Ensino e aprendizagem sobre a natureza da ciência e da tecnologia: contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rufino, Maria do Rosário Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16362
Resumo: Este estudo refere-se ao problema educativo do ensino e aprendizagem da Natureza da Ciência e da Tecnologia, considerada uma componente central da literacia científica, e como tal, integrada nos programas e orientações curriculares. O principal objetivo foi avaliar o efeito da implementação de uma unidade didática na compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia, recorrendo a instrumentos de intervenção educativa do domínio da História das Ciências. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi efetuado com um grupo experimental e um grupo de controlo. Os dados foram obtidos através da aplicação de um pré-teste e de um pós-teste e a partir da análise das respostas dos alunos às questões colocadas. Os resultados obtidos permitiram verificar uma melhoria global das atitudes dos alunos, face à compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia, mostrando que este tipo de intervenção constitui um recurso didático adequado; ABSTRACT: This study refers to the educational problem of teaching and learning the Nature of Science and Technology, considered a central component of Scientific Literacy, and as such integrated on science education guidelines. The main goal of this study was to evaluate the effect of the implementation of a didactic unit to understand the interdependence between science and technology, using tools of education intervention on the domain of the History of Science. The study, quantitative and qualitative, was performed with an experimental group and with a control group. The results were obtained applying a pre-test and a post-test and from an analysis of student’s answers to several questions. The results obtained showed a global improvement of student’s attitudes related to the understanding of the interdependence between science and technology, showing that this type of intervention is an appropriate teaching resource.
id RCAP_6a2b6b1c6828b8b75f158f7b576ae554
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16362
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino e aprendizagem sobre a natureza da ciência e da tecnologia: contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a tecnologiaInterdependência entre a ciência e a tecnologiaNatureza da ciência e da tecnologiaAbordagem CTSHistória das ciênciasInterdependence between science and technologyNature od science and technologySTS approachHistory of scienceEste estudo refere-se ao problema educativo do ensino e aprendizagem da Natureza da Ciência e da Tecnologia, considerada uma componente central da literacia científica, e como tal, integrada nos programas e orientações curriculares. O principal objetivo foi avaliar o efeito da implementação de uma unidade didática na compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia, recorrendo a instrumentos de intervenção educativa do domínio da História das Ciências. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi efetuado com um grupo experimental e um grupo de controlo. Os dados foram obtidos através da aplicação de um pré-teste e de um pós-teste e a partir da análise das respostas dos alunos às questões colocadas. Os resultados obtidos permitiram verificar uma melhoria global das atitudes dos alunos, face à compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia, mostrando que este tipo de intervenção constitui um recurso didático adequado; ABSTRACT: This study refers to the educational problem of teaching and learning the Nature of Science and Technology, considered a central component of Scientific Literacy, and as such integrated on science education guidelines. The main goal of this study was to evaluate the effect of the implementation of a didactic unit to understand the interdependence between science and technology, using tools of education intervention on the domain of the History of Science. The study, quantitative and qualitative, was performed with an experimental group and with a control group. The results were obtained applying a pre-test and a post-test and from an analysis of student’s answers to several questions. The results obtained showed a global improvement of student’s attitudes related to the understanding of the interdependence between science and technology, showing that this type of intervention is an appropriate teaching resource.Universidade de Évora2015-11-25T14:24:45Z2015-11-252013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16362http://hdl.handle.net/10174/16362porDepartamento de Químicateses@bib.uevora.pt305Rufino, Maria do Rosário Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:45.650830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem sobre a natureza da ciência e da tecnologia: contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a tecnologia
title Ensino e aprendizagem sobre a natureza da ciência e da tecnologia: contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a tecnologia
spellingShingle Ensino e aprendizagem sobre a natureza da ciência e da tecnologia: contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a tecnologia
Rufino, Maria do Rosário Martins
Interdependência entre a ciência e a tecnologia
Natureza da ciência e da tecnologia
Abordagem CTS
História das ciências
Interdependence between science and technology
Nature od science and technology
STS approach
History of science
title_short Ensino e aprendizagem sobre a natureza da ciência e da tecnologia: contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a tecnologia
title_full Ensino e aprendizagem sobre a natureza da ciência e da tecnologia: contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a tecnologia
title_fullStr Ensino e aprendizagem sobre a natureza da ciência e da tecnologia: contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a tecnologia
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem sobre a natureza da ciência e da tecnologia: contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a tecnologia
title_sort Ensino e aprendizagem sobre a natureza da ciência e da tecnologia: contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a tecnologia
author Rufino, Maria do Rosário Martins
author_facet Rufino, Maria do Rosário Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rufino, Maria do Rosário Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Interdependência entre a ciência e a tecnologia
Natureza da ciência e da tecnologia
Abordagem CTS
História das ciências
Interdependence between science and technology
Nature od science and technology
STS approach
History of science
topic Interdependência entre a ciência e a tecnologia
Natureza da ciência e da tecnologia
Abordagem CTS
História das ciências
Interdependence between science and technology
Nature od science and technology
STS approach
History of science
description Este estudo refere-se ao problema educativo do ensino e aprendizagem da Natureza da Ciência e da Tecnologia, considerada uma componente central da literacia científica, e como tal, integrada nos programas e orientações curriculares. O principal objetivo foi avaliar o efeito da implementação de uma unidade didática na compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia, recorrendo a instrumentos de intervenção educativa do domínio da História das Ciências. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi efetuado com um grupo experimental e um grupo de controlo. Os dados foram obtidos através da aplicação de um pré-teste e de um pós-teste e a partir da análise das respostas dos alunos às questões colocadas. Os resultados obtidos permitiram verificar uma melhoria global das atitudes dos alunos, face à compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia, mostrando que este tipo de intervenção constitui um recurso didático adequado; ABSTRACT: This study refers to the educational problem of teaching and learning the Nature of Science and Technology, considered a central component of Scientific Literacy, and as such integrated on science education guidelines. The main goal of this study was to evaluate the effect of the implementation of a didactic unit to understand the interdependence between science and technology, using tools of education intervention on the domain of the History of Science. The study, quantitative and qualitative, was performed with an experimental group and with a control group. The results were obtained applying a pre-test and a post-test and from an analysis of student’s answers to several questions. The results obtained showed a global improvement of student’s attitudes related to the understanding of the interdependence between science and technology, showing that this type of intervention is an appropriate teaching resource.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-11-25T14:24:45Z
2015-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16362
http://hdl.handle.net/10174/16362
url http://hdl.handle.net/10174/16362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Química
teses@bib.uevora.pt
305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136570097270784