Phygital Approaches and Intangible Cultural Heritage as a Tourism Experience Enhancer. Tradition and Innovation for a 21st Century Academic Museum of the University of Coimbra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/102649 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentada à Faculdade de Letras |
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Phygital Approaches and Intangible Cultural Heritage as a Tourism Experience Enhancer. Tradition and Innovation for a 21st Century Academic Museum of the University of CoimbraAbordagens Phygitais e Património Cultural Imaterial como Valorizadores da Experiência Turística. Tradição e Inovação para um Museu Académico Universidade de Coimbra do Século XXITecnologias ImersivasPatrimónio Cultural ImaterialPatrimónio PhygitalExperiência TurísticaMuseu Académico da Universidade de CoimbraImmersive TechnologiesIntangible Cultural HeritagePhygital HeritageTourism ExperienceAcademic Museum of the University of CoimbraDissertação de Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentada à Faculdade de LetrasNas últimas décadas, as viagens e o turismo têm registado intensas modificações. O/A viajante do século XXI procura novas formas de turismo e lazer que satisfaçam as suas necessidades e simultaneamente atendam aos seus desejos. Como tal, os promotores turísticos têm procurado unir pessoas e destinos através da criação de experiências autênticas, participativas e inclusivas. Tal, por sua vez, tem gerado novas oportunidades para as indústrias criativas que ao (co-)criar experiências imersivas, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, vão cruzando ambientes físicos e digitais, originando realidades phygitais. Em verdade, a oferta tradicional, ao investir continuamente em realidades mistas, comporta-se de acordo com um novo paradigma da atualidade. Nesta linha de ideias, esta investigação procura compreender se o património cultural imaterial da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia em combinação com as tecnologias phygitais de informação e comunicação valorizarão a experiência turística. Para tal, partindo da comunidade estudantil procurou-se compreender a importância que a combinação de realidades phygitais com o património cultural imaterial da Universidade de Coimbra, a Identidade UC, o Bem e o Museu Académico da Universidade de Coimbra apresentam na valorização da experiência turística. Adicionalmente, e atendendo que este estudo surge num momento de viragem para um novo Museu Académico, os resultados desta análise revelam-se essenciais para não só conhecer a Academia, mas também contribuir para tomadas de decisão ancoradas em investigação científica. Assim, foi realizado um inquérito online – com recurso ao LimeSurvey – intitulado Tradição e Inovação: O Museu Académico como Espaço de Memória Coletiva, entre 7 de julho e 14 de outubro de 2021, dirigido aos Estudantes de Cursos Conferentes de Grau da Universidade de Coimbra. O resultado da amostra (461 participantes) permitiu elaborar uma investigação exploratória – recorrendo ao programa SPSS, aplicaram-se testes de hipóteses e testes não-paramétricos como o Teste Kolmogorov-Smirnov ou o Teste de Coeficiente de Correlação Spearman's Rho – que oferece uma abordagem introdutória às preferências, valorizações, comportamentos e futuras oportunidades para o Bem como atração turística, o Museu Académico da Universidade de Coimbra, com um renovado enquadramento museológico, e a Universidade de Coimbra, como uma instituição de referência em educação e ciência orientada para o futuro. Os resultados permitiram igualmente apurar a elevada importância que o phygital assume, bem como a relevância que o Museu Académico apresenta não só para a valorização da visita à Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, mas também para a Comunidade UC (estudantes e Alumni) e a Universidade de Coimbra no quadro nacional e internacional. Os resultados permitem igualmente concluir que se 50% dos estudantes da UC nunca experimentaram tecnologias imersivas, então a sua introdução no contexto museológico revela-se essencial quando se pretende garantir o acesso democrático ao conhecimento (diversificado), à experimentação (diferenciada), e a (novas) perspetivas.Por fim, é importante referir que para melhor compreender o Bem Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, no seu enquadramento nacional e internacional, a investigação abrange igualmente o estudo evolutivo-conceptual dos conceitos de património, património cultural (imaterial), Património Mundial e universidades como Património Mundial, através da análise de tratados políticos e processos de candidatura à UNESCO, bem como o enquadramento evolutivo do Museu Académico da Universidade de Coimbra nas suas quatro fases de existência.In the last decades, travel and tourism have changed intensely. 21st Century travelers seek new forms of tourism and leisure that fulfill their needs while simultaneously embracing their desires. To this, operators are now connecting people and destinations with authentic, participative, and inclusive encounters, so much so that tourism and museum management are bursting with new creative industry opportunities. As so, the (co-)creation of immersive experiences resorting to information and communication technologies is now blending environments to what is known as phygital reality. In fact, traditional commodities are resorting to mixed realities that behave according to the novel paradigm that shape today’s state of being. In this line of ideas, this research pondered if the University of Coimbra – Alta and Sofia’s intangible cultural heritage blended into information and communication phygital technologies could enhance the tourism experience. For this purpose and by asserting the student community, we sought to comprehend the importance of combining phygital reality with the intangible cultural heritage of the University of Coimbra, the UC Identity, the World Heritage property, and the Academic Museum as tourist experience enhancer. Additionally, UC Student's contributions will supply decision-makers with valuable information as this study falls under a turn-off moment for the Academic Museum and the University of Coimbra – Alta and Sofia's heritage and tourism investments.Thus, the research conducted an online inquiry – resorting to LimeSurvey – entitled Tradition and Innovation: The Academic Museum as Collective Memory Space, between July 7th and October 14th, 2021, addressed to UC Students of Courses Granting an Academic Degree. The output (461 participants) allowed us to elaborate an exploratory research project – analyzed through the SPSS software applying hypothesis testing and non-parametric tests such as the Kolmogorov-Smirnov Test or the Spearman’s Rho Correlation Coefficient Test – weaving an introductory approach to preferences, values, behaviors, and future opportunities for the asset as a tourist attraction, the Academic Museum of the University of Coimbra as a renewed museological outline, and the University of Coimbra as an institution of reference in education and science directed towards the future. The results also revealed the high importance that phygital assumes, as well as the relevance of the Academic Museum, not only as a University of Coimbra – Alta and Sofia tourist enhancer but as a vital asset for the UC Community (students and Alumni) and the University of Coimbra in the national and international framework. Results also allowed us to conclude that if an average of 50% of UC Students have never experienced immersive technologies, then their introduction to the museum context is essential when wanting to grant democratic access to (diverse) knowledge, (different) experimentation, and (mind-opening) perspectives.All in all, it is crucial to consider that this investigative analysis also comprises the conceptual and evolutional study of heritage, (intangible) cultural heritage, world heritage, and universities as world heritage through political treaties and nomination file processes for a deeper understanding of the University of Coimbra – Alta and Sofia property, as well as the evolutionary framework of the Academic Museum of the University of Coimbra in its four phases of existence.2022-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102649http://hdl.handle.net/10316/102649TID:203073673engTorres, Germana Costeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-05T20:31:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:35.747361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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