Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/912 http://hdl.handle.net/11449/127021 |
Resumo: | This article analyses aspects related to a continuing education course about Inclusive and Special Education in the area of Mental Disabilities offered to 20 (twenty) groups of teachers by the Ministry of Education. The Distance Course was offered in different regions of Brazil with a 180 (a hundred and eighty) hours workload. The research included the profi le of the participants, an evaluation of the course by the participants and the analysis of the dropout causes. The aspects of the course under evaluation received a positive evaluation by most of the participants. The most frequent reason for the dropout rates include participants’ limitations in terms of meeting deadlines, personal reasons and diffi culties in using computers. It was concluded that Distance Education seems to be a relevant tool for the acquisition of knowledge about inclusive practice. |
id |
UNSP_67f86c86facbeefbf61dc9bc827ecf48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127021 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distânciaProfile and evaluation of participants in distance learning continuing education courses about inclusive practices in educationDistance LearningInclusive EducationContinuing EducationEnsino a DistânciaEducação InclusivaFormação continuadaThis article analyses aspects related to a continuing education course about Inclusive and Special Education in the area of Mental Disabilities offered to 20 (twenty) groups of teachers by the Ministry of Education. The Distance Course was offered in different regions of Brazil with a 180 (a hundred and eighty) hours workload. The research included the profi le of the participants, an evaluation of the course by the participants and the analysis of the dropout causes. The aspects of the course under evaluation received a positive evaluation by most of the participants. The most frequent reason for the dropout rates include participants’ limitations in terms of meeting deadlines, personal reasons and diffi culties in using computers. It was concluded that Distance Education seems to be a relevant tool for the acquisition of knowledge about inclusive practice.Este artigo analisa aspectos relacionados a um curso de formação continuada sobre práticas em Educação Especial e Inclusiva na área de Defi ciência Mental, oferecido a professores de 20 (vinte) turmas inscritas pelo Ministério da Educação, de diferentes regiões do Brasil, com 180 (cento e oitenta) horas de duração, por meio de EaD. A pesquisa envolveu a descrição do perfi l dos cursistas, uma análise da avaliação do curso realizada pelos cursistas e a das causas da evasão ocorrida no curso. Os resultados indicaram que os participantes, na sua maioria, avaliaram o curso positivamente em todos os aspectos solicitados. Os motivos mais frequentes para a evasão referiram-se às limitações dos cursistas, como a difi culdade em cumprir os prazos, motivos pessoais e inabilidade em usar computador. Concluiu-se que a Educação a Distância mostra-se como ferramenta relevante para aquisição de conhecimentos sobre a prática pedagógica inclusiva.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]Valle, Tania Gracy do [UNESP]Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]Zanata, Eliana Marques [UNESP]Leite, Lucia Pereira [UNESP]Lepre, Rita Melissa [UNESP]2015-08-21T17:53:44Z2015-08-21T17:53:44Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article79-89application/pdfhttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/912Práxis Educativa, v. 6, n. 1, p. 79-89, 2011.1809-4031http://hdl.handle.net/11449/12702110.5212/PraxEduc.v.6i1.0007ISSN1809-4031-2011-06-01-79-89.pdf9109045495650654385505344911428201274911710319048149650593877042Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPráxis Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127021Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:24:39.864481Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância Profile and evaluation of participants in distance learning continuing education courses about inclusive practices in education |
title |
Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância |
spellingShingle |
Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP] Distance Learning Inclusive Education Continuing Education Ensino a Distância Educação Inclusiva Formação continuada |
title_short |
Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância |
title_full |
Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância |
title_fullStr |
Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância |
title_full_unstemmed |
Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância |
title_sort |
Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância |
author |
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP] |
author_facet |
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP] Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP] Valle, Tania Gracy do [UNESP] Melchiori, Lígia Ebner [UNESP] Zanata, Eliana Marques [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Lepre, Rita Melissa [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP] Valle, Tania Gracy do [UNESP] Melchiori, Lígia Ebner [UNESP] Zanata, Eliana Marques [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Lepre, Rita Melissa [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP] Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP] Valle, Tania Gracy do [UNESP] Melchiori, Lígia Ebner [UNESP] Zanata, Eliana Marques [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Lepre, Rita Melissa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distance Learning Inclusive Education Continuing Education Ensino a Distância Educação Inclusiva Formação continuada |
topic |
Distance Learning Inclusive Education Continuing Education Ensino a Distância Educação Inclusiva Formação continuada |
description |
This article analyses aspects related to a continuing education course about Inclusive and Special Education in the area of Mental Disabilities offered to 20 (twenty) groups of teachers by the Ministry of Education. The Distance Course was offered in different regions of Brazil with a 180 (a hundred and eighty) hours workload. The research included the profi le of the participants, an evaluation of the course by the participants and the analysis of the dropout causes. The aspects of the course under evaluation received a positive evaluation by most of the participants. The most frequent reason for the dropout rates include participants’ limitations in terms of meeting deadlines, personal reasons and diffi culties in using computers. It was concluded that Distance Education seems to be a relevant tool for the acquisition of knowledge about inclusive practice. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-08-21T17:53:44Z 2015-08-21T17:53:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/912 Práxis Educativa, v. 6, n. 1, p. 79-89, 2011. 1809-4031 http://hdl.handle.net/11449/127021 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0007 ISSN1809-4031-2011-06-01-79-89.pdf 9109045495650654 3855053449114282 0127491171031904 8149650593877042 |
url |
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/912 http://hdl.handle.net/11449/127021 |
identifier_str_mv |
Práxis Educativa, v. 6, n. 1, p. 79-89, 2011. 1809-4031 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0007 ISSN1809-4031-2011-06-01-79-89.pdf 9109045495650654 3855053449114282 0127491171031904 8149650593877042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Práxis Educativa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
79-89 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128510742495232 |