Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca de Carvalhoa, Susana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima, Luísa, Gaspar de Matos, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.21
Resumo: O presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra nacional representativa analisaram-se os comportamentos de bullying nas escolas portuguesas, através de uma adaptação do questionário português «Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar». Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade – os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características dos provocadores, das vítimas e das vítimas provocativas referidas também na literatura existente e apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação e de vitimação.
id RCAP_c1d630784d255f65f01db9f0635793a1
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/21
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar portuguêsbullying, provocadores;vítimas;escola;pares;adolescentesO presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra nacional representativa analisaram-se os comportamentos de bullying nas escolas portuguesas, através de uma adaptação do questionário português «Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar». Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade – os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características dos provocadores, das vítimas e das vítimas provocativas referidas também na literatura existente e apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação e de vitimação.ISPA - Instituto Universitário2012-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.21https://doi.org/10.14417/ap.21Análise Psicológica; Vol 20, No 4 (2002); 571-585Análise Psicológica; Vol 20, No 4 (2002); 571-5851646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/21http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/21/pdfFonseca de Carvalhoa, SusanaLima, LuísaGaspar de Matos, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:52Zoai:ojs.localhost:article/21Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:53.183604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português
title Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português
spellingShingle Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português
Fonseca de Carvalhoa, Susana
bullying, provocadores;vítimas;escola;pares;adolescentes
title_short Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português
title_full Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português
title_fullStr Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português
title_full_unstemmed Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português
title_sort Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português
author Fonseca de Carvalhoa, Susana
author_facet Fonseca de Carvalhoa, Susana
Lima, Luísa
Gaspar de Matos, Margarida
author_role author
author2 Lima, Luísa
Gaspar de Matos, Margarida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca de Carvalhoa, Susana
Lima, Luísa
Gaspar de Matos, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv bullying, provocadores;vítimas;escola;pares;adolescentes
topic bullying, provocadores;vítimas;escola;pares;adolescentes
description O presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra nacional representativa analisaram-se os comportamentos de bullying nas escolas portuguesas, através de uma adaptação do questionário português «Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar». Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade – os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características dos provocadores, das vítimas e das vítimas provocativas referidas também na literatura existente e apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação e de vitimação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.21
https://doi.org/10.14417/ap.21
url https://doi.org/10.14417/ap.21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/21
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/21/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 20, No 4 (2002); 571-585
Análise Psicológica; Vol 20, No 4 (2002); 571-585
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131596150800384