Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Ângela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7267
Resumo: As escolas pouco têm alterado desde o século XIX, mas a reflexão sobre novas práticas ocorre constantemente. São urgentes ações que mobilizem modificações que se adaptem aos tempos. Neste artigo refletimos sobre duas áreas que nos parecem fundamentais para pensar a educação holística do individuo: a inclusão e o ensino artístico. Dando exemplos de duas práticas experimentais realizadas em Portugal no ensino secundário (com estudantes dos 15 aos 18 anos) e ensino universitário (estudantes adultos). Práticas colaborativas construídas com os alunos que nos fazem repensar a vida, os objetivos e finalidades da educação.
id RCAP_6a25eb22e436126b4d99bb709d8e24c9
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distânciaEducação inclusivaEducação artísticaCegosEducação a distânciaInclusive educationArts educationDistance learningBlindAs escolas pouco têm alterado desde o século XIX, mas a reflexão sobre novas práticas ocorre constantemente. São urgentes ações que mobilizem modificações que se adaptem aos tempos. Neste artigo refletimos sobre duas áreas que nos parecem fundamentais para pensar a educação holística do individuo: a inclusão e o ensino artístico. Dando exemplos de duas práticas experimentais realizadas em Portugal no ensino secundário (com estudantes dos 15 aos 18 anos) e ensino universitário (estudantes adultos). Práticas colaborativas construídas com os alunos que nos fazem repensar a vida, os objetivos e finalidades da educação.Schools have changed little since the nineteenth century, but reflection on new practices is constantly occurring. Actions that mobilize modifications that adapt to the times are urgent. In this article we reflect on two areas that we consider fundamental to think about the holistic education of the individual: the inclusion and the artistic teaching. Giving examples of two experimental practices carried out in Portugal in secondary education (with students from 15 to 18 years old) and university education (adult students). Collaborative practices built with students that make us rethink the life, goals and purposes of education.Tércio CrecienteRepositório AbertoSaldanha, ÂngelaCarvalho, Elizabeth2018-04-16T11:59:41Z2018-01-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7267porSaldanha, Ângela; Carvalho, Elizabeth - Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância. "Tercio Cresciente [Em linha]: Revista de Estudios en Sociedad, Artes y Gestión Cultural". ISSN 2340-9096. Nº 13 (2018), p. 155-1722340-9096https://dx.doi.org/10.17561/rtc.n13 .11info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:25:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:26.482604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância
title Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância
spellingShingle Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância
Saldanha, Ângela
Educação inclusiva
Educação artística
Cegos
Educação a distância
Inclusive education
Arts education
Distance learning
Blind
title_short Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância
title_full Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância
title_fullStr Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância
title_full_unstemmed Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância
title_sort Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância
author Saldanha, Ângela
author_facet Saldanha, Ângela
Carvalho, Elizabeth
author_role author
author2 Carvalho, Elizabeth
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Ângela
Carvalho, Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação artística
Cegos
Educação a distância
Inclusive education
Arts education
Distance learning
Blind
topic Educação inclusiva
Educação artística
Cegos
Educação a distância
Inclusive education
Arts education
Distance learning
Blind
description As escolas pouco têm alterado desde o século XIX, mas a reflexão sobre novas práticas ocorre constantemente. São urgentes ações que mobilizem modificações que se adaptem aos tempos. Neste artigo refletimos sobre duas áreas que nos parecem fundamentais para pensar a educação holística do individuo: a inclusão e o ensino artístico. Dando exemplos de duas práticas experimentais realizadas em Portugal no ensino secundário (com estudantes dos 15 aos 18 anos) e ensino universitário (estudantes adultos). Práticas colaborativas construídas com os alunos que nos fazem repensar a vida, os objetivos e finalidades da educação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-16T11:59:41Z
2018-01-01
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7267
url http://hdl.handle.net/10400.2/7267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Saldanha, Ângela; Carvalho, Elizabeth - Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância. "Tercio Cresciente [Em linha]: Revista de Estudios en Sociedad, Artes y Gestión Cultural". ISSN 2340-9096. Nº 13 (2018), p. 155-172
2340-9096
https://dx.doi.org/10.17561/rtc.n13 .11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Tércio Creciente
publisher.none.fl_str_mv Tércio Creciente
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552506543144960