Proposição sobre a formação e a identidade docente em enfemagem 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Philbert, Larissa Angelica da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-22012014-114115/
Resumo: A formação da identidade docente faz parte de um processo que é de construção contínua, de um sujeito historicamente situado, de acordo com seu modo de ser e estar, não é entendida como um dado adquirido ou produto, porque é um percurso que necessita de tempo, estímulo, aprimoramento, ousadia, reflexão, ação, amorosidade e sobretudo, formação e espera-se que esta não esteja restrita a racionalidade técnica e sequer a um espaço de neutralidade. O objetivo desta pesquisa é investigar a compreensão e significados que os estudantes do 1º ao 4º ano do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem têm sobre a formação e a identidade docente do enfermeiro. A abordagem metodológica foi desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho humanista, apropriando-se de um estudo descritivo- exploratório, mediatizada pela pesquisa-ação. Fez-se uso para a coleta de dados um questionário semi-estruturado e um diário de campo, para registrar as observações realizadas no período de participação em disciplinas que abordam a formação da identidade docente, aspectos metodológicos e didáticos e a construção histórica da enfermagem. A análise dos dados foi realizada por categorias, o que possibilitou a articulação das respostas. Os participantes da pesquisa em sua maioria, são do gênero feminino. Segundo os estudantes, o curso de graduação tem contribuído para a formação da identidade docente do enfermeiro através de toda a infraestrutura oferecida, da proposta pedagógica, do projeto curricular e de programas de estágios, além disso, o reconhecimento que a marca da universidade tem um peso perante a sociedade e o mercado de trabalho. O curso é visto como sendo de dupla formação em que se pode atuar como enfermeiro e também como docente na educação básica e em cursos técnicos de enfermagem, aumentando assim, as oportunidades de emprego. Eles identificam o papel terapêutico e educativo do enfermeiro e a sua função social, estrategicamente, tão importante quanto o da comunidade científica. Foi destacado que o curso pode ser melhorado, em relação à tendência pedagógica apresentada, a carga horária das disciplinas e a postura relacional e profissional do corpo docente. Apesar de haver pontos favoráveis e desfavoráveis em relação à docência, é uma profissão que proporciona realização pessoal e aprimoramento constante, mas que necessita de valorização. A pesquisa demonstrou mais convergências do que divergências entre as respostas dos estudantes, isto indica que a instituição de ensino tem conseguido construir gradativamente, numa situação crescente, o perfil profissional do enfermeiro. Depreendemos que esta pesquisa possa dar voz ao corpo discente, sobre suas percepções e significações do seu curso de graduação, em relação à formação da identidade docente do enfermeiro e que contribua e subsidie a equipe gestora a refletir e a dialogar sobre suas propostas administrativas, acadêmicas e formativas
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spelling Proposição sobre a formação e a identidade docente em enfemagem Proposition on training and teacher identity in nursingDegree in nursingDocênciaFormaçãoIdentidadeIdentityLicenciatura em enfermagemTeachingTrainingA formação da identidade docente faz parte de um processo que é de construção contínua, de um sujeito historicamente situado, de acordo com seu modo de ser e estar, não é entendida como um dado adquirido ou produto, porque é um percurso que necessita de tempo, estímulo, aprimoramento, ousadia, reflexão, ação, amorosidade e sobretudo, formação e espera-se que esta não esteja restrita a racionalidade técnica e sequer a um espaço de neutralidade. O objetivo desta pesquisa é investigar a compreensão e significados que os estudantes do 1º ao 4º ano do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem têm sobre a formação e a identidade docente do enfermeiro. A abordagem metodológica foi desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho humanista, apropriando-se de um estudo descritivo- exploratório, mediatizada pela pesquisa-ação. Fez-se uso para a coleta de dados um questionário semi-estruturado e um diário de campo, para registrar as observações realizadas no período de participação em disciplinas que abordam a formação da identidade docente, aspectos metodológicos e didáticos e a construção histórica da enfermagem. A análise dos dados foi realizada por categorias, o que possibilitou a articulação das respostas. Os participantes da pesquisa em sua maioria, são do gênero feminino. Segundo os estudantes, o curso de graduação tem contribuído para a formação da identidade docente do enfermeiro através de toda a infraestrutura oferecida, da proposta pedagógica, do projeto curricular e de programas de estágios, além disso, o reconhecimento que a marca da universidade tem um peso perante a sociedade e o mercado de trabalho. O curso é visto como sendo de dupla formação em que se pode atuar como enfermeiro e também como docente na educação básica e em cursos técnicos de enfermagem, aumentando assim, as oportunidades de emprego. Eles identificam o papel terapêutico e educativo do enfermeiro e a sua função social, estrategicamente, tão importante quanto o da comunidade científica. Foi destacado que o curso pode ser melhorado, em relação à tendência pedagógica apresentada, a carga horária das disciplinas e a postura relacional e profissional do corpo docente. Apesar de haver pontos favoráveis e desfavoráveis em relação à docência, é uma profissão que proporciona realização pessoal e aprimoramento constante, mas que necessita de valorização. A pesquisa demonstrou mais convergências do que divergências entre as respostas dos estudantes, isto indica que a instituição de ensino tem conseguido construir gradativamente, numa situação crescente, o perfil profissional do enfermeiro. Depreendemos que esta pesquisa possa dar voz ao corpo discente, sobre suas percepções e significações do seu curso de graduação, em relação à formação da identidade docente do enfermeiro e que contribua e subsidie a equipe gestora a refletir e a dialogar sobre suas propostas administrativas, acadêmicas e formativasThe teacher´s identity formation is part of a continuous process, a subject that is historically situated according to his/hers way of being and living, who isn´t understood as product or a statistic data, and that is because this is a journey that requires time, stimulus, enhancement, boldness, reflection, attitude, love and above all that, training. We expect that this is not restricted to technical rationality and even a space of neutrality. The objective of this research is to investigate the understanding and meanings that students from 1st to 4th year of the Bachelor Degree in Nursing have on the formation and identity of the nurse teacher. The methodological approach was developed through a qualitative and humanistic appropriating following a descriptive exploratory study methodology mediated by an active research. It was used to collect the data, a semi-structured questionnaire and a diary to record observations in the period of participation in courses that address the formation of teacher´s identity, methodological aspects and didactic and historical construction of nursing. Data analysis was performed by categories, allowing an articulation of answers. Survey participants are mostly female. According to the undergraduate students, the infrastructure offered, the pedagogical, curricular design and internship programs, furthermore, the brand recognition of the university has a weight before society and the labor market they all have contributed to the formation of teacher identity in nursing. The course has been seen as being dual training that can act as a nursing course, as well as teaching in basic education and technical preparation, thus increasing employment opportunities. They identify the therapeutic-educative role and the nurse social function which is strategically as important as the scientific community itself. It was highlighted that the course can be improved in relation to pedagogical trend presented, the amount of teaching time and posture relational and professional group. Although, there are points for and against it, teaching is a profession that provides personal fulfillment and constant improvement, but needs appreciation. The research showed more convergence than divergence between the responses from students, this indicates that the educational institution has managed to build, gradually, on increasing the profile of nurses. We inferred that this research can give a voice to the student´s core about their perceptions and meanings of their undergraduate degree, compare to the formation of nursing teacher´s identity and contributes and subsidizes the management team to reflect and talk about their administrative proposals focus in academic and training aspectsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Sonia Maria VillelaPhilbert, Larissa Angelica da Silva2013-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-22012014-114115/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-22012014-114115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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