Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312002000400003 |
Resumo: | O presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra nacional representativa analisaram-se os comportamentos de bullying nas escolas portuguesas, através de uma adaptação do questionário português «Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar». Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade - os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características dos provocadores, das vítimas e das vítimas provocativas referidas também na literatura existente e apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação e de vitimação. |
id |
RCAP_6a0aec38d18367359ef81164eb34a0dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0870-82312002000400003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar portuguêsBullyingprovocadoresvítimasescolaparesadolescentesO presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra nacional representativa analisaram-se os comportamentos de bullying nas escolas portuguesas, através de uma adaptação do questionário português «Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar». Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade - os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características dos provocadores, das vítimas e das vítimas provocativas referidas também na literatura existente e apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação e de vitimação.ISPA-Instituto Universitário2002-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312002000400003Análise Psicológica v.20 n.4 2002reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312002000400003Carvalhosa,Susana Fonseca deLima,LuísaMatos,Margarida Gaspar deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T16:59:58Zoai:scielo:S0870-82312002000400003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:01.937951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
title |
Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
spellingShingle |
Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português Carvalhosa,Susana Fonseca de Bullying provocadores vítimas escola pares adolescentes |
title_short |
Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
title_full |
Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
title_fullStr |
Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
title_full_unstemmed |
Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
title_sort |
Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
author |
Carvalhosa,Susana Fonseca de |
author_facet |
Carvalhosa,Susana Fonseca de Lima,Luísa Matos,Margarida Gaspar de |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Luísa Matos,Margarida Gaspar de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalhosa,Susana Fonseca de Lima,Luísa Matos,Margarida Gaspar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying provocadores vítimas escola pares adolescentes |
topic |
Bullying provocadores vítimas escola pares adolescentes |
description |
O presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra nacional representativa analisaram-se os comportamentos de bullying nas escolas portuguesas, através de uma adaptação do questionário português «Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar». Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade - os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características dos provocadores, das vítimas e das vítimas provocativas referidas também na literatura existente e apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação e de vitimação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-11-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312002000400003 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312002000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312002000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica v.20 n.4 2002 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137258706567168 |