Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/7267 |
Resumo: | As escolas pouco têm alterado desde o século XIX, mas a reflexão sobre novas práticas ocorre constantemente. São urgentes ações que mobilizem modificações que se adaptem aos tempos. Neste artigo refletimos sobre duas áreas que nos parecem fundamentais para pensar a educação holística do individuo: a inclusão e o ensino artístico. Dando exemplos de duas práticas experimentais realizadas em Portugal no ensino secundário (com estudantes dos 15 aos 18 anos) e ensino universitário (estudantes adultos). Práticas colaborativas construídas com os alunos que nos fazem repensar a vida, os objetivos e finalidades da educação. |
id |
RCAP_6a25eb22e436126b4d99bb709d8e24c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7267 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distânciaEducação inclusivaEducação artísticaCegosEducação a distânciaInclusive educationArts educationDistance learningBlindAs escolas pouco têm alterado desde o século XIX, mas a reflexão sobre novas práticas ocorre constantemente. São urgentes ações que mobilizem modificações que se adaptem aos tempos. Neste artigo refletimos sobre duas áreas que nos parecem fundamentais para pensar a educação holística do individuo: a inclusão e o ensino artístico. Dando exemplos de duas práticas experimentais realizadas em Portugal no ensino secundário (com estudantes dos 15 aos 18 anos) e ensino universitário (estudantes adultos). Práticas colaborativas construídas com os alunos que nos fazem repensar a vida, os objetivos e finalidades da educação.Schools have changed little since the nineteenth century, but reflection on new practices is constantly occurring. Actions that mobilize modifications that adapt to the times are urgent. In this article we reflect on two areas that we consider fundamental to think about the holistic education of the individual: the inclusion and the artistic teaching. Giving examples of two experimental practices carried out in Portugal in secondary education (with students from 15 to 18 years old) and university education (adult students). Collaborative practices built with students that make us rethink the life, goals and purposes of education.Tércio CrecienteRepositório AbertoSaldanha, ÂngelaCarvalho, Elizabeth2018-04-16T11:59:41Z2018-01-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7267porSaldanha, Ângela; Carvalho, Elizabeth - Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância. "Tercio Cresciente [Em linha]: Revista de Estudios en Sociedad, Artes y Gestión Cultural". ISSN 2340-9096. Nº 13 (2018), p. 155-1722340-9096https://dx.doi.org/10.17561/rtc.n13 .11info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:25:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:26.482604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância |
title |
Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância |
spellingShingle |
Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância Saldanha, Ângela Educação inclusiva Educação artística Cegos Educação a distância Inclusive education Arts education Distance learning Blind |
title_short |
Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância |
title_full |
Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância |
title_fullStr |
Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância |
title_sort |
Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância |
author |
Saldanha, Ângela |
author_facet |
Saldanha, Ângela Carvalho, Elizabeth |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Elizabeth |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saldanha, Ângela Carvalho, Elizabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Educação artística Cegos Educação a distância Inclusive education Arts education Distance learning Blind |
topic |
Educação inclusiva Educação artística Cegos Educação a distância Inclusive education Arts education Distance learning Blind |
description |
As escolas pouco têm alterado desde o século XIX, mas a reflexão sobre novas práticas ocorre constantemente. São urgentes ações que mobilizem modificações que se adaptem aos tempos. Neste artigo refletimos sobre duas áreas que nos parecem fundamentais para pensar a educação holística do individuo: a inclusão e o ensino artístico. Dando exemplos de duas práticas experimentais realizadas em Portugal no ensino secundário (com estudantes dos 15 aos 18 anos) e ensino universitário (estudantes adultos). Práticas colaborativas construídas com os alunos que nos fazem repensar a vida, os objetivos e finalidades da educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-16T11:59:41Z 2018-01-01 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/7267 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/7267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Saldanha, Ângela; Carvalho, Elizabeth - Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância. "Tercio Cresciente [Em linha]: Revista de Estudios en Sociedad, Artes y Gestión Cultural". ISSN 2340-9096. Nº 13 (2018), p. 155-172 2340-9096 https://dx.doi.org/10.17561/rtc.n13 .11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Tércio Creciente |
publisher.none.fl_str_mv |
Tércio Creciente |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552506543144960 |