Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica Marquês de Marialva junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2019/2020 PERCEÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS FEDERADOS E NÃO FEDERADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, João Manuel Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97422
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_846b87542e8d182acd4572117368c1eb
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97422
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica Marquês de Marialva junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2019/2020 PERCEÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS FEDERADOS E NÃO FEDERADOSInternship report developed at the Marquês de Marialva Basic School, with class F of the 8th grade, during the academic year 2019/2020 SATISFACTION SURVEY IN PHYSICAL EDUCATION: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN FEDERATED AND NON FEDERATED STUDENT ATHLETESEstágio PedagógicoEducação FísicaReflexãoDesporto FederadoTeacher TrainingPhysical EducationReflectionFederated SportRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório representa todo o processo desenvolvido durante o Estágio Pedagógico, este é um momento em que as aprendizagens adquiridas ao longo dos anos de formação académica são aplicadas, existindo assim uma transição da teoria à prática bem como uma alteração de função, de aluno para professor, sendo esta, uma aplicação inserida num contexto real de ensino. Representa a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que foi desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, com a turma F do 8º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo de 2019/2020.Tudo o que este documento descreve vai de encontro às experiências vividas ao longo do Estágio Pedagógico, relatando a componente prática realizada diariamente na escola. Apresenta também as decisões, sucessos e fracassos sentidos durante o Estágio Pedagógico descrevendo as fases do planeamento, realização e avaliação desenvolvidas, tendo em vista, o sucesso, a evolução dos alunos e a sua aprendizagem, bem como a nossa participação no meio escolar. A informação mais relevante está dividida em quatro grandes áreas: área 1- atividades de ensino aprendizagem; área 2 – atividades de organização e gestão escolar; área 3 – projeto e parcerias educativas e por fim, a área 4 – atitude ético-profissional.É ainda exposto, o nosso aprofundamento do tema problema, onde é realizado um estudo que tem como principal objetivo verificar se a prática de desporto federado influencia a satisfação dos alunos em relação às aulas de Educação Física.This report represents the entire process developed during the Teacher Training, this is the period when all the learning acquired over the years of academic training is applied, occurring a transition from theory to practice as well as a change of role, from a student to a teacher, being this application inserted in a real teaching context. Representing the conclusion of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, which was developed at the Marquês de Marialva Basic School, with class F of the 8th grade, during the academic year 2019/2020.Everything that this document describes is in line with the experiences lived during the Teacher Training, reporting the practical component performed daily at school. It presents the decisions, the successes, and the failures felt during the Teacher Training describing the planning stages, implementation, and evaluation developed with a view to the success and evolution of students and their learning, as well as our participation in the school environment. The most relevant information divides into four main areas: area 1- teaching and learning activities; area 2 - school organization and management activities; area 3 - educational project and partnerships, and finally, area 4 - ethical-professional attitude. It also states, our deepening study, where is done a study in which the main objective is to verify if the practice of federated sport influences the students' satisfaction with Physical Education classes.2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97422http://hdl.handle.net/10316/97422TID:202891720porCarvalho, João Manuel Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:47:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:28.506381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica Marquês de Marialva junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2019/2020 PERCEÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS FEDERADOS E NÃO FEDERADOS
Internship report developed at the Marquês de Marialva Basic School, with class F of the 8th grade, during the academic year 2019/2020 SATISFACTION SURVEY IN PHYSICAL EDUCATION: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN FEDERATED AND NON FEDERATED STUDENT ATHLETES
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica Marquês de Marialva junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2019/2020 PERCEÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS FEDERADOS E NÃO FEDERADOS
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica Marquês de Marialva junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2019/2020 PERCEÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS FEDERADOS E NÃO FEDERADOS
Carvalho, João Manuel Almeida
Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Desporto Federado
Teacher Training
Physical Education
Reflection
Federated Sport
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica Marquês de Marialva junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2019/2020 PERCEÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS FEDERADOS E NÃO FEDERADOS
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica Marquês de Marialva junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2019/2020 PERCEÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS FEDERADOS E NÃO FEDERADOS
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica Marquês de Marialva junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2019/2020 PERCEÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS FEDERADOS E NÃO FEDERADOS
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica Marquês de Marialva junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2019/2020 PERCEÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS FEDERADOS E NÃO FEDERADOS
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica Marquês de Marialva junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2019/2020 PERCEÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS FEDERADOS E NÃO FEDERADOS
author Carvalho, João Manuel Almeida
author_facet Carvalho, João Manuel Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, João Manuel Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Desporto Federado
Teacher Training
Physical Education
Reflection
Federated Sport
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Desporto Federado
Teacher Training
Physical Education
Reflection
Federated Sport
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97422
http://hdl.handle.net/10316/97422
TID:202891720
url http://hdl.handle.net/10316/97422
identifier_str_mv TID:202891720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051578150912