Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP], Valle, Tania Gracy do [UNESP], Melchiori, Lígia Ebner [UNESP], Zanata, Eliana Marques [UNESP], Leite, Lucia Pereira [UNESP], Lepre, Rita Melissa [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/912
http://hdl.handle.net/11449/127021
Resumo: This article analyses aspects related to a continuing education course about Inclusive and Special Education in the area of Mental Disabilities offered to 20 (twenty) groups of teachers by the Ministry of Education. The Distance Course was offered in different regions of Brazil with a 180 (a hundred and eighty) hours workload. The research included the profi le of the participants, an evaluation of the course by the participants and the analysis of the dropout causes. The aspects of the course under evaluation received a positive evaluation by most of the participants. The most frequent reason for the dropout rates include participants’ limitations in terms of meeting deadlines, personal reasons and diffi culties in using computers. It was concluded that Distance Education seems to be a relevant tool for the acquisition of knowledge about inclusive practice.
id UNSP_67f86c86facbeefbf61dc9bc827ecf48
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127021
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distânciaProfile and evaluation of participants in distance learning continuing education courses about inclusive practices in educationDistance LearningInclusive EducationContinuing EducationEnsino a DistânciaEducação InclusivaFormação continuadaThis article analyses aspects related to a continuing education course about Inclusive and Special Education in the area of Mental Disabilities offered to 20 (twenty) groups of teachers by the Ministry of Education. The Distance Course was offered in different regions of Brazil with a 180 (a hundred and eighty) hours workload. The research included the profi le of the participants, an evaluation of the course by the participants and the analysis of the dropout causes. The aspects of the course under evaluation received a positive evaluation by most of the participants. The most frequent reason for the dropout rates include participants’ limitations in terms of meeting deadlines, personal reasons and diffi culties in using computers. It was concluded that Distance Education seems to be a relevant tool for the acquisition of knowledge about inclusive practice.Este artigo analisa aspectos relacionados a um curso de formação continuada sobre práticas em Educação Especial e Inclusiva na área de Defi ciência Mental, oferecido a professores de 20 (vinte) turmas inscritas pelo Ministério da Educação, de diferentes regiões do Brasil, com 180 (cento e oitenta) horas de duração, por meio de EaD. A pesquisa envolveu a descrição do perfi l dos cursistas, uma análise da avaliação do curso realizada pelos cursistas e a das causas da evasão ocorrida no curso. Os resultados indicaram que os participantes, na sua maioria, avaliaram o curso positivamente em todos os aspectos solicitados. Os motivos mais frequentes para a evasão referiram-se às limitações dos cursistas, como a difi culdade em cumprir os prazos, motivos pessoais e inabilidade em usar computador. Concluiu-se que a Educação a Distância mostra-se como ferramenta relevante para aquisição de conhecimentos sobre a prática pedagógica inclusiva.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]Valle, Tania Gracy do [UNESP]Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]Zanata, Eliana Marques [UNESP]Leite, Lucia Pereira [UNESP]Lepre, Rita Melissa [UNESP]2015-08-21T17:53:44Z2015-08-21T17:53:44Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article79-89application/pdfhttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/912Práxis Educativa, v. 6, n. 1, p. 79-89, 2011.1809-4031http://hdl.handle.net/11449/12702110.5212/PraxEduc.v.6i1.0007ISSN1809-4031-2011-06-01-79-89.pdf9109045495650654385505344911428201274911710319048149650593877042Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPráxis Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127021Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:24:39.864481Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância
Profile and evaluation of participants in distance learning continuing education courses about inclusive practices in education
title Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância
spellingShingle Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
Distance Learning
Inclusive Education
Continuing Education
Ensino a Distância
Educação Inclusiva
Formação continuada
title_short Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância
title_full Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância
title_fullStr Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância
title_full_unstemmed Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância
title_sort Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância
author Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
author_facet Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
Valle, Tania Gracy do [UNESP]
Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]
Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Lepre, Rita Melissa [UNESP]
author_role author
author2 Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
Valle, Tania Gracy do [UNESP]
Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]
Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Lepre, Rita Melissa [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
Valle, Tania Gracy do [UNESP]
Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]
Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Lepre, Rita Melissa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Distance Learning
Inclusive Education
Continuing Education
Ensino a Distância
Educação Inclusiva
Formação continuada
topic Distance Learning
Inclusive Education
Continuing Education
Ensino a Distância
Educação Inclusiva
Formação continuada
description This article analyses aspects related to a continuing education course about Inclusive and Special Education in the area of Mental Disabilities offered to 20 (twenty) groups of teachers by the Ministry of Education. The Distance Course was offered in different regions of Brazil with a 180 (a hundred and eighty) hours workload. The research included the profi le of the participants, an evaluation of the course by the participants and the analysis of the dropout causes. The aspects of the course under evaluation received a positive evaluation by most of the participants. The most frequent reason for the dropout rates include participants’ limitations in terms of meeting deadlines, personal reasons and diffi culties in using computers. It was concluded that Distance Education seems to be a relevant tool for the acquisition of knowledge about inclusive practice.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-08-21T17:53:44Z
2015-08-21T17:53:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/912
Práxis Educativa, v. 6, n. 1, p. 79-89, 2011.
1809-4031
http://hdl.handle.net/11449/127021
10.5212/PraxEduc.v.6i1.0007
ISSN1809-4031-2011-06-01-79-89.pdf
9109045495650654
3855053449114282
0127491171031904
8149650593877042
url http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/912
http://hdl.handle.net/11449/127021
identifier_str_mv Práxis Educativa, v. 6, n. 1, p. 79-89, 2011.
1809-4031
10.5212/PraxEduc.v.6i1.0007
ISSN1809-4031-2011-06-01-79-89.pdf
9109045495650654
3855053449114282
0127491171031904
8149650593877042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Práxis Educativa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79-89
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128510742495232