Importância da prática desportiva federada na Rede Social, Qualidade de Vida e Auto-Conceito - Estudo com alunos de educação física como disciplina obrigatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Raúl
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2218
Resumo: Resumo Este trabalho apresenta como principal objectivo a análise da influência da prática de desporto federado no universo relacional e na percepção da qualidade de vida e auto-conceito de jovens em idade escolar e com educação física como disciplina obrigatória. A pesquisa bibliográfica centrou-se na forma como a educação física escolar e o contexto desportivo federado se relacionam com as variáveis em estudo. Este trabalho teve como amostra 62 indivíduos (N=62) com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Avaliação de Redes Sociais Pessoais (IARSP-R), o Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-Bref) e a escala de auto-conceito “Piers-Harris Children´s Self Concept Scale 2” (PHCSCS-2). Dos resultados é de destacar que os alunos com prática federada apresentam redes sociais significativamente superiores aos alunos sem prática desportiva federada e um quadrante das relações comunitárias com mais elementos. Contudo não se verificam diferenças relativamente às características funcionais da rede. No que se refere à qualidade de vida e auto-conceito, os grupos não apresentam diferenças significativas.
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