Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.21 |
Resumo: | O presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra nacional representativa analisaram-se os comportamentos de bullying nas escolas portuguesas, através de uma adaptação do questionário português «Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar». Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade – os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características dos provocadores, das vítimas e das vítimas provocativas referidas também na literatura existente e apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação e de vitimação. |
id |
RCAP_c1d630784d255f65f01db9f0635793a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/21 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar portuguêsbullying, provocadores;vítimas;escola;pares;adolescentesO presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra nacional representativa analisaram-se os comportamentos de bullying nas escolas portuguesas, através de uma adaptação do questionário português «Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar». Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade – os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características dos provocadores, das vítimas e das vítimas provocativas referidas também na literatura existente e apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação e de vitimação.ISPA - Instituto Universitário2012-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.21https://doi.org/10.14417/ap.21Análise Psicológica; Vol 20, No 4 (2002); 571-585Análise Psicológica; Vol 20, No 4 (2002); 571-5851646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/21http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/21/pdfFonseca de Carvalhoa, SusanaLima, LuísaGaspar de Matos, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:52Zoai:ojs.localhost:article/21Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:53.183604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
title |
Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
spellingShingle |
Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português Fonseca de Carvalhoa, Susana bullying, provocadores;vítimas;escola;pares;adolescentes |
title_short |
Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
title_full |
Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
title_fullStr |
Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
title_full_unstemmed |
Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
title_sort |
Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português |
author |
Fonseca de Carvalhoa, Susana |
author_facet |
Fonseca de Carvalhoa, Susana Lima, Luísa Gaspar de Matos, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Luísa Gaspar de Matos, Margarida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca de Carvalhoa, Susana Lima, Luísa Gaspar de Matos, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bullying, provocadores;vítimas;escola;pares;adolescentes |
topic |
bullying, provocadores;vítimas;escola;pares;adolescentes |
description |
O presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra nacional representativa analisaram-se os comportamentos de bullying nas escolas portuguesas, através de uma adaptação do questionário português «Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar». Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade – os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características dos provocadores, das vítimas e das vítimas provocativas referidas também na literatura existente e apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação e de vitimação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.21 https://doi.org/10.14417/ap.21 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/21 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/21/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 20, No 4 (2002); 571-585 Análise Psicológica; Vol 20, No 4 (2002); 571-585 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131596150800384 |