A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Margarida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Paixão, Fátima, Rufino, Maria do Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22001
Resumo: O estudo apresentado refere-se ao ensino e aprendizagem da Natureza da Ciência e da Tecnologia, enquanto componente fulcral da literacia científica. Nesse contexto assume particular importância a implementação de Sequências Didáticas que abordem de forma explícita a interdependência entre Ciência e Tecnologia. O principal objetivo do estudo apresentado é analisar o contributo de um recurso, integrado numa Sequência Didática dessa natureza para a compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia. O estudo foi efetuado com alunos dos Ensinos Básico e Secundário (14-16 anos) e os dados apresentados foram obtidos a partir da análise qualitativa das respostas às questões colocadas aos alunos, após a leitura e análise de um texto que relata um episódio da História da Química.
id RCAP_695552e6e65b49bfb702b623cc79e2d6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da QuímicaInterdependência entre a Ciência e a TecnologiaNatureza da Ciência e da TecnologiaAbordagem CTSSequência DidáticaHistória da CiênciaO estudo apresentado refere-se ao ensino e aprendizagem da Natureza da Ciência e da Tecnologia, enquanto componente fulcral da literacia científica. Nesse contexto assume particular importância a implementação de Sequências Didáticas que abordem de forma explícita a interdependência entre Ciência e Tecnologia. O principal objetivo do estudo apresentado é analisar o contributo de um recurso, integrado numa Sequência Didática dessa natureza para a compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia. O estudo foi efetuado com alunos dos Ensinos Básico e Secundário (14-16 anos) e os dados apresentados foram obtidos a partir da análise qualitativa das respostas às questões colocadas aos alunos, após a leitura e análise de um texto que relata um episódio da História da Química.Enseñanza de las Ciencias2018-02-02T12:38:47Z2018-02-022017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22001http://hdl.handle.net/10174/22001porFigueiredo, M., Paixão, F. & Rufino, M. R., A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química, Enseñanza de las Ciencias, Número Extra, pp. 3689-3695, 20173689-36952174-6486http://ensciencias.uab.es/ExtraEnseñanza de las CienciasCIEP - Publicações - Artigos em Revistas internacionais com arbitragem cientificamtf@uevora.ptmfpaixao@ipcb.ptrosario.rufino@gmail.comA Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química229Figueiredo, MargaridaPaixão, FátimaRufino, Maria do Rosárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:08.187430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química
title A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química
spellingShingle A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química
Figueiredo, Margarida
Interdependência entre a Ciência e a Tecnologia
Natureza da Ciência e da Tecnologia
Abordagem CTS
Sequência Didática
História da Ciência
title_short A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química
title_full A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química
title_fullStr A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química
title_full_unstemmed A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química
title_sort A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química
author Figueiredo, Margarida
author_facet Figueiredo, Margarida
Paixão, Fátima
Rufino, Maria do Rosário
author_role author
author2 Paixão, Fátima
Rufino, Maria do Rosário
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Margarida
Paixão, Fátima
Rufino, Maria do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Interdependência entre a Ciência e a Tecnologia
Natureza da Ciência e da Tecnologia
Abordagem CTS
Sequência Didática
História da Ciência
topic Interdependência entre a Ciência e a Tecnologia
Natureza da Ciência e da Tecnologia
Abordagem CTS
Sequência Didática
História da Ciência
description O estudo apresentado refere-se ao ensino e aprendizagem da Natureza da Ciência e da Tecnologia, enquanto componente fulcral da literacia científica. Nesse contexto assume particular importância a implementação de Sequências Didáticas que abordem de forma explícita a interdependência entre Ciência e Tecnologia. O principal objetivo do estudo apresentado é analisar o contributo de um recurso, integrado numa Sequência Didática dessa natureza para a compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia. O estudo foi efetuado com alunos dos Ensinos Básico e Secundário (14-16 anos) e os dados apresentados foram obtidos a partir da análise qualitativa das respostas às questões colocadas aos alunos, após a leitura e análise de um texto que relata um episódio da História da Química.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2018-02-02T12:38:47Z
2018-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22001
http://hdl.handle.net/10174/22001
url http://hdl.handle.net/10174/22001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiredo, M., Paixão, F. & Rufino, M. R., A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química, Enseñanza de las Ciencias, Número Extra, pp. 3689-3695, 2017
3689-3695
2174-6486
http://ensciencias.uab.es/
Extra
Enseñanza de las Ciencias
CIEP - Publicações - Artigos em Revistas internacionais com arbitragem cientifica
mtf@uevora.pt
mfpaixao@ipcb.pt
rosario.rufino@gmail.com
A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Enseñanza de las Ciencias
publisher.none.fl_str_mv Enseñanza de las Ciencias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136612749148160