and “History of Nursing and Care” [1 case]. Study plans for Nursing Degrees meet certain requirements, in accordance to their regulation - verifying the Directive and the transposition into national law (Law 9/2009 of march 4), the History of Nursing is not part of the compulsory subjects of theoretical teaching. It is therefore an option of syllabus design in the educational institution.Repositório ComumGato, Ana PaulaNunes, Lucília2014-11-12T10:31:02Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6995porGato, A.P., Nunes, L.(2013). Desafios da investigação da história da enfermagem: Da sua visibilidade no ensino. Pensar Enfermagem, vol. 17 (2), 26-34.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:00.614488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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